multi cd

O que é a estratégia multi CD e qual sua importância? Saiba!

O Brasil é um país com dimensões continentais, ainda muito concentrado no modal rodoviário e com infraestrutura logística muito aquém da necessidade. O que fazer então para conseguir tempos de entregas rápidos, mantendo os custos baixos? Deixe-nos apresentar a estratégia multi CD!

Essa é uma estratégia que está ganhando cada vez mais força por trazer muitas vantagens competitivas, principalmente para negócios que exigem alta velocidade de entrega e preços competitivos, como é o caso do e-commerce.

Então, se você quer saber com mais detalhes o que é e qual a importância dessa estratégia, descobrir como funciona e os seus principais benefícios, além de aprender como usar, continue a leitura!

O que é a estratégia multi CD?

Para ajudá-lo a entender, vamos fazer uma analogia bem simples. Imagine que você baixará um arquivo em PDF para o seu computador e existem 2 opções: download direto ou pela rede compartilhada.

No primeiro caso, você fará o download diretamente do servidor localizado nos Estados Unidos. Já a segunda opção disponibiliza vários servidores e seleciona automaticamente a localização mais próxima de você.

Em qual dos casos, você acredita que terá o arquivo mais rápido? Se você estiver no Brasil, certamente no segundo.

Assim é o multi CD. Esse é um termo aplicado quando o lojista dispõe de uma grande variedade de centros de distribuição localizados em pontos estratégicos do país com o objetivo de deixar os produtos mais próximos dos clientes.

Dessa forma, ao realizar um pedido, o cliente vai receber sempre do ponto mais próximo, reduzindo de forma considerável o tempo de entrega.

Para quem essa estratégia é ideal?

A estratégia multi CD só faz sentido se você atua em todo (ou grande parte) do território brasileiro. Isso porque, se a sua operação for concentrada em um ou poucos lugares, o custo para implantação e principalmente de manutenção inviabilizarão o negócio.

Contudo, se você tem um grande volume de vendas em várias regiões, essa pode ser uma estratégia interessante para melhorar o nível de serviço e criar um diferencial competitivo para o negócio.

Como funciona?

O funcionamento é bem simples. A estratégia consiste em descentralizar o seu estoque. Isso pode ser feito com operações próprias, o que na maioria dos casos não é muito aplicável em virtude do investimento, ou ao contar com um especialista para operacionalizar o negócio.

Digamos que a sua localização está em São Paulo, mas, além do Sudeste, você tem um grande volume no Sul e no Nordeste. Nesse caso, você pode continuar abastecendo o Sudeste com a sua própria operação e utilizar um parceiro para atender a região Sul, na cidade de Porto Alegre, por exemplo, e ter outra central na cidade do Recife para atender o Nordeste.

A grande vantagem de atuar com um operador logístico é que os custos são escaláveis, ou seja, você pode começar pequeno e ir aumentando gradativamente. Além disso, eles já possuem know-how e infraestrutura para atuar na localidade.

Qual a importância para o e-commerce?

Não é novidade que a experiência do consumidor, o prazo de entrega e o custo do frete são fatores de extrema importância para a decisão de compra. E, quando falamos de e-commerce, geralmente estamos falando de alcance nacional. Dessa forma, contar com uma estratégia multi CD é essencial para um grande comércio online.

Vale ressaltar que, além de ser importante para reduzir o tempo de entrega, esse tipo de operação também pode ser um diferencial na logística reversa. Isso porque você terá mais pontos próximos para devolução ou trocas.

Quais são as vantagens?

Agora que você já sabe o que é, para quem é, como funciona e a importância, vejamos quais são as vantagens de utilizar essa estratégia em seu e-commerce.

Menor lead time

Lead time nada mais é do que o prazo para entrega. Quanto menor for esse valor, melhor. Muitas empresas ganharam notoriedade mundial porque conseguiram apresentar entregas super-rápidas. É o caso da Amazon, que nos Estados Unidos consegue entregar em algumas horas em determinadas regiões.

Até pouco tempo isso era impensável aqui. No entanto, hoje já vemos empresas que atuam no Brasil conseguindo esse mesmo resultado. Processo alcançado justamente por utilizarem a estratégia multi CD.

Satisfação dos clientes

Quem gosta de esperar? Ainda mais esperar por algo que você já pagou? Se você é como a maioria das pessoas, deseja receber o seu produto imediatamente ou o mais rápido possível. Por isso, contar com esse sistema pode ajudar muito a melhorar a satisfação do seu cliente em relação ao seu negócio, gerando fidelização.

Produtividade

Como o estoque é descentralizado, você conta com diversas equipes distintas trabalhando ao mesmo tempo. Assim, consegue ser mais produtivo. Como na maioria dos casos será utilizado um parceiro com expertise, os custos e o nível de serviço também tendem a ser bons.

Redução de custos com frete

Como você terá centros distribuídos em várias regiões estratégicas do país, sempre estará próximo dos seus clientes. Com isso, o custo de frete, que é um dos maiores custos logísticos, terá uma grande redução.

Como usar a estratégia multi CD?

O primeiro passo para aplicar a estratégia é entender o seu estoque e a sua demanda. Isso exige um levantamento do que você tem “em casa” e do volume de vendas para cada uma das macrorregiões. Esse levantamento possibilitará gerar uma base de dados com informações como:

  • prazo de entrega por região;
  • volume total de pedidos por região;
  • previsão de demanda por produto e por região;
  • quais fornecedores entregam na região;
  • tempo de entrega dos fornecedores e pedido mínimo.

O segundo passo é criar um modelo para gerar informações relevantes com os dados da etapa anterior e, a partir disso, estabelecer uma estratégia operacional. Esse passo envolve identificar fatores como:

  • espaço necessário para operacionalizar o negócio;
  • qual o investimento necessário em estoque;
  • se há disponibilidade de operadores logísticos confiáveis na região;
  • qual o volume necessário para cada produto e em cada local;
  • se o sistema da empresa consegue integrar as operações.

Os passos finais são entrar em contato com todos os fornecedores para entender os custos e os prazos de implantação, contratar e treinar mão de obra qualificada, adquirir os equipamentos necessários e começar o processo.

Neste artigo, você aprendeu o que é, como funciona e qual a importância do multi CD. Descobriu que essa estratégia traz benefícios como redução no lead time e aumento da satisfação dos clientes e da produtividade, além de redução do custo com frete. Além disso, você também viu os passos necessários para colocar em prática.

Gostou do artigo? Então, que tal ajudar um amigo e ainda fazer networking compartilhando este conteúdo nas suas redes sociais? É muito fácil, clique abaixo na imagem da sua rede social preferida, faça o login e clique em enviar.

Este post tem um comentário

  1. Marcio Roberto

    Realmente é uma série e tanto de benefícios mas é uma estratégia que deve ser pensada com todo cuidado.

Deixe um comentário