o que é dropshipping

Afinal, o que é dropshipping? Conheça e saiba como implementar.

O número de entregas em sua empresa diariamente é alto? Principalmente nas lojas virtuais, o envio de produtos costuma ser grande, e, por isso, é importante conhecer modalidades de entrega que possam otimizar essa etapa do seu processo.

Nesse sentido, uma boa estratégia para esses ou qualquer outro tipo de negócio é o dropshipping. Ideal para quem deseja realizar a sua entrega no prazo certo e com a mercadoria em segurança, sem a ocorrência de erros, o método é uma boa alternativa para expandir os seus negócios.

Quer entender melhor o que é dropshipping e como essa modalidade pode ajudar a sua loja a crescer? Então, confira este conteúdo e descubra!

Afinal, o que dropshipping?

A modalidade dropshipping é um tipo de negócio que permite que a loja comercial atue apenas com as vendas, deixando o serviço de entrega a cargo de seus fornecedores. Ou seja, a loja fica responsável apenas por receber os pedidos de seus clientes, para que, logo em seguida, as ordens de serviços sejam encaminhadas para seus parceiros, que cuidarão da separação e do envio da mercadoria.

Esse método pode funcionar tanto em lojas físicas quanto em virtuais, porém é no comércio de full e-commerce que o dropshipping é mais usual. Isso porque o processo de entrega faz parte de praticamente todas as suas vendas e manter um estoque pode custar caro para os seus proprietários.

Como funciona o dropshipping?

Nas lojas virtuais, o dropshipping funciona em três passos:

  1. o cliente realiza sua compra pela internet;
  2. a loja de full e-commerce entra em contato com seu fornecedor;
  3. o fornecedor encaminha o produto para o cliente final.

No final, a empresa virtual lucra com a diferença entre o preço cobrado pela venda de seu produto ao cliente final e o valor tarifado pelo fornecedor para a realização de seu serviço.

Quais são suas vantagens?

A técnica dropshipping pode proporcionar diversas vantagens ao lojista. Dentre as quais podemos destacar:

Facilidade no gerenciamento

Com menos etapas no processo de venda, fica mais fácil gerenciar o negócio. Além disso, sem ter que trabalhar com estoque físico, há também a economia com custos operacionais. Some esses dois pontos à ausência de etapas como armazenagem, picking, expedição e entrega — nesse caso, tudo passa a ser responsabilidade do fornecedor.

O resultado? O lojista tem mais tempo para se dedicar aos processos de gerenciamento, gastos com pessoal, seguro, inventário etc.

Não precisa de estoque

Os custos com estoque costumam necessitar de um bom investimento, e com o dropshipping o lojista não precisa se preocupar com isso. Isso é uma grande vantagem, já que não será necessário destinar recursos com espaço físico e armazenagem de produtos, sem contar o trabalho necessário para manter esse setor na empresa. Assim, é como se o proprietário devesse se preocupar apenas com o catálogo de seus produtos.

Baixo investimento

Além de não ter que investir em estoque, o que acarreta em uma série de economias, o empresário não precisará de dinheiro para comprar mercadorias antecipadamente. Nesse cenário, o fluxo se dará da seguinte forma: o cliente solicitará produtos via internet. Você, por sua vez, fará a encomenda para seu fornecedor à medida que as vendas serão concretizadas via web. Um benefício e tanto!

Maior diversidade de produtos

Sem preocupações em manter estoque físico, o lojista poderá oferecer aos seus clientes uma maior diversidade de produtos. Por exemplo, se sua loja é de roupas, será possível ampliar a atuação e abranger diferentes públicos, tais quais masculino, feminine e infantil. Além disso, um mesmo tipo de vestuário poderá ofertar em diversas cores e tamanhos também. Isso tudo contribui para que você conquiste um público maior, já que terá opções pra todos os gostos.

Como implementar essa modalidade em seu negócio?

Agora você já conhece as vantagens do dropshipping. Mas como implementá-lo ao negócio? Listamos dicas importantes abaixo. Leia!

Defina os produtos

É essencial pensar em quais tipos de produtos deseja trabalhar antes de iniciar o seu negócio com dropshipping. Lembre que, ao usar essa modalidade, será possível ousar com a variedade de produtos, o que proporciona chances de trabalhar melhor com a sazonalidade. Por exemplo, no caso da loja de roupas, poderá trabalhar com um tipo para o verão, outono e inverno. Isso permite que a empresa esteja em sempre em alta.

Encontre nichos e oportunidades de mercado

Trabalhar para um público específico pode ser uma boa oportunidade para seu negócio. Isso pode torná-lo um especialista em oferecer aquilo o que pessoas de um determinado grupo necessita.

Afinal, acertar o que potenciais clientes precisam pode tornar sua loja cada vez mais atrativa — aqueles que um dia procuraram por você retornarão, além de fazerem indicações! Portanto, analise bem esses nichos e oportunidades.

Selecione os fornecedores

Depois de escolhido o tipo de produto a trabalhar e o público-alvo a atingir, é hora de selecionar fornecedores. Para tanto, entre em contato com os fabricantes dos produtos e peça referências. Encontre aquela que possa ser realmente ser sua parceira nessa modalidade de negócio.

Nesse sentido, dê preferência para empresas que atendam a região que pretende alcançar. Além disso, tenha em mãos uma lista de empresas confiáveis para que nunca fique sem fornecimento.

Organize a logística

A logística de uma loja virtual é um fator crítico. Para garantir eficiência na entrega dos produtos de acordo com o prometido, planejamento é necessário. Mesmo que seu fornecedor seja o responsável por essa etapa, acompanhe de perto as movimentações dos pedidos. Afinal, após a compra, sua loja deve cuidar do pós venda. Nesse contexto, lembre de sempre acompanhar as atualizações do estoque do fornecedor e monitore a entrega dos produtos em tempo real.

Agora você já entende sobre o que é dropshipping, uma modalidade que pode alavancar seus negócios. Ao conhecer bem a técnica e encontrar parceiros que possam realmente ajudar você a gerir processos logísticos, não tenha dúvidas de que a sua implementação será um sucesso.

Gostou desta publicação? Quer continuar sempre bem informado sobre esse assunto? Então assine nossa newsletter para receber todas as suas atualizações direto na caixa de entrada do seu e-mail!

Deixe um comentário