o que é fefo

Entenda o que é FEFO e sua diferença para o FIFO

Muitas questões estão relacionadas ao controle de estoque no dia a dia e, portanto, exigem atenção por parte dos profissionais de logística para não se cometer falhas e, assim, não se colocar em risco as ações da área. E um dos pontos é a organização dos armazéns.

Uma simples questão de ordem dos itens pode estar envolvida, por exemplo, com avarias e perdas de mercadorias, atrasos, tempo perdido com processos de picking, entre outros pontos.

Um dos pontos que você precisa saber sobre essas questões é o que é FEFO, uma das formas de organização de entrada e saída de itens dos galpões. Preparamos um conteúdo com todas as informações sobre o tema. Boa leitura!

O que é FEFO?

FEFO é a sigla para First Expire, First Out (“primeiro a vencer, primeiro a sair”). Para entender como isso funciona na prática, vamos pensar em como os itens chegam aos armazéns, principalmente na organização em prateleiras.

Ao pensar nesse tipo de questão, é preciso definir o que estará em primeiro lugar para ser coletado pelos profissionais de logística, facilitando os processos. Por isso, é importante conseguir definir uma forma de organizar para facilitar a retirada no dia a dia.

No FEFO, os itens que possuem prazo de validade mais apertado são os primeiros a serem liberados para o cliente. Mas como isso funciona na prática?

Como funciona o FEFO?

Nesse caso, toda a cadeia produtiva é impactada pelo modelo FEFO. A escolha dos insumos para produção envolve, por exemplo, o uso dos produtos mais antigos do estoque. Ou seja, devem ser armazenadas no espaço as matérias-primas de forma que elas fiquem posicionadas na ponta das prateleiras. E vale, também, para a organização do armazém com os itens já produzidos, para serem separados para o cliente final.

É um modelo altamente vantajoso, por exemplo, para empresas que trabalham com itens perecíveis. Com isso, evita-se perdas

Quais são as diferenças entre o FEFO e o FIFO?

Você pode ficar em dúvida pelo fato de já ter visto uma sigla muito parecida com essa antes. Sim, provavelmente você está se referindo ao FIFO (First In, First Out ou, em português, “primeiro a entrar, primeiro a sair”).

Nesse caso, o primeiro item que entra no estoque é o primeiro a sair, não importando se ele possui um prazo de validade mais longo ou mais apertado. Ou seja, aqueles que estão há mais tempo no estoque são despachados primeiro, enquanto os mais recentes são os últimos a sair.

Diferentemente do FEFO, cuja aplicação é mais recomendada para itens perecíveis, o FIFO pode ser aplicado nos mais diferentes tipos de mercadorias, entre eles os não perecíveis, congelados ou até aqueles que não tenham, de fato, uma data de validade específica.

No FEFO, mesmo que um item tenha acabado de ser produzido, se ele tiver um prazo de validade mais próximo, deverá ser o primeiro a sair. E isso, obviamente, exige um acompanhamento diferenciado em comparação com o modelo FIFO (que, também, é mais aplicado em itens de giro de estoque médio, enquanto o FEFO tende a ser aplicado em mercadorias de alto giro).

Quais são os benefícios de conhecer e aplicar os métodos de organização de armazéns para a logística?

Em primeiro lugar, podemos listar as vantagens específicas de saber o que é FEFO e sua aplicação nas empresas. São elas:

  • ter um maior controle dos prazos de validade dos itens da sua empresa;
  • evitar necessidade de realizar queimas de estoque devido à proximidade de validade de alguns itens;
  • minimizar riscos de um item próximo à validade ser enviado equivocadamente e prejudicar a imagem do seu negócio;
  • facilitar a identificação dos itens no dia a dia;
  • evitar perdas por produtos que tenham vencido e estavam estocados em seu armazém.

Além disso, é importante também conhecer os diferentes métodos de organização de armazéns e ter uma gestão de estoque mais eficiente (e que não se limita ao FEFO e FIFO – mas falaremos ainda sobre isso). Vejamos os principais benefícios desse acompanhamento e de decisões bem acertadas, a seguir!

Reduzir perdas

Independentemente do modelo adotado, é fundamental identificar o melhor modelo para o gerenciamento do seu estoque, justamente para reduzir perdas existentes no espaço. Isso porque uma escolha inadequada pode gerar, por exemplo, descontrole de prazos de validade. Assim, diversas mercadorias podem ser inutilizadas ao longo do tempo.

Além disso, quando é preciso manipular demais os itens no estoque, podem ocorrer perdas e avarias desnecessárias. E isso gera prejuízos para seu negócio. Com a definição adequada do modelo, você consegue até mesmo instalar os equipamentos necessários para implementar o modelo escolhido (por exemplo, uso de roldanas para os modelos FIFO).

Agilizar entrada e saída de itens

Quanto tempo os seus colaboradores gastam, hoje, para armazenar ou retirar itens dos galpões? Muitas vezes, a demora para separação de cada item, devido a equívocos no modelo de organização definido, pode trazer um desperdício de tempo que, no final de um dia produtivo, faz diferença na sua rotina de trabalho.

Por isso, é muito importante definir o modelo adequado para os diferentes itens que você comercializa. Pode ser necessário optar por padrões híbridos (por exemplo, a adoção do FIFO em algumas mercadorias e FEFO em outras). Estude a situação do seu negócio e tome a melhor decisão.

Minimizar erros no picking

A falta de organização no armazém pode fazer com que um item seja enviado de forma equivocada para um cliente e, com isso, prejudique a experiência dele.

Como falamos, não temos apenas o FEFO e o FIFO, mas também temos outros modelos. Vamos a um breve resumo sobre os principais métodos de armazenamento!

  • FEFO: o primeiro item que vai vencer está posicionado para sair mais rapidamente do estoque;
  • FIFO: o item produzido primeiro está posicionado para ser o primeiro a sair do estoque;
  • LIFO: sigla para Last in, First Out (“último a entrar, primeiro a sair”, em português), em que o item mais recente produzido é o primeiro a sair do estoque.

Agora que você sabe o que é FEFO e suas diferenças para o FIFO, é importante conhecer outro termo que também é bastante utilizado quando pensamos na questão de organização do espaço: o flow rack. Leia nosso artigo sobre o tema e tire suas dúvidas.

Deixe um comentário