o que é lead time

Você sabe o que é lead time? Descubra a sua importância!

Um ditado popular muito falado, “tempo é dinheiro” sempre fez sentido para a saúde financeira das empresas de logística, pois o tempo poderá ser um grande aliado na redução dos custos, ajudando a trazer muitos outros benefícios.

A importância de contar com bons indicadores para a análise dos gestores faz toda a diferença para compreender a importância na redução do lead time operacional, para a melhoria dos processos e o aumento da competitividade.

Mas, afinal, o que é lead time? Continue a leitura para saber mais sobre o tema!

O que é lead time?

Para o melhor entendimento do que é lead time, é necessário saber que, pela tradução livre do termo, significa o tempo levado para conduzir todo o processo operacional que envolve o ciclo de produção. Ou seja, significa qual será o tempo total que os clientes aguardarão para todo o ciclo até a entrega.

Antes de continuarmos com o assunto, vale a pena ressaltar que esse “tempo de espera” é bem diferente para o cliente e para a empresa, pois o consumidor cria muitas expectativas no momento da compra e deseja que a sua necessidade seja atendida o quanto antes.

Porém, para cada etapa do ciclo de produção, existe um tempo diferente para ser executada. Conforme a conclusão de cada uma delas é que poderá fazer a mensuração do prazo final executado.

Para o cliente, a visão total é parcial, desde o pedido feito até a chegada do produto. Já para a empresa, a visão é detalhista em todas as etapas operacionais, que completarão o ciclo produtivo.

A definição do tempo vem da Engenharia de Produção, que envolve esse tempo medido para ser gasto pelo sistema de produção da empresa, na transformação da matéria-prima em produto acabado.

O ciclo operacional pertinente para saber o que é o lead time em si segue as seguintes etapas:

  • cliente faz o pedido;
  • entrada do pedido na empresa;
  • pedido processado pelo departamento responsável;
  • montagem do solicitado pelo cliente;
  • entrega do pedido demandado;
  • pedido chegando ao cliente.

Qual é a importância do lead time para a logística?

É muito importante para as empresas de logística que mantenham um bom planejamento operacional no momento da execução do ciclo produtivo, controlando o tempo gasto de ponta a ponta.

Dessa forma, obter-se-á muitas vantagens em seu processo operacional sendo melhor organizado:

  • redução dos custos;
  • gerenciamento eficaz;
  • cálculos exatos;
  • satisfação dos clientes;
  • destaque no nicho de mercado atuante.

Reduzindo o lead time, a qualidade dos produtos não será prejudicada, os processos operacionais podem ser melhorados, e a imagem da empresa fixa na mente dos clientes que se tornam cada vez mais fiéis.

Assim, a importância do lead time para a logística é tornar-se um forte aliado aos gestores no momento da tomada de decisão e aos clientes, agregando valor, pois ajustará os fatores que determinam o sucesso empresarial. Passa-se a adotar processos mais enxutos e melhorar pontos importantes perante aos concorrentes.

Como calcular o lead time na logística?

Não basta que o gestor saiba o que é o lead time, empregando as dicas na sua empresa de forma assertiva para otimizar o tempo do ciclo de produção. Um dos desafios da logística operacional é saber como fazer o cálculo para alcançar o tempo ideal na produção, reduzindo o lead time operacional.

Para fazer o cálculo do lead time ideal, é necessário seguir alguns passos essenciais, como:

  • lista de insumos;
  • tempo da aquisição dos insumos;
  • seleção dos itens;
  • definição dos prazos de produção;
  • tempo de espera das etapas de produção.

Lista de insumos

É fundamental fazer a relação dos insumos necessários para a produção específica de um produto, incluindo todo o material que será utilizado (matéria-prima, mão de obra, produto semiacabado).

Tempo de aquisição dos insumos

Na sequência, é necessário mensurar o tempo gasto para adquirir cada item da lista feita antes, assim como o tempo no deslocamento para a chegada de todos na empresa. Verifique se o fornecedor trabalha apenas nos dias úteis, para contar também os dias que não são trabalhados como uma margem de segurança.

Seleção dos itens

Nessa etapa, a dedicação da análise está voltada para os prazos de aquisição e de recebimento dos insumos. Assim que os itens chegam, considera-se o prazo para inventariar as mercadorias, conferindo de forma organizada e evitando erros de informação.

Definição do prazo de produção

Na sequência, é bom que se faça o registro do tempo necessário para que o produto fique pronto, finalizado na produção até a sua entrega. É indicado considerar os finais de semana, uma eventual manutenção de máquinas e uma previsão possível de atrasos.

Tempo de espera das etapas de produção

Nessa última etapa do cálculo, é necessário considerar o tempo para a chegada dos insumos, tendo uma maior noção para o cumprimento do prazo de entrega. Sem se esquecer de acrescentar nesta finalização o tempo para embalar o produto, da distribuição porcross-dockinge o transporte para envio até o consumidor.

O que fazer para diminuir o tempo de espera?

Para que o aumento da eficiência na prestação dos serviços de entrega fidelize o cliente final, precisa da associação a uma boa gestão da cadeia de suprimentos, além do uso da tecnologia de ponta por meio da logística 4.0, somada a um planejamento estratégico.

Estudando os processos pelos quais o produto passará, todos os envolvidos na operação da linha de produção e da gestão poderão, juntos, otimizar o tempo de espera, por meio de alguns pontos:

  • tempo de recebimento da matéria-prima;
  • tempo de produção;
  • tempo de espera;
  • defeitos na produção;
  • falha de informação;
  • tempo de transporte.

Quais são as vantagens de reduzir o lead time na logística?

Para que o gestor não corra o risco de seus prazos de entrega atrasarem, ou de ficar sem produtos para vender, devido a alguma falha na medição do lead time, sempre é muito importante definir um planejamento da melhoria dos processos operacionais.

Dessa forma, com a análise de cada etapa, avaliando os pontos fortes e fracos de cada uma, a empresa se destaca diante da concorrência, aumentando a competitividade no nicho, além de oferecer uma melhor experiência ao cliente final.

Neste texto, vimos que não basta saber o que é lead time, mas efetuar o seu cálculo em todas as etapas da produção, com margens de segurança. Os clientes consideram apenas o tempo de pedido e de entrega, sem todas as peculiaridades vistas pelas empresas.

Quer saber mais sobre logística? Siga-nos nas redes sociais e consuma conteúdo de qualidade.

Deixe um comentário