o que é lifo

Afinal, o que é LIFO e quais suas vantagens? Confira!

A logística operacional das empresas é primordial para o alcance do sucesso na gestão dos processos. No entanto, a gestão de estoque deve funcionar de forma adequada, alinhando os fornecedores, os clientes e os setores internos, como compras, vendas e marketing.

Nesse cenário, o gestor que pretende melhorar a armazenagem de produtos, obtendo melhores resultados, deve ter conhecimento do método LIFO para a reformulação ideal do seu estoque.

Ficou interessado (a) em saber mais sobre o assunto? Então, leia o texto até o final e se surpreenda! Aqui, contextualizaremos o que é LIFO, destacando as suas principais vantagens e suas características de armazenagem logística, além de abordar as melhores dicas para ajudar você a realizar o armazenamento adequado de seus itens. Boa leitura.

O que é LIFO e para que serve?

Esse sistema de armazenagem, derivado do inglês, está associado à expressão Last in, First out. Ou seja, significa a movimentação do produto que determinará que o último item que entra no estoque será o primeiro a sair.

Esse método é recomendado para o produto que mantém seu prazo de validade longo ou que não estraga com facilidade, como é o caso dos grãos.

Mesmo sendo uma metodologia indicada para produtos com os quais os gestores podem se preocupar menos, é bom que a equipe responsável pelo setor fiquem atentos ao controle nesse intervalo de tempo. Assim, é possível garantir que os produtos não ficarão impróprios para o consumo.

Método LIFO: como funciona e quais são as suas características?

Quando o gestor de armazenamento dos produtos com prazos de validade mais extensos necessitar de maior organização no estoque, precisará ter bem marcado em seu pensamento o que é LIFO. Além disso, deve utilizar de forma correta esse sistema de armazenagem, para o bom aproveitamento de todas as suas características.

Bem, após a conceituação do método LIFO, fica bem clara a sua importância dependendo do tipo de produto que será estocado na empresa. O LIFO é uma boa prática, por exemplo, para as empresas que estocam alimentos não perecíveis e de longa duração, como já citamos.

Esse tipo de sistema será sempre escolhido pelo gestor para conduzir o processo de armazenagem das mercadorias no estoque quando se deseja que elas tenham menor movimentação, evitando assim o risco de avarias do produto e direcionando melhor a organização para os lugares específicos do estoque.

Certamente, fica claro que esse modelo de armazenagem garante a rotatividade de produtos mais resistentes, mantendo a qualidade dos alimentos sem comprometer o consumo desses itens.

Com esse método, as empresas com estoque de mercadorias mais antigas e com o prazo de validade maior possibilitam a saída rápida de produtos que foram comprados anteriormente, evitando o vencimento deles ou o descarte pela perda na qualidade.

Esse fluxo de armazenagem variável sempre estará relacionado com o desempenho do mercado. Além disso, o processo deve ser acompanhado pelo setor de vendas, garantindo que os produtos mais antigos sejam vendidos no período adequado.

Quais são as vantagens do sistema de armazenagem LIFO?

O gerenciamento do sistema de armazenagem LIFO colabora com os gestores de estoque, regulando o almoxarifado das empresas, auxiliando nos momentos de armazenagem dos produtos, a fim de que ela seja feita da melhor forma possível, e propiciando uma logística mais eficaz.

Durante os processos de estocagem, de manuseio e de transporte de cargas são necessários cuidados específicos para que o planejamento siga o seu fluxo constante.

Sendo assim, o sistema de armazenagem LIFO tem um papel importante, que vai assegurar a qualidade e a integridade dos produtos mais resistentes, cooperando com o gestor de armazém com ferramentas eficientes que ajudam na devida tomada de decisão e direcionam a segurança alimentar exigida pelo consumidor final.

Os produtos compatíveis com a metodologia serão organizados com maior rapidez e em um espaço mais otimizado na estrutura física, acarretando um menor prazo de entrega aos clientes.

Diante de todas essas vantagens que o LIFO oferece aos procedimentos logísticos, há uma entrega ao cliente sem avarias no produto, com a validade em dia e o respeito ao prazo combinado. Isso torna a experiência de compra com a empresa positiva, ampliando a reputação da marca. Assim, o cliente se tornará um comprador fidelizado e ainda poderá indicar o negócio

No LIFO, o controle da rotatividade dos produtos é menos apurado, mas não menos importante. Não ter um controle tão rígido tende a trazer maior simplicidade e flexibilidade, dando, assim, menos trabalho para o gestor.

Nessa sistemática, é possível também minimizar ou até mesmo evitar a variação do valor de estoque, bem como a perda da margem de lucro do produto, operando em estoque variado e com grandes quantidades, com um giro mais veloz.

É por esse motivo que os últimos produtos que entram são os primeiros que saem, com seus preços sempre atualizados e acompanhando a flutuação do mercado atuante.

Como analisar o método LIFO e quando aplicá-lo no seu negócio?

Antes da aplicação do sistema de armazenagem mencionado neste texto, é sempre bom avaliar com cuidado a sua decisão, levando em conta o impacto positivo nos custos logísticos conforme a especificidade do produto que será armazenado e controlado.

Alguns fatores importantes devem ser considerados para a implementação da metodologia LIFO. São eles:

  • tipos de produtos estocados;
  • redução da quantidade de produtos danificados no estoque;
  • cálculo do valor dos produtos estocados;
  • cumprimento do prazo de entrega acordado com o cliente final.

Vimos neste texto que uma boa gestão de estoque é um processo operacional que garantirá o planejamento, a execução e o controle dos produtos estocados. Ou seja, ela é vista como o conjunto de atividades necessárias para manter o equilíbrio do nível dos produtos armazenados e que são demandados pelo mercado em que sua empresa atua.

Sabendo o que é LIFO, o gestor de estoque entenderá como cuidar melhor da sua operação de armazenamento, considerando o tipo de produto, mantendo seus clientes sempre abastecidos e garantindo também as oportunidades estratégicas.

Este conteúdo fez sentido para você? Comece agora mesmo a nos seguir em nossas redes sociais e aprenda mais sobre logística com os nossos conteúdos. Estamos no LinkedIn, Facebook e Instagram.

Deixe um comentário