óleo e gás

Logística de óleo e gás: saiba como funciona esse processo!

A logística de óleo e gás costuma ser bastante complexa pelos desafios que envolvem a realização do trabalho até entregar o produto ao mercado. São várias etapas que exigem soluções eficientes e um planejamento criado com um olhar estratégico. Tudo de acordo com as particularidades do setor, responsáveis por tirar o profissional do lugar-comum.

O grande segredo está em ter a consciência de que esses obstáculos precisam ser superados ao aplicar técnicas capazes de transformar uma operação simples em algo de alta performance. Isso sem deixar de lado os procedimentos aplicados na cadeia de suprimentos, pois os conceitos estão diretamente ligados em diferentes vertentes.

Quer saber mais? Vamos mostrar como funciona o processo de logística de óleo e gás em meio a uma série de desafios. Acompanhe!

Qual a relação entre o setor de logística e a cadeia de suprimentos?

Para fazer um trabalho de sucesso, o mais importante é conhecer o processo de logística do cliente de maneira completa. Isso interfere diretamente na segurança das operações e ajuda a solucionar problemas com bastante eficiência. Normalmente, a função do gestor aqui envolve a redução de custos, sem deixar de lado a qualidade do serviço oferecido.

As estratégias elaboradas devem entregar o produto ao cliente dentro do prazo estipulado e no menor preço possível, com soluções personalizadas que pensem nos desafios que cada setor enfrenta. Dentro da cadeia de suprimentos, entram a gestão de matéria-prima, a produção, o armazenamento em estoque, a organização, os fornecedores, o transporte e outros detalhes.

Além disso, vale reforçar que normalmente os conceitos de logística e cadeia de suprimentos acabam se confundindo no dia a dia. O motivo é que os dois conjuntos de atividades estão completamente conectados e são dependentes um do outro. Dessa forma, a cadeia de suprimentos na logística gira em torno de operações mais específicas, como armazenagem, transporte, logística reversa e execução, abrangendo o gerenciamento das mercadorias até que elas alcancem o mercado.

Como funciona a cadeia de suprimentos de óleo e gás?

A cadeia de suprimentos do óleo e gás tem diversas particularidades no seu processo de operação. Tudo envolve as atividades logísticas relacionadas com um bom trabalho no planejamento, transportes, refinamento, distribuição e comercialização.

Aqui no Brasil, as etapas costumam ser bastante complexas e são compostas por várias refinarias. Há o compromisso de um sistema de transporte abrangente que engloba modais marítimos, terminais e dutos. Existe também uma boa variedade de atuações no mercado. Entre as principais estão a venda, produção, importação e exportação de petróleo.

No sistema relacionado com o mercado consumidor, existe uma grande demanda que envolve a qualidade do produto, suas características específicas e os volumes. Em relação aos outros setores, é importante citar que a cadeia de suprimentos de óleo e gás recebe um número alto de investimentos tecnológicos de maneira geral, por conta de várias questões desafiadoras.

Fases da indústria do petróleo e do gás

Esse tipo de composto químico pode ser encontrado tanto no mar quanto em meios de exploração originados na terra. Dois termos são muito difundidos na rotina de realização dos serviços. São eles: offshore, que se refere ao petróleo extraído do mar, e onshore, que é o petróleo retirado da terra. Dentro do contexto de logística do petróleo, existem os conceitos de upstream e downstream.

O primeiro está diretamente ligado à exploração, desenvolvimento e produção. Durante a fase de exploração, os profissionais avaliam os dados exploratórios. No desenvolvimento, que acontece em seguida, os equipamentos e as outras tecnologias relacionadas são instalados na hora de fazer as perfurações no solo. Além disso, é preciso extrair, tratar e fazer o escoamento de óleo e de gás.

Conceitos

Em meio à produção, são retirados dos poços diferentes tipos de fluídos, entre gás, óleo e água, que depois precisam ser separados, apurados e armazenados corretamente. No offshore, é feito o trabalho com toda a estrutura exigida, em plataformas que podem ser fixas ou flutuantes. Após a exploração e o processamento do óleo, ele é estocado e passa por um processo de transferência por meio de navios.

No solo terrestre, o petróleo segue por dutos até as refinarias. Já o downstream cuida especialmente do refinamento e da comercialização do produto. Aqui, no estágio de refino, o óleo precisa passar por tratamentos para que fique livre de impurezas e atenda as exigências o mercado. O produto final fica armazenado em terminais que são usados para fazer abastecimentos no mercado.

O que deve ser levado em consideração na logística de óleo e gás?

Um das tarefas do gestor logístico é compreender que a base de todo o processo na indústria do óleo e do gás é similar à de outras áreas. Sendo assim, as etapas precisam ser realizadas de maneira muito cuidadosa, com particularidades no que se refere à gestão de estoque, capacidade de armazenamento e à escolha do modal adequado no momento de começar a distribuição.

Um dos principais desafios da logística de óleo e gás é lidar com as oscilações dos preços pelos quais o produto é vendido. Como resultado, as empresas envolvidas em todos os processos logísticos e da cadeia de suprimentos precisam trabalhar com foco em se adaptar aos diferentes cenários. Para isso, torna-se necessário investir em inovações, tecnologias e qualificação dos profissionais que prestam serviços.

Práticas e conhecimentos

Qualquer uma das fases da logística de gás e óleo exigem um bom gerenciamento de Supply Chain. Assim, as práticas e conhecimentos que são característicos da cadeia de suprimentos conseguem ser inseridos desde o início da exploração até o processo de distribuição e revenda do produto.

Da mesma maneira que acontece em outros setores da logística, cada etapa, aqui, deve ser observada conforme suas particularidades e exigências. No entanto, é fundamental que o gestor responsável saiba também ter uma visão global de tudo o que precisa ser definido. Isso porque a operação funciona como uma espécie de efeito dominó.

Quais são os benefícios de investir em logística?

Investir em logística é a receita para conseguir melhores resultados com redução de custos, conforme as necessidades da empresa. Quando se trata de algo tão desafiador, como óleo e gás, um planejamento estratégico representa o melhor aproveitamento dos recursos disponíveis e uma visão capaz de colocar o trabalho em destaque mesmo em um mercado repleto de concorrência.

Sem contar que a diminuição de custos fixos, tão desejada pelos gestores, transforma-se em uma das consequências, por ser avaliado cada ponto operacional com foco em encontrar soluções para empresas de óleo e gás e aumentar os lucros. Ou seja, caso a tecnologia consiga otimizar uma etapa do serviço, por exemplo, e trazer mais informações, o gestor pode tomar as melhores decisões na hora de garantir uma operação centralizada nos objetivos internos.

Agora você já sabe como funciona o processo logístico de óleo e gás e conhece as melhores soluções para torná-lo mais eficiente. O mais importante é contar com uma empresa especialista em logística que tenha boa estrutura e seja capaz de garantir a segurança de todo o procedimento. Só assim será possível alcançar excelentes resultados e entregar uma qualidade impecável ao cliente.

Gostou das informações do artigo? Então assine nossa newsletter e fique por dentro de outros assuntos relevantes!

Deixe um comentário