operação logística dedicada

Operação logística dedicada: o que é e como alcançar os diferenciais?

Uma das formas de destacar a sua empresa diante da concorrência é trabalhar com a operação logística dedicada. Como o nome indica, essa é a oportunidade de contratar serviços exclusivos. Por isso, é uma prática que tende a impactar a satisfação do cliente e facilitar o alcance dos objetivos estabelecidos para o negócio.

Aqui, vale a pena ressaltar que as boas práticas logísticas trazem vários benefícios. Por exemplo, diminuem os erros operacionais e aumentam a lucratividade da operação. Porém, é preciso adotar as técnicas mais modernas. Afinal, elas conseguem potencializar essas vantagens.

É o que a operação logística dedicada faz. Por isso, ela atende às demandas de boa parte das empresas, que podem diferenciar-se a partir desse modelo de serviços.

Achou interessante? Para saber mais sobre esse assunto, entrevistamos o gerente comercial da TPC Logística Inteligente, Alexandre Naves. Então, confira o que este conteúdo vai abordar:

  • o que é operação logística dedicada;
  • como ela funciona;
  • quais são suas características;
  • como diferenciar sua empresa por meio dessa prática.

Boa leitura!

O que é operação logística dedicada?

A operação logística dedicada é estruturada para atender a uma demanda específica de um cliente. Por isso, é feita a contratação de serviços exclusivos de uma empresa, que pode fornecer:

  • centro de distribuição dedicado;
  • operação nas instalações fabris do cliente;
  • serviço de transportes específico para o cliente.

Nesse contexto, há outros detalhes a observar. Por exemplo, as cargas transportadas não são misturadas com produtos diferentes. Por isso, o veículo somente movimenta os materiais de uma mesma empresa — o que não ocorre no modelo logístico tradicional.

Além disso, os ajudantes e os motoristas são treinados e capacitados para atenderem às particularidades do cliente, de seus produtos e dos próprios veículos. Assim, é possível fazer uma adaptação sempre que for necessário suprir uma demanda específica.

Em resumo, a operação logística de cada empresa é uma área que deve ser valorizada. Afinal, é fundamental para alcançar os objetivos traçados. Quando dedicada, é uma forma de ofertar os serviços de forma exclusiva da transportadora para um cliente.

Como a operação logística dedicada funciona?

Por ser específica para um cliente, a operação logística dedicada funciona de maneira planejada e estruturada. Portanto, toda a infraestrutura necessária é alinhada às demandas da empresa que contrata o serviço. Isso vale para vários aspectos, como:

  • espaço;
  • restrição;
  • compatibilidade de produtos;
  • sigilo das informações;
  • fluxos de entrada e saída de mercadorias;
  • rotas específicas de transportes.

Pelo fato de ser um serviço direcionado, nenhuma decisão é tomada pela empresa de logística. Segundo o especialista entrevistado, tudo é definido com o cliente. Isso porque é preciso analisar:

  • o que o cliente precisa;
  • qual a demanda atual;
  • qual o tempo necessário para iniciar o projeto;
  • quais recursos estão disponíveis para investir na operação.

Ele ainda reforçou que “com base nestes 3 pontos, e baseado também em um bom alinhamento com o operador logístico escolhido para o projeto, seja operação dedicada, seja operação compartilhada, o cliente vai ter uma boa base para tomar a melhor decisão a seguir”.

Quais são as características da operação logística dedicada?

Esse tipo de trabalho tem características específicas. É importante considerá-las na hora de optar pelo modelo logístico mais adequado. Veja quais são as principais!

Personalização dos serviços

A prestação de serviços personalizados é o grande diferencial para a operação do cliente, segundo Carlos Barros. Esse conceito vale para diferentes aspectos. Entre eles:

Assim, a prestação do serviço é totalmente customizável e adaptável quando alterações forem sugeridas pelo cliente. Isso acontece “pois todo o ecossistema operacional está à disposição do cliente”, afirma o especialista.

Exclusividade de veículos

O parceiro logístico faz o gerenciamento de frotas, dedicando alguns de seus carros ou de parceiros para atender à operação direcionada ao cliente. “Com a demanda regular, a operação sempre terá os veículos necessários e programados para as entregas dos produtos, evitando surpresas desagradáveis, como furo de programações por falta de veículos”, ressalta Alexandre.

O especialista da TPC Logística Inteligente ainda destaca que é necessário atentar às operações de transportes com grandes variações de demandas. Isso porque o mau alinhamento em relação à quantidade de veículos pode levar à falta de transporte nos momentos de pico. Portanto, mesmo sendo uma operação logística dedicada, erros podem acontecer em caso de mau planejamento.

Precisão nas entregas

A logística de entrega e o seu planejamento são totalmente baseados na demanda do cliente na operação dedicada. Isso significa que já é programada a quantidade de veículos, motoristas etc. Além disso, deixa de ser necessário aguardar as consolidações de cargas de outros clientes. Portanto, se a demanda existe e o veículo e motorista estão disponíveis, a previsibilidade e a precisão nas entregas são de alta performance. O resultado é mais satisfação aos clientes finais.

Como alcançar diferenciais por meio da operação logística dedicada?

Quando uma empresa tem uma boa logística de entrega dos seus produtos, o cliente final fica totalmente satisfeito. Afinal, isso significa que o pedido certo é entregue, na quantidade correta e no prazo combinado. A consequência é a volta do consumo desse cliente final, o que gera aumento das vendas e da lucratividade da empresa.

“Toda esta rotina logistica é um grande diferencial nos tempos atuais. Não adianta ter um produto bom e barato, se não é entregue no cliente conforme programado. Ou seja, além do cliente cancelar a compra, ele não realizará a compra novamente”, fala Alexandre. Por isso, a operação logística dedicada é um diferencial atualmente, já que o consumidor busca o melhor custo-benefício.

É necessário discutir e planejar todas as etapas para implantar a logística dedicada e operá-la com um bom nível de atendimento. Assim, é fundamental estabelecer uma boa comunicação para evitar o risco de fracasso.

Por exemplo, reuniões de planejamento de vendas e operações (S&OP) facilitam e trazem visibilidade ao melhor projeto. Ainda tem mais: um parceiro realmente de confiança estabelecerá toda uma programação personalizada, que viabilizará o alcance do resultado mais eficiente.

É o que a TPC Logística Inteligente faz. A empresa atua como operador logístico e se destaca como um parceiro ideal para o seu negócio. Isso porque apresenta grande know-how e bons cases para exemplificar e mostrar para o futuro cliente.

A TPC Logística Inteligente ainda realiza o projeto sob diversas análises e viabilidades. Assim, ajuda a concretizar e implementar a operação logística dedicada. Afinal, são quase 20 anos trabalhando com esse formato e presença em 24 estados brasileiros.

Ou seja, o operador logístico conhece exatamente os pontos de atenção e otimização de custo para tornar as operações excelentes no nível de serviço e com um custo competitivo. Além disso, esses pontos abrangem:

  • concepção do projeto;
  • entendimento da real necessidade do cliente;
  • implantação e operação com uma gestão corporativa que possibilita aplicar as melhores práticas já implementadas em outras operações dedicadas.

Com tudo isso, a sua operação logística dedicada será eficiente e trará vantagem competitiva para o seu negócio. Isso o fará se destacar da concorrência e satisfazer os clientes finais.

É isso que você quer? Então, entre em contato com a TPC, conheça melhor as nossas operações e entenda por que ajudamos no sucesso do seu negócio.

Deixe um comentário