operações logísticas

Operações logísticas: entenda aqui a importância

Neste artigo, você vai compreender melhor a importância da armazenagem nas operações logísticas e seus principais benefícios, quando realizada corretamente. O acondicionamento dos materiais no depósito do Centro de Distribuição deve manter uma padronização para o fácil acesso, no momento em que for demandado para a sua movimentação até o cliente final.

Continue a leitura deste artigo e saiba mais sobre a importância nessa atividade da logística operacional de todas as empresas.

Qual é a importância da armazenagem na organização do Centro de Distribuição?

As principais operações logísticas de uma empresa são: a produção de bens, a manutenção de equipamentos e de veículos, as compras, os prazos de entrega, o transporte e as pessoas envolvidas em cada etapa dos processos operacionais.

A logística operacional ainda pode ser dividida em quatro grandes áreas, que são:

Neste artigo, focaremos na logística de suprimentos, para abordar a importância de um armazém organizado para a otimização das operações nos processos logísticos.

O que é o processo de armazenagem?

Com cada vez mais importância para a logística operacional das empresas, a atividade fomenta as decisões-chave para a definição de uma estrutura eficiente. Melhora-se, assim, o equilíbrio operacional entre demanda e oferta, reduzindo custos para um resultado no melhoramento dos lucros e dos benefícios entre as empresas e o cliente final. Nessa crescente instabilidade econômica, trazendo oportunidades e ameaças, as empresas precisam de maior gerenciamento para se manterem competitivas no mercado.

Dessa forma, a otimização da armazenagem nos processos logísticos faz toda a diferença perante a concorrência, pois se trata do armazenamento de diferentes produtos, da melhor forma possível, sempre baseada no peso, na estrutura, validade e em diversos outros fatores relevantes.

O inventário é estabelecido no gerenciamento de um armazém, de modo que sejam evitadas rupturas da cadeia de suprimentos por falta de insumos ou mercadorias paradas e que, assim, se tornam obsoletas/vencidas ou, ainda, sofrem avarias por estar mal acondicionadas em locais impróprios.

Com o gerenciamento eficiente de um armazém, pode-se determinar os critérios para a seleção da mercadoria em uma demanda específica. Nessa área da logística, existem diversos desafios que necessitam seguir regras e procedimentos, para uma boa manutenção do estoque, funcionando sem gargalos.

Por não ser um setor isolado nas empresas, depende das informações das outras funções desempenhadas nas operações logísticas. Deve seguir as políticas gerais e ser inserido no plano para constar também nos objetivos gerais do negócio.

Todas as quantidades das mercadorias armazenadas são calculadas para manter os serviços necessários, evitando custos excedentes. Além disso, a disposição do armazém sempre deve demandar menor esforço de funcionamento, como: espaço utilizado, tráfego interno, riscos de segurança e flexibilidade.

Quais são os principais objetivos da armazenagem?

O armazenamento de mercadorias envolve ações como segurança, agilidade no fluxo para a expedição e redução nos custos, os quais fazem parte de um planejamento eficiente que verifica as características dos produtos e o desenvolvimento das operações para uma estocagem adequada.

A armazenagem é o conjunto de atividades que abrangem recebimento, estocagem e distribuição, com funções específicas, as quais vão desde a recepção da mercadoria, passando pela arrumação no estoque, seguindo até a expedição para o destino final.

Com relação às cargas, as possibilidades que a armazenagem disponibiliza são: a consolidação, enviando ao cliente um único carregamento; ocross-docking, que permite a eficiência na operação; e as facilidades de break-bulk no recebimento fracionado para atender diversos clientes.

Os principais objetivos desse procedimento da logística de suprimentos são:

  • abrigar mercadorias respeitando as peculiaridades;
  • otimizar o uso do espaço;
  • aumentar o giro do estoque;
  • facilitar a mão de obra com atividades integradas;
  • melhorar o controle de perdas e de avarias;
  • reduzir custos diversos com transporte, produção e estocagem;
  • coordenar a demanda movimentada;
  • manter manutenção estratégica no posicionamento dos produtos;
  • ter gerenciamento e controle por meio do inventário.

Com o gerenciamento e controle adequados do armazém, considerando as especificidades de cada mercadoria, pode-se ter vários benefícios operacionais, resultando em melhorias no fluxo e nos lucros, que são:

  • acondicionamento seguro de produtos e de insumos primários;
  • melhora no índice de perdas e de avarias;
  • integração entre a produção e a necessidade da demanda de suprimentos;
  • aprimoramento no processo de distribuição ao consumidor final;
  • melhora da eficiência das operações logísticas.

O que é a armazenagem temporária de materiais e de resíduos?

Vale ressaltar, também, outros tipos de armazenagem existentes e diferenciados, com a mesma importância em outros nichos empresariais. 

Nos sistemas de armazenamento temporário, as empresas buscam a necessidade de aproveitamento dos espaços físicos, com custos vistos como um investimento a curto e médio prazos. Assim, garantem a guarda das mercadorias em local seguro, facilitando a organização e a melhoria da produtividade no cotidiano empresarial.

Já no armazenamento correto e eficiente de resíduos, faz-se necessária a adoção de boas práticas que evitem sanções e impactos ambientais. Deve ser realizado conforme as características do resíduo, que evitem danos à saúde, por meio de um armazenamento com critérios e normas definidos.

Dessa forma, haverá a garantia de que os resíduos não sofram transformação, minimizando riscos e danos ao ser humano e ao meio ambiente.

Quais são os benefícios de armazenagem nas operações logísticas?

O processo de armazenagem nos Centros de Distribuição permite que muitos benefícios sejam adquiridos pelas empresas, as quais planejam suas operações de oferta e de demanda com eficiência.

A rapidez no atendimento da demanda é ponto crucial para que se alcancem níveis altos na experiência do cliente, por meio de uma armazenagem estratégica, que possibilita a consolidação por mais de um fornecedor, em um único carregamento.

A redução nos custos logísticos operacionais é perceptível no momento em que as movimentações com carregamento unificado são realizadas por longas distâncias, reduzindo, também, o valor do frete e os custos de manutenção dos estoques e dos de transportes.

Vimos, neste artigo, que, por meio de um bom planejamento das operações logísticas, a movimentação interna do armazém diminui e, consequentemente, também as perdas e avarias dos produtos, mantendo um estoque mais justo, adequado para as demandas e com um fluxo melhorado.

Gostou do que falamos sobre esse processo logístico tão importante? Saiba, também, como definir qual o seu custo de armazenagem de produto!

Deixe um comentário