logistica

O que faz um operador logístico? Entenda agora a sua importância

Operadores logísticos são organizações que prestam serviços logísticos ou de gestão para terceiros e, em algumas situações, propiciam mão de obra especializada para certas operações do ciclo da cadeia de suprimentos.

A crescente competitividade de mercados é uma das principais razões da diligência por estes serviços. Na atualidade, a logística está presente em diversas atividades do sistema de venda e distribuição das empresas, o que de forma natural impacta o rendimento da corporação além da concepção de qualidade por parte dos clientes.

Além do mais, essa necessidade de buscar por parceiros especialistas no desempenho dos processos organizacionais, tais como produtivos, gerenciais e operacionais, surge como elo hábil para fazer a conexão das organizações à eficácia mundial no gerenciamento de seus negócios. Quer saber o que faz um operador logístico? Conheça, neste texto, as funções e as vantagens de contratar um para a sua empresa!

Quais são as funções do operador logístico?

É o operador logístico responsável em prover os recursos que outorga as atividades logísticas de forma eficiente, como a gestão de transporte, o armazenamento das mercadorias/produtos e o controle de estoque. A seguir, estão listadas as principais funções realizadas por cada segmento:

Gestão de transportes

O operador logístico atua fortemente no setor de transportes. Entre suas principais funções nesse segmento, é possível destacar:

  • prestação de serviço de transportes para terceiros;
  • capacitação de transportadoras;
  • sistematização de maneira técnica a chamada de transportadoras;
  • monitoramento das atividades realizadas pelas transportadoras frente aos parâmetros estabelecidos;
  • análise e efetivação de pagamentos de fretes;
  • formulação e expedição de relatórios de acompanhamento na prática dos serviços.

Armazenagem

A armazenagem de produtos também pode ser gerida pelos operadores logísticos. Conheça a seguir algumas de suas atuações no setor.

  • disposição de instalações adequadas de acordo com o armazém, ou seja, oferece instalações corretas conforme a área de armazenamento, entre eles: boxes exclusivos, contêiner, depósitos, galpões etc.;
  • oferecimento de títulos de seguro para os bens materiais e para as instalações;
  • apresentação de estratégias de gerenciamento de armazéns apropriado para atender cada necessidade;
  • inspeção e garantia pelas avarias;
  • auxílio para toda a documentação de despacho (e emissão em conformidade com a legislação);
  • controle de qualidade pertinente, na chegada dos produtos e mercadorias a serem armazenadas.

Controle de estoque

No estoque, o operador logístico pode exercer as seguintes funções:

  • auxiliar o cliente a determinar a melhor política para a sua gestão de estoques;
  • emitir relatórios regularmente quanto aos estoques;
  • fiscalizar e se responsabilizar pela localidade, quantidades e posses do estoque efetivo do cliente e mantê-lo informado sobre o giro das mercadorias.

Quais são as vantagens de contratar um operador logístico?

São muitos os benefícios da terceirização de serviços e, por essa razão, o setor vem se expandindo e cativando os mais adeptos. Diante disso, conheça algumas vantagens em contratar os serviços de um operador logístico em seus negócios.

Acesso a profissionais qualificados

Atualmente, há empresas no mercado que oferecem serviços no segmento logístico, porém, para ganhar a concorrência é preciso ter o diferencial, que nada mais é do que garantir a satisfação dos clientes.

Para tanto, é preciso levar alguns requisitos em consideração. Antes de contratar pelos serviços, certifique-se de que a empresa possui um alvará de funcionamento na categoria necessária para atender suas exigências, tanto no armazenamento quanto no transporte.

Outro fator relevante é analisar a infraestrutura, as organizações que fazem investimento para realizar melhorias trazendo inovação tecnológica e a modernização em suas instalações. Dessa forma, será possível verificar que seus serviços confiáveis, precisos e eficazes.

Acesso a novas tecnologias

Como o fluxo de informações é um dos fatores de mais importância nas operações logísticas, faz-se necessário o gerenciamento eletrônico dos dados referentes aos pedidos dos clientes e de reabastecimento, movimentação dos armazéns, necessidades de estoque, documentação de transporte e controle dos custos.

Nesse sentido, os operadores logísticos podem oferecer sistemas operacionais e softwares capazes de proporcionar otimização dos serviços e processos, o que ocasiona na redução dos custos dos seus negócios.

Com esse advento, os clientes têm acesso ao status do pedido em tempo real, à disponibilidade dos produtos em estoque e também podem se inteirar da programação de entrega e prazos para efetuar pagamentos. Em outras palavras, o contratante tem em mãos um acompanhamento preciso sobre as informações de um sistema logístico eficiente.

Tudo isso, por sua vez, aumenta a flexibilidade de identificação de quaisquer informações, ou seja, aponta (qual, quando, onde, como e quanto) os recursos empregues de forma a alcançar uma vantagem estratégica.

Redução de custos operacionais

Um dos segmentos que mais necessita de capital dentro de uma organização é a logística. Esse alto investimento está diretamente relacionado às conformidades legislativas que precisam ser cumpridas.

Por isso, uma empresa tende a ter um gasto mais acentuado com as operações logísticas , uma vez que essa atividade não é totalmente o seu foco. Dessa forma, optar pela terceirização desses serviços contribuirá pela minimização e monitoramento de seus custos de modo significativo.

De maneira sucinta, ao escolher a terceirização da logística de sua organização, é provável que não tenha mais de se preocupar em fazer investimentos com aquisições, implementar tecnologias e alocação de mão de obra. Assim, terá uma empresa com atuação eficaz e com seus gastos controlados.

Maior foco no objetivo do negócio

Não precisar se preocupar com atribuições distintas que não sejam relativas à sua principal função é mais uma prerrogativa que merece ser ressaltada. Portanto, ao terceirizar serviços logísticos, é possível entregar à contratada toda a responsabilidade dos processos e serviços. Com isso, restará mais tempo para focar em seu core business, e isso proporcionará à empresa mais chances de inovação e ampliação dos negócios.

Tomemos como exemplo uma transportadora. Quando ela introduz um sistema de gestão em seus processos, é provável que não tenha mais preocupação com a parte burocrática e o impasse de executar diversos relatórios, planilhas e controles manuais. Como consequência disso, terá uma maior possibilidade de competir e ganhar mercado.

Por isso, é importante contar com um operador logístico de confiança e renomado no mercado como a TPC Logística Inteligente, que já atua no mercado há mais de 18 anos oferecendo a solução ideal para cada necessidade.

Devido ao seu know-how, a TPC é preparada para a gestão completa de toda a cadeia logística, cuidando do seu produto, da importação até a entrega ao cliente final, com a completa visibilidade sistêmica dos estágios da logística.

Agora que você já sabe o que faz um operador logístico, conheça melhor a nossa empresa para que possa se inteirar de todos os nossos serviços e assim contar com o apoio de um dos maiores operadores logísticos do Brasil, além de garantir o seu sucesso nos negócios.

Deixe um comentário