operadora econômica autorizada

Operador Econômico Autorizado: entenda sua importância!

Direcionado a todos que fazem parte da cadeia logística no Brasil, o programa de Operador Econômico Autorizado (OEA) representa uma oportunidade de se destacar no mercado internacional por meio de um trabalho idôneo e repleto de segurança. A partir da modalidade de certificação, o principal objetivo é agilizar todos os processos.

O OEA estabelece vínculos entre a Receita Federal, o Estado e os negócios que se comprometem a exercer as suas funções de forma confiável e maneira regular. Com isso, o certificado que garante o baixo risco em suas operações faz com que o serviço prestado seja excelente para as parcerias, com foco em aumentar os lucros ao mesmo tempo em que se destaca da concorrência.

Quer saber mais? Vamos mostrar a importância do programa Operador Econômico Autorizado. Acompanhe!

O que é uma Operador Econômico Autorizado?

O OEA é uma sigla que se refere à empresa que se torna uma Operador Econômico Autorizado depois de ter cumprido exigências do programa de mesmo nome. Assim, ela será reconhecida pela Receita Federal como uma parceira de negócios de confiança e que traz risco baixo.

Isso envolve processos mais ágeis e controlados em algumas operações do comércio internacional. Na prática, a certificação chamada de OEA é destinada aos operadores que atuam na cadeia logística e apresentam capacidade de calcular todos os riscos ligados à segurança das cargas e às etapas de tributação e aduaneira.

Trata-se de um reconhecimento da Receita Federal para as empresas cujas operações estão focadas de maneira eficiente em reduzir riscos por meio do comprometimento com a segurança da cadeia logística e os critérios de conformidade da aduaneira. Ao se tornar uma OEA, o Governo Federal oferece o certificado do programa — em que a adesão é voluntária e estimula a empresa a aumentar o número de negociações no mercado.

Para que serve o Operador Econômico Autorizado?

A base do programa OEA é focada em aumentar a eficiência dos processos que envolvem o comércio exterior de maneira geral e estimular os números positivos. Dessa forma, um dos destaques é incentivar a adesão crescente de operadores econômicos. E engana-se quem pensa que isso envolve apenas grandes negócios.

O programa destaca a importância de incluir nesse cenário as pequenas e médias empresas. Outro ponto está diretamente ligado à importância de aperfeiçoar o controle dos riscos de operações aduaneiras. Como resultado, os processos funcionam de maneira muito mais segura e ágil, o que é muito interessante para o país que recebe a exportação e aumenta significativamente a confiança nos importadores nacionais.

Sem contar que ainda auxilia no conhecimento interno sobre em quais processos devem ser inseridas novas tecnologias, como o machine learning, que trabalha com Inteligência Artificial para revolucionar a logística.

Veja, a seguir, outros benefícios de ser uma empresa Operador Econômico Autorizado:

  • fechar ARM, que são os Acordos de Reconhecimento Mútuos, conforme os interesses nacionais;
  • adotar dinâmicas e ações operacionais que tenham como objetivo a modernização aduaneira;
  • concentrar esforços no alinhamento das etapas que envolvem o trabalho com a fiscalização dos trâmites internacionais;
  • ter atenção especial com as operações da aduana com foco nos intervenientes que apresentem alto risco ou riscos desconhecidos;
  • identificar e implementar novos padrões que melhorem o funcionamento da cadeia logística.

Qual é a importância de contar com uma fornecedora que seja OEA?

A certificação OEA é extremamente importante para as empresas que precisam alcançar destaque no mercado internacional. E para que esse processo de evolução aconteça com excelência, ter uma fornecedora certificada faz muita diferença na hora de garantir melhores resultados, se tornar referência no mercado e, acima de tudo, agilizar todos os processos e cumprir prazos.

Além de um trabalho diferenciado, quem possui essa certificação constrói uma imagem muito positiva no mercado. Então, além da garantia de ter uma parceria focada em resultados, existe toda a preocupação de minimizar ao máximo os riscos aos quais o processo de importação e exportação expõe as mercadorias — o que pode aumentar os custos conforme a vulnerabilidade das operações.

Quais são os benefícios de uma fornecedora com OEA?

De modo geral, as empresas que possuem a certificação recebem vários benefícios que interferem diretamente em todos os trabalhos realizados e em seus parceiros. O mais importante é ter em mente que a certificação desperta o interesse por um processo contínuo de melhoria que salta aos olhos do mercado, especialmente o internacional.

Um ponto que se destaca, além da segurança física das mercadorias, é a certeza do cumprimento minucioso da legislação vigente diante do desembaraço aduaneiro. Como resultado, as negociações conseguem agilizar as operações de exportação por conta da posição elevada de parceiro da Receita Federal de maneira estratégica.

Um dos principais destaques está na possibilidade de reduzir os riscos de manuseio indevido das mercadorias — tanto no Brasil quanto no exterior. Esse diferencial competitivo se torna uma espécie de aval da Receita Federal, no qual atesta que a empresa cumpre com seus deveres e, com isso, ganha os mesmos benefícios das aduanas estrangeiras. As exigências já cumpridas pelo programa também são dispensadas no processo.

O menor controle na entrada e saída de um país permite que a empresa trabalhe cada vez mais com prazos exatos, o que é um diferencial e tanto nesse tipo de setor. Como consequência, ao agregar valor e entregar resultados com mais segurança, acontece a continuidade da cadeia de suprimentos sem interrupções.

Níveis de certificação

As certificações do programa acontecem em diferentes níveis. Assim, cada um deles possui benefícios diferentes, que envolvem procedimentos ágeis e facilitações em relação aos acordos firmados com reconhecimento global. Para o Brasil, esse tipo de intercâmbio também costuma ser bastante vantajoso, já que atrai muito mais investimentos.

Já na visão da aduana, aumenta o controle das análises de risco e lida diretamente com a burocracia que envolve a importação, como a elaboração da Declaração Única de Importação (DUIMP). Vale destacar que a participação no programa é voluntária e os interessados precisam verificar a possibilidade de inscrever a sua empresa, a fim de avaliar se a atividade exercida cumpre as exigências.

Pronto! Agora você já sabe como uma empresa com o certificado de Operador Econômico Autorizado funciona. O mais importante é garantir esses benefícios para crescer por meio de uma parceria que crie diferenciais competitivos em um mercado que está cada vez mais exigente, como é o caso do comércio exterior. Só assim será possível reduzir custos e manter um operacional de excelência.

Gostou das informações do artigo? Então, deixe o seu comentário no post e conte se você já conta com uma parceria deste tipo!

Deixe um comentário