operações logísticas

6 dicas para otimizar as operações logísticas em datas sazonais

As datas sazonais devem receber atenção especial no momento de montar as operações logísticas. O motivo é que elas colocam o serviço prestado em evidência, e qualquer problema na experiência dos clientes ganha proporções ainda maiores.

Além disso, o gerenciamento interno na estrutura montada junto aos colaboradores é outro ponto muito importante. O melhor caminho, em uma situação como essa, envolve entender quais são as expectativas diante de cada data sazonal e o nível de impacto causado tanto no mercado quanto nas particularidades de sua empresa.

Quer saber mais? Vamos mostrar 6 dicas eficientes para otimizar as operações logísticas em datas sazonais.

1. Antecipe as demandas

Entender como as datas sazonais impactam seu negócio é um fator muito importante para criar um planejamento adequado na hora de se antecipar às demandas. Monte um esquema de monitoramento e entenda como está o desempenho atual da empresa.

Assim, fica mais simples entender como a operação vai funcionar com a alta do volume de vendas e concentrar as soluções nas etapas que sofrem mais impactos. O grande diferencial é observar com o olhar estratégico de gestor até quanto é possível atender sem comprometer os prazos de entrega e o atendimento ao cliente.

Além disso, também é interessante pensar em ações que impeçam o estoque de ficar sem os produtos que são mais procurados. Responda a essas perguntas e, em cima disso, converse com os colaboradores de funções decisivas, como armazenamento e transporte, para testar planos de melhorias nas falhas e avaliar se realmente funcionam, antes das datas sazonais.

2. Tenha um plano de ação

Depois da fase de testes, de abastecer os estoques e de prever os aumentos de vendas, chega o momento de criar um plano de ação bem-direcionado. Pontue os problemas que são comuns nessa época do ano e deixe muito claro, em todos os setores, como as estratégias vão funcionar na prática.

É fundamental que os colaboradores envolvidos tenham confiança e autonomia, com mais demanda para agilizar os processos com base nas orientações da gestão e os objetivos da empresa. Em função disso, destaca-se a necessidade de melhorar o sistema depicking e packing na logística.

Vale destacar que essas mercadorias em datas como Natal e Dia das Mães podem ser entregues como presentes. Isso significa que a qualidade precisa ser impecável, pois isso representará um verdadeiro cartão de visitas da qualidade da empresa. Como consequência, os cuidados na preparação e no manuseio dos itens devem ter um reforço de cuidados com foco na imagem positiva tão buscada no mercado.

3. Reformule as rotas

As estratégias logísticas que envolvem as rotas são decisivas para o bom desempenho de uma empresa nas datas sazonais. Como os problemas se tornam comuns diante de tanta demanda, os negócios que conseguem cumprir os prazos, manter os padrões de qualidade e causar boa impressão na experiência do cliente aumentam muito as chances de novas aquisições e de desenvolver um relacionamento de confiança.

Coloque na ponta do lápis o máximo de informações atualizadas e dados confiáveis para entender como esse processo pode ser otimizado, sem colocar a mercadoria e os colaboradores em risco. Por exemplo, cronometre o tempo de entrega de modo geral e por qual modal de transporte esses itens poderiam chegar com mais rapidez.

Ao criar novas modalidades de frete, pode ser interessante apostar em prazos mais curtos para produtos localizados em centros de distribuição estratégicos. Essa categoria dinâmica salta aos olhos do consumidor e dos parceiros, por trazer uma série de benefícios, mas é preciso ter uma estrutura condizente para realizá-lo.

4. Entenda as características de cada período

As datas sazonais durante o ano possuem características muito específicas e não podem ser tratadas de maneira genérica no planejamento logístico. De fato, de acordo com o segmento do negócio, ele pode ficar mais ou menos movimentado no final de ano, ou até mesmo, conforme outros acontecimentos surgem, como greves, mudanças climáticas bruscas, falta de alguns insumos no mercado, entre outros.

É essencial ter um plano B para cada uma dessas situações e mensurar de que maneira elas impactam os ganhos. Estude cada um dos períodos e, mesmo que em um primeiro momento não pareça ter relação direta com a gestão do seu negócio, entenda como o mercado vai funcionar de maneira geral por conta das datas sazonais.

5. Use informações do histórico interno

Sua empresa, certamente, já atravessou outros períodos de sazonalidade com um histórico de como a situação foi tratada nas operações logísticas. Os colaboradores ficaram sobrecarregados? Os produtos acabaram em estoque? Houve atraso nas entregas? Coloque na balança e determine o que pode ser melhorado a curto prazo com soluções direcionadas.

Caso não tenha um bom número de dados no banco interno, tire um tempo para conversar com os gestores de cada área, entender as planilhas financeiras e até os contatos com os clientes durante esses períodos. Além disso, vale usar, ainda, pesquisas de mercado, expectativa de vendas, dados de anos anteriores e informações de órgãos especializados.

6. Ofereça a logística reversa

Para quem oferece a possibilidade de fazer pedidos on-line, o mercado digital das datas sazonais precisa contar com a logística reversa. Como a decisão tomada na venda física não está presente, incluir essa opção é um diferencial e tanto para os clientes. Mas isso quer dizer que, como o volume de vendas aumenta, consequentemente, as devoluções e trocas serão correspondentes.

O importante é incluir esta etapa no planejamento com base no fato de ela ser uma das principais responsáveis pelo nível de satisfação dos clientes. Em função disso, todo o processo de atendimento pós-venda deve ser devidamente estruturado para os períodos sazonais, especialmente, em relação aos estornos em caso de devoluções e ao retorno do produto ao estoque para que ele fique disponível novamente.

Agora ficou claro como as operações logísticas são importantes para organizar o funcionamento das entregas em datas sazonais. O grande segredo é direcionar o trabalho para reunir informações relevantes e agilizar ao máximo cada etapa. Diante disso, contar ao máximo com a ajuda da tecnologia e ter parceiros logísticos estratégicos fazem a diferença no momento de criar soluções personalizadas.

Gostou das informações do artigo? Então leia também sobre o tracking de entregas e seus benefícios na dinâmica da operação.

Este post tem um comentário

  1. Marcio Roberto

    Um dos períodos mais estressantes, e também dos mais divertidos, sem dúvida nenhuma!

Deixe um comentário