outsourcing

Outsourcing logístico: veja as vantagens e desvantagens de terceirizar!

O outsourcing logístico é uma estratégia sólida que ajuda bastante as empresas no trato logístico e permite que menos erros cruciais sejam cometidos. É uma forma de otimizar as operações e garantir o máximo de excelência e qualidade.

É preciso entender precisamente os meandros da terceirização e saber como assegurar que esse serviço seja benéfico para a empresa. Nesse sentido, a organização deve escolher bem o parceiro e saber como lidar com isso para alinhar bem as operações.

Entenda melhor essa questão a seguir. 

O que é terceirização e como ela funciona?

A terceirização, ou o outsourcing logístico, é uma abordagem que consiste em contratar empresas de fora para gerenciar alguns serviços ou até mesmo um setor inteiro. Isso é feito com um acordo entre as partes, que pode, inclusive, ser documentado.

A terceirização é diferente de uma empresa contar com esforços apenas de uma equipe interna. Ou seja, em vez de uma organização contratar pessoas, fazer um trabalho de treinamento e coordenação do time, ela pode simplesmente buscar uma parceira ou um profissional para isso.

Assim, a empresa terceirizada oferece sua tecnologia e sua expertise para gerenciar aqueles processos. 

Na logística, a terceirizada oferece visibilidade, controle e transparência. Aliás, é importante destacar que o fazer logístico naturalmente se encaixa com esses modelos de terceirização, pois as operações ocorrem em cadeia, com vários agentes trabalhando em conjunto. 

É praticamente inviável que um só agente se encarregue de tudo. Então, é normal que haja terceirizações — ou seja, é normal que os envolvidos se conectem e entrem em contato. A partir disso, um começa onde o outro termina.

Quais são as principais vantagens de terceirizar?

Veremos a seguir as vantagens principais de terceirizar um serviço logístico. 

Melhor acesso à tecnologia

Um dos pontos é o acesso mais amplo à tecnologia de qualidade. Nesse sentido, a empresa terceirizada oferece para os processos o seu parque infraestrutural e seus sistemas, que podem ser os mais avançados do mercado. Esse contato com a tecnologia mais moderna se dá sem grande esforço da própria empresa contratante, uma vez que ela mesmo não precisou comprar nada.

É possível ter acesso às ferramentas mais avançadas e poderosas de monitoramento, de análise de dados, de identificação e localização de itens. Estamos falando de WMS (sistema de gestão de armazéns), TMS (sistema de gestão de transportes), ERPs (sistema de gestão de recursos), etc.

Produtividade

Outro ponto positivo é o aumento da produtividade. O outsourcing logístico permite que a empresa produza mais, em menos tempo, por conta da extensão que a terceirizada oferece. É como ter sua equipe e uma equipe de fora.

No trato logístico, isso significa entregar mais produtos, controlar o fluxo de mais itens em menos tempo. Ou seja: entregas mais ágeis, com indicadores e metas sendo batidas, ao passo que se enfrentam menos problemas.

Assim, é possível se destacar nos processos com melhoria de reputação e maior satisfação dos clientes.

Expertise

Outro fator fundamental da terceirização é a expertise. Com a terceirização, a contratante entra em contato com o conhecimento avançado e as técnicas de uma empresa focada naquilo. 

Ou seja, é possível ter acesso ao conhecimento prático de grandes profissionais do mercado e grandes nomes, mesmo sem contratações diretas e formais.

Essa expertise se traduz em saber como lidar melhor com problemas, saber gerenciar situações difíceis e saber como otimizar os indicadores e resultados. No geral, isso se transforma em maior produtividade, menos custos, melhoria na reputação e uma série de benefícios importantes. 

As organizações terceirizadas são focadas no que fazem. Estudam para isso, evoluem de acordo com o mercado, conseguem entender as tendências e se preparar para elas sempre. Por isso, oferecem essa visão de expert. 

Redução de custos

Outro ponto é a redução de custos. Esse é até fácil de explicar. Ao contratar uma empresa terceirizada, a organização não precisará ter que contratar pessoal interno, nem se preocupar com infraestrutura para esse pessoal, com direitos trabalhistas, com encargos e outras questões legais.

Ou seja, a contratação de uma organização externa permite que a empresa tenha acesso à expertise, como já falamos, só que sem todos os custos de ter um time interno. É uma relação de trabalho mais moderna, descentralizada, flexível.

A terceirizada tem seus colaboradores e deve gerenciá-los enquanto tal, garantindo seus direitos. Porém, a contratante só precisa mesmo do serviço.

Isso representa menos peso na folha salarial, ao passo que a empresa pode focar nas contratações mais voltadas para o core business. Se, por exemplo, a empresa está focada em uma das etapas da cadeia logística, pode contratar apenas para isso.

Da mesma forma, essa redução representa uma possibilidade de redirecionar os investimentos para outras áreas, como adquirir tecnologia e recursos para otimizar resultados e solucionar gargalos específicos. 

Quais as desvantagens de terceirizar?

É preciso destacar que existem algumas desvantagens em terceirizar. Conhecê-las de antemão e encará-las com seriedade são imprescindíveis para garantir que elas não sejam prejudiciais. É possível até diminuir seus riscos e garantir uma relação mais saudável. 

Uma delas é a dificuldade de alinhamento entre as empresas. Para que o outsourcing seja eficaz em seus propósitos, é preciso que as entidades envolvidas estejam conectadas, na mesma página, com relação ao que esperar dos serviços. 

Existe, inclusive, um documento formal que estrutura isso: o acordo SLA. Permite garantir a harmonia entre as partes, com o que deve ser feito e o que deve ser cobrado. Assim, é possível até mesmo ter uma prova judicial caso algum problema ocorra.

A desvantagem é justamente quando esse alinhamento não ocorre, por conta de algum desacordo. É difícil, às vezes, garantir essa comunicação.

A falta de controle e fiscalização da empresa contratante pode representar uma desvantagem também. Nesse caso, é preciso ter o máximo de cuidado, pois isso pode desencadear uma série de erros não esperados.

O outsourcing logístico é essencial para garantir o funcionamento da cadeia, visto que há um conjunto grande de processos que não podem ser gerenciados facilmente e por uma única organização. Assim, é preciso terceirizar e saber como fazer isso.

Nesse sentido, faz-se necessário conhecer as vantagens e desvantagens da terceirização na logística para assimilar como obter os melhores resultados e evitar os problemas comuns.

Entre em contato conosco e conheça nossas soluções para otimizar a logística de sua empresa

Este post tem um comentário

  1. Marcio Roberto

    Realmente há tantas vantagens que quase te faz esquecer das desvantagens!

Deixe um comentário