planejamento de estoque

Planejamento de estoque: qual é a importância e como fazer?

O objetivo deste texto é mostrar algumas dicas de como fazer um bom planejamento de estoque, considerado um dos maiores trunfos do setor de vendas, principalmente quando se trata de empresas que trabalham com operações duplas (física e virtual).

O estoque armazena uma diversidade de produtos que atenderão às demandas dos clientes, com o principal objetivo de evitar o cancelamento do pedido de compra porque foi verificado que o produto não está disponível.

Caso isso aconteça, dificilmente o consumidor retorna a comprar com essa empresa. Mantendo os estoques abastecidos aos níveis necessários e evitando o desperdício no acúmulo de mercadorias, o negócio se torna lucrativo e de sucesso. Continue lendo e saiba o que vale a pena executar!

O que é planejamento de estoque?

O planejamento de estoque monitora as operações no armazém, para manter os níveis de produtos abastecidos, conseguindo identificar a demanda dos produtos mais utilizados ou não, conforme o histórico de rotatividade de mercadorias. Estando diretamente ligado ao negócio, para ser eficiente, precisa de informações concretas para que se efetuem as compras com a habilidade assertiva e sem excessos.

A quantidade maior de alguns produtos no estoque pode fazer com que ocorra aumento nos custos e ainda ter o risco de perdas, como: gastos excedentes com o armazenamento, capital de giro parado sem vendas, itens danificados pelo mau armazenamento ou por exceder o prazo de validade.

Qual é a importância do planejamento de estoque?

Um planejamento de estoque bem monitorado torna-se uma estratégia de sucesso para as empresas, pois a organização evita problemas nos processos de compra e de venda. Essa organização nas tratativas do melhor desempenho do estoque evita, ainda, que as vendas sejam efetuadas além da quantidade dos produtos disponíveis.

Consequentemente, não existe o risco da situação desconfortante de o cliente receber a notificação da falta do produto em estoque depois de ele já ter realizado o pagamento. Isso ocasiona perda de tempo e frustração em não satisfazer a sua necessidade.

Sabemos que os consumidores criam muitas expectativas quando estão comprando um produto. Por isso, é essencial um bom planejamento de estoque, alinhado para evitar que o cliente opte pela concorrência.

Não podemos deixar de citar que o estoque representa investimento de dinheiro da empresa e que não pode estar parado. É necessário garantir que o capital de giro investido no estoque tenha um equilíbrio.

Como fazer um planejamento de estoque correto?

Como já avaliamos a importância do planejamento de estoque, para as empresas se manterem em equilíbrio, cuidando da saúde financeira e da imagem junto aos consumidores, falaremos sobre alguns passos para ser bem realizado.

Controle das entradas e das saídas de mercadorias

O registro de tudo que entra e sai do estoque facilita as operações de vendas, por meio do registro e da atualização das informações, criando um padrão para acompanhar as variações de forma eficiente.

Entenda o custo do estoque

O estoque é formado pelos produtos que compõem os pedidos de venda, envolvendo vários custos da armazenagem e de outros fatores, para a garantia da organização dos itens. Os principais custos logísticos são:

  • do pedido;
  • da falta de produto estocado;
  • de manutenção;
  • de depreciação.

Projete os pedidos de vendas

Com o controle maior e mais preciso das vendas, é criado um histórico da rotatividade das mercadorias, que identifica quais saem mais rápido. Com base em um bom planejamento de estoque, o gestor consegue direcionar o foco para a compra de produtos estratégicos e lucrativos.

Mantenha um bom relacionamento com fornecedores confiáveis

Seu planejamento de estoque será 100% eficiente com o auxílio de fornecedores que cumprem com os prazos nas entregas dos produtos solicitados. Para melhor segurança das operações logísticas, faça uma relação dos fornecedores com informações de contato, após uma pesquisa de referência pela prestação do serviço.

Gerencie a contagem de itens no estoque

A realização de um inventário periódico, com a contagem dos itens armazenados, é fundamental para cadastrar e categorizar as mercadorias em seus devidos locais de armazenamento.

Guarde o histórico dos registros

A gestão dos documentos bem organizada, com todos os históricos acessíveis, torna o planejamento de estoque mais rápido e dinâmico. Consequentemente, a equipe de compras atua com facilidade, e a contagem do estoque fica em dia.

Por que fazer o controle de um planejamento de estoque?

Com o controle necessário para o planejamento de estoque, é possível que o gestor faça estimativa de vendas, de produção, de compras, com o controle dos produtos que saem mais ou menos.

Além disso, evita desperdícios ou escassez dos produtos, com a satisfação dos clientes, que poderão prejudicar a imagem da empresa. Um estoque bem organizado oferece as seguintes vantagens:

  • agilidade no atendimento;
  • otimização do trabalho;
  • redução dos custos;
  • integração dos setores;
  • otimização do tempo da equipe.

Diante de tantos benefícios, a identificação dos itens do estoque será eficiente, aumentando a produtividade da equipe e influenciando na saúde financeira da empresa. Além disso tudo, possibilita o melhor aproveitamento do espaço físico do estoque.

Quais são os benefícios dos centros de distribuição para a evasão do estoque?

Diante da importância que a logística tem para o planejamento de estoque, que liga a eficiência estratégica do negócio das empresas ao atendimento dos pedidos dos clientes, a adoção de um centro de distribuição é uma vantagem competitiva.

Os impactos positivos da gestão focada na eficácia dos processos logísticos refletem em todas as áreas da empresa, com o benefício da diferenciação no mercado atuante diante da concorrência.

Os centros de distribuição são unidades com a finalidade de armazenamento de mercadorias para que a distribuição fique mais organizada no envio para as filiais ou direto ao consumidor. A decisão do gestor em gerenciar um centro de distribuição traz diversos benefícios, além de criar vantagem competitiva por meio de alguns motivos:

  • centralizar o estoque;
  • manter maior controle dos processos;
  • proporcionar localização estratégica;
  • ajudar no controle da sazonalidade;
  • gerar redução de custos;
  • ajudar no fornecimento do atendimento com qualidade;
  • auxiliar no planejamento eficiente de investimento;
  • exponenciar a performance empresarial.

Vimos, neste texto, que um bom planejamento de estoque é bom para todas as empresas, visto que melhora o tempo de execução das tarefas desempenhadas nos armazéns, o esforço da equipe responsável e o investimento do capital de giro na compra dos itens necessários e mais procurados nas demandas dos clientes.

Caso tenha feito sentido, compartilhe este post nas suas redes sociais, para ajudar mais pessoas que precisam de orientação sobre planejamento.

Deixe um comentário