política sgi na tpc

SGI-Sistema de Gestão Integrada: Qual a importância da área na TPC?

A TPC Logística Inteligente é sustentada por valores bem definidos, que fortalecem o seu posicionamento como um dos melhores operadores logísticos do Brasil. Para garantir esse nível de eficiência e qualidade, a TPC conta com a área de SGI, a qual é responsável pelo devido aporte ao cumprimento dos objetivos da Política de SGI, documento que expressa o compromisso do CEO com o Sistema de Gestão da Qualidade.

Para explicar melhor sobre os objetivos e importância da área de SGI, convidamos a Adelaide Luz – Coordenadora de SGI da TPC. Ela se disponibilizou a responder algumas perguntas que, acima de tudo, mostram o compromisso da empresa com a excelência de seus processos.

Do que se trata a Política de SGI?

A Política de SGI (sigla para Sistema de Gestão Integrada) engloba os requisitos estratégicos da TPC. Nosso foco é o comprometimento e o atendimento aos requisitos normativos e estatutários. Em especial, os vinculados às Normas Técnicas Brasileiras (NBRs) de Gestão de Qualidade, Responsabilidade Socioambiental, Segurança e Saúde do Trabalho. Além disso, a Política de SGI abrange os requisitos do Programa de Integridade TPC, que reúne regras ligadas aos propósitos e ao contexto da empresa.

Quais são os principais objetivos dessa política?

O principal objetivo da Política de SGI na TPC é assegurar o padrão de qualidade dos serviços oferecidos aos clientes. Para isso, a Política possui parâmetros internos que visam à melhoria contínua e progressiva dos processos. O resultado é a entrega de valor no relacionamento entre a TPC e seus clientes.

Por que essa área é importante para a TPC e seus projetos?

Vivemos em um contexto empresarial e social no qual a gestão da qualidade tem sido encarada como obrigatória nas organizações. Sem esse gerenciamento, uma empresa não consegue satisfazer as exigências de um mercado que preza, cada vez mais, pela excelência.

Para alinhar a TPC com essas expectativas, a área de SGI tem papel fundamental. Seria como um pilar sustentador dos altos padrões internos de qualidade. O reflexo dos impactos positivos da área é visto em aspectos importantes, como: melhoria no desempenho dos processos, das equipes e do ambiente de trabalho, bem como da satisfação dos clientes.

Quero destacar também o papel importante da área na gestão das certificações internas e externas, garantindo o alto nível de eficiência da TPC. Sendo assim, a empresa segue à risca os requisitos das Normas ISO, dos programas de qualidades e responsabilidade socioambiental, como também, do programa 5S.

Quais são os procedimentos da TPC ligados à qualidade?

Todo acervo documental da TPC, com foco nas atividades laborais, seguem um padrão definido e controlado sistemicamente pela área de Qualidade. Os procedimentos são disponibilizados para que as equipes utilizem como ferramenta de consulta, em todas as atividades, através de books, QR´s Codes, Gestão à vista e intranet.

Quais são os procedimentos da TPC que tem a saúde e segurança como foco?

A TPC tem um excelente acervo de procedimentos internos ligados à saúde e à segurança, que atendem às diretrizes das normas reguladoras. Dentre eles, destaco:

●      identificação dos perigos e riscos;

●      avaliação dos riscos;

●      comunicação e análise de incidentes;

●      equipamentos de proteção individual;

●      inspeções planejadas de SST;

●      plano de atendimento a emergências;

●      regras de ouro;

●      amigos da segurança.

Quanto ao meio ambiente, como a TPC realiza os procedimentos da política SGI nesse assunto?

Posso dizer que a Política de SGI na TPC tem uma estrutura robusta voltada para o cumprimento dos requisitos de gestão ambiental. A começar pelo Termo de Responsabilidade Socioambiental da Alta Direção, que é um compromisso dos gestores com:

●      o programa de gestão de resíduos sólidos;

●      o programa de coleta seletiva;

●      o levantamento de aspectos e impactos ambientais;

●      a gestão das licenças ambientais.

Para fortalecer ainda mais essa estrutura, a TPC tem uma equipe de 54 auditores internos qualificados para a realização de auditorias e blitz do SGI. Durante esses monitoramentos, a equipe identifica conformidades, bem como atua na tratativa e na mitigação de riscos.

Como a TPC faz para que os colaboradores cumpram com os objetivos de SGI?

Para isso, inserimos os novos colaboradores no “Treinamento de Integração do Novo Empregado”. Nesse programa, os profissionais têm acesso a informações referentes a Política e Manual do SGI, assim como, a Identidade Organizacional, a qual define a Visão, Missão e Valores da TPC.

Visando à efetividade do cumprimento dos objetivos de SGI, em cada operação contamos com um colaborador com papel de multiplicador interno das práticas de qualidade.

Quais são as certificações da TPC com foco socioambiental?

Fico feliz em dizer que a TPC tem duas certificações com foco na responsabilidade socioambiental. São elas:

●      a ABVTEX, que objetiva a implantação e o monitoramento das melhores práticas de compliance na cadeia de produção;

●      a SMETA, que é concedida às empresas que têm a compilação de boas práticas na técnica de auditoria ética para a avaliação do ambiente de Trabalho e fornecedores

Quais são as certificações que a TPC está em processo de conquista?

Estamos em busca da ampliação da ISO 9001 para novos escopos. Além disso, a TPC está em processo de autoavaliação para as certificações Sistema B+ e a BRC (British Retall Consortium).

Explique um pouco sobre o que se tratam essas certificações futuras?

No caso da certificação B+, o foco é premiar empresas que equilibram o propósito e o lucro organizacional, ao mesmo tempo que consideram o impacto das suas decisões em relação aos colaboradores, clientes, fornecedores, comunidade e meio ambiente.

Por outro lado, a certificação BRC é um padrão global de armazenamento e distribuição. Por isso, aponta requisitos que uma operação deve seguir para armazenar e distribuir produtos. Dessa forma, mantém-se a segurança, qualidade e legalidade, além de atender às necessidades dos clientes.

Depois dos esclarecimentos dados pela Adelaide Luz, descobrimos que a área de SGI da TPC é a certeza de excelência em todas as esferas internas da organização. Agora ficou mais fácil entendermos o motivo da TPC ser uma referência na área da logística brasileira.

Gostou de conhecer a área SGI da TPC? Quer conhecer melhor os serviços e a missão da empresa? Então, entre em contato com a nossa equipe de especialistas em logística!

Deixe um comentário