previsão de demanda

Entenda o que é previsão de demanda e como realizá-la

O objetivo deste artigo é de dar dicas para os gestores de logística de como fazer uma previsão de demanda com objetividade nos processos operacionais. Com todo o avanço da tecnologia de ponta, ficou muito mais fácil a realização precisa das vendas para meses seguintes, por meio de análise profunda e assertiva das demandas do seu negócio.

Vamos juntos saber mais sobre o conceito de previsão de demanda, para a eficiente gestão de estoque. Continue a leitura e confira!

O que é previsão de demanda?

Pode organizar-se para atender à demanda para os meses seguintes conforme o comportamento do consumidor, efetuando previsões que facilitem um cenário futuro próximo, auxiliando, assim, na gestão eficiente de recursos e de necessidades.

Em tempo de grande concorrência para chamar a atenção do consumidor, a execução desse estudo faz com que o gestor consiga tomar a melhor decisão, ao ponto que chegue a um melhor equilíbrio na gestão de estoque, evitando-se, dessa forma, excesso de produto e reclamação do cliente pela falta dele.

A partir da previsão de demanda, é realizada a análise do comportamento do consumidor, identificando as tendências daquele período em questão. Assim, é criado um plano de ação que aumenta as chances de acertar. Ou seja, é a forma de se antecipar para garantir o atendimento dos desejos do cliente final.

Com isso, o seu estoque não fica prejudicado com o produto esquecido ou pela frustração do cliente por não ter seus desejos atendidos pela falta de algum item. A previsão de demanda é a melhor forma de evitar excessos ou desperdícios de recursos, mantendo a empresa competitiva perante os concorrentes.

Qual é a importância da previsão de demanda?

A previsão de demanda tem grande importância para a previsibilidade de curto a médio prazo, mas não faz adivinhações futuras do quanto será vendido. Por esse motivo, é necessário fazer uma boa e precisa análise de dados e de informações sobre o negócio. Ou seja, vale perceber a forma como o consumidor se comporta, podendo ser identificados padrões, os quais criam prognósticos precisos e assertivos das demandas.

Assim, a previsão de demanda auxilia o gestor a pensar em uma decisão assertiva para o longo prazo em outro momento, projetando expectativas de faturamento mais próximas da realidade.

Quais são as razões para aplicar a previsão de demanda na logística?

É muito importante para o gestor saber o quanto a empresa precisa comprar para suprir o seu estoque com os insumos necessários e em quantidades suficientes para atender aos pedidos realizados no setor de vendas. Essa tarefa exige cuidado e atenção. Por isso, deve-se considerar o equilíbrio nas compras para não ficarem produtos parados no estoque, causando prejuízos financeiros para o fluxo do capital de giro da empresa.

Nem a compra em menor quantidade, de forma que possa faltar itens disponíveis para a venda, prejudicando o faturamento mensal. A seguir, daremos algumas dicas com os principais benefícios da previsão de demanda.

Controle de gastos

Quando a demanda é compreendida de forma real, fica mais fácil organizar com eficiência os custos futuros, evitando-se surpresas e deixando as finanças em dia.

Entenda a sazonalidade

O comportamento do cliente altera constantemente, por conta de novas expectativas criadas para a satisfação de seus novos desejos. Ou seja, os momentos em que as vendas variam e os produtos vendem melhor é que definem as procuras mais altas e baixas.

Gestão de estoque

Esta etapa não é simples, sendo um grande desafio para os gestores de suprimentos. Porém, ela fica facilitada com o auxílio da previsão de demanda eficiente. Assim, nenhum produto encalha no estoque, e o atendimento do pedido do cliente não é cancelado pela falta do desejado.

Atendimento ao cliente

Com a organização interna da empresa mais bem monitorada, pode-se utilizar essas informações de preferência e oferecer um melhor atendimento ao seu cliente. Com a previsão de demanda, podem ser determinados os itens mais vendidos e o tempo de reposição deles.

Tipo de previsão

Determinando o tipo de previsão de demanda, pode-se fazer pesquisas baseadas em dados estatísticos em períodos longos, por meio da previsão quantitativa. Já pela previsão qualitativa, é trabalhada a informação por meio de questionário feito com os clientes.

Definição do objetivo

É sempre importante definir o principal objetivo para serem estabelecidas diretrizes utilizadas na previsão de demanda.

Coleta de dados

Depois da escolha do método, faz-se necessária a coleta de dados para a análise dos resultados, os quais auxiliarão no faturamento financeiro da empresa.

Quais são os benefícios da previsão de demanda?

A análise dos dados anteriores das vendas realizadas auxilia o gestor a ter a noção da compra que supre a demanda, sem faltas no estoque e sem gerar perdas de vendas. A previsão da demanda é a tática utilizada pelos gestores logísticos, que traz grandes benefícios para os processos operacionais na organização dos suprimentos:

  • auxilia na projeção de receitas e evita prejuízos;
  • interpreta a sazonalidade e compreende o comportamento do consumidor;
  • adianta o estoque de marketing em períodos promocionais;
  • organiza a cadeia de abastecimento e mobiliza fornecedores;
  • evita custos de armazenamento e super produção.

Quais são os impactos de efetuar as compras de suprimentos sem planejamento?

Apesar de a reposição de mercadorias ser considerada custo, em médio prazo, passará a lucro na previsibilidade de vendas. Contudo, caso o controle de estoque não seja pontual e constante, sempre haverá o risco de as informações sobre os itens existentes não coincidirem com o real e, assim, colocar em cheque o fluxo financeiro do caixa da empresa.

Essa falta de cuidado e de atenção com a previsão de demanda age negativamente no setor de compras, o que ocasiona problemas que interferem na cadeia de suprimentos, como:

  • estoque excedente ou insuficiente;
  • demanda imprecisa;
  • desperdício desnecessário.

Vimos, neste artigo, que, na execução da previsão de demanda, pode-se ter maior segurança na ordenação das estratégias, organizando as diretrizes que serão colocadas em práticas na execução da cadeia de abastecimento, principalmente quando executada com a ajuda de uma empresa especializada no assunto.

Gostou do tema abordado neste artigo e quer saber mais sobre os demais assuntos logísticos que também comentamos em nosso blog? Clique aqui e vá direto para a nossa página com mais temas incríveis!

Deixe um comentário