processos logísticos

Quais os processos logísticos importantes para um centro de distribuição?

Neste texto, falaremos sobre os principais processos logísticos de um centro de distribuição. Como parte fundamental para a organização e o bom andamento das etapas operacionais de armazenagem, esse local consegue acondicionar maiores quantidade e variedade de materiais e de produtos, facilitando o trabalho da gestão de distribuição das empresas.

Ou seja, as cargas armazenadas seguirão diferentes caminhos, pois os itens poderão ser destinados para as filiais das empresas, para os seus revendedores ou para os clientes finais. Os detalhes dessa instalação para a logística operacional das empresas estarão descritos neste conteúdo, assim como os seus benefícios. Continue a leitura e fique por dentro!

Centro de distribuição: a importância do funcionamento e a sua proposta

O centro de distribuição tem a principal função de receber, armazenar e distribuir os produtos em um mesmo local, maior do que os armazéns das empresas, com organização e ordem, a fim de que os processos logísticos sejam otimizados na logística de distribuição.

Seu propósito é manter a instalação para a execução dessas tarefas logísticas. Sua localização estratégica fica sempre próxima de rodovias, aeroportos e grandes centros urbanos, proporcionando uma grande estrutura física e permitindo a carga e descarga das mercadorias e o estacionamento dos veículos.

O grande diferencial para as empresas se destacarem perante os concorrentes do seu nicho é ter o auxílio de um centro de distribuição, por conta da agilidade de movimentar grandes quantidades de mercadorias.

Funcionamento do centro de distribuição

O centro de distribuição é um armazém de localização estratégica, que controla a entrada e a saída de mercadorias e de fornecedores, funcionando com muita importância para o sucesso logístico empresarial. Trazendo muitas vantagens para todas as etapas dos processos logísticos, centralizam os estoques, que também otimizam as operações de armazenamento e de distribuição.

Com relação à sua localização, tem a intenção principal de reduzir custos com combustível e frete, pois está próxima de pontos focais, evitando o tráfego intenso. Dessa forma, auxilia na gestão de estoque, fazendo com que a empresa tenha destaque no mercado com maior agilidade.

Principais processos logísticos para implementar no centro de distribuição

A logística de distribuição é responsável pela garantia da chegada da mercadoria correta até o cliente final, no prazo acordado e local estabelecido. Essa modalidade abrange processos logísticos operacionais estratégicos, os quais englobam a movimentação dos produtos até a chegada ao destino.

Da mesma forma que a pontualidade na entrega é um fator decisivo, a satisfação do cliente é pautada pela experiência que tem na relação comercial. Conheça quais são os principais processos logísticos de grande importância para os resultados em diversas operações.

Recebimento

Nesta etapa inicial, ocorre a descarga das mercadorias enviadas pelo fornecedor, as quais passam pela conferência, e depois a emissão das notas fiscais, com os respectivos dados lançados para a atualização do estoque, por meio de sistemas de gestão.

A organização é o ponto-chave neste momento, pois, quanto mais rigoroso for no início da recepção dos produtos, menos problemas, procedimentos com erros ou comunicação de trocas ocorrerão.

Movimentação

A movimentação da mercadoria no centro de distribuição dá-se de forma ordenada, direcionada aos seus respectivos locais de acondicionamento, com o auxílio de equipamentos auxiliares.

Faz-se necessário o manuseio atento para evitar avarias, para não impactar na eficiência operacional e nos custos logísticos. Sendo uma das etapas mais custosas do centro de distribuição, as empresas de logística estão investindo em tecnologia para a movimentação e o manuseio das mercadorias, gerando eficiência e qualidade para o negócio.

Armazenagem

Nesta etapa dos processos logísticos que acontecem em um centro de distribuição, ocorre a guarda temporária dos itens que serão despachados. Faz-se necessária uma gestão de estoque eficaz para evitar custos entre a oferta e a demanda. Estruturalmente falando, esta área conta com: estantes e raques, porta-pallets, drive-in e corredores sinalizados.

Picking

Esta etapa representa 60% dos custos dos processos logísticos de um centro de distribuição, pois abrange a retirada dos itens que aguardam no armazém para a separação conforme o pedido de venda, com o auxílio de técnicas de endereçamento que facilitam a tarefa. É essencial para que o relacionamento com o cliente tenha sucesso, no momento em que é realizado com eficiência, evitando a sua insatisfação.

Expedição

Esta última etapa dos processos logísticos do centro de distribuição realiza a verificação dos produtos que já foram separados, por meio do leitor de código de barras, o qual agiliza o procedimento e valida os pedidos para posterior emissão dos documentos necessários para a saída pelo cross-docking.

Principais vantagens em um centro de distribuição

No centro de distribuição, não se pensa apenas na localização estratégica e no local adequado para a guarda de itens, mas também no movimento operacional das empresas, que percebem o quanto agregam valor aos seus negócios comerciais.

Estoques centralizados

Fica muito mais prático o trabalho de receber as mercadorias para posteriormente distribuí-las, simplificando também as questões operacionais da logística de distribuição. Assim, o armazenamento se torna facilitado, com o controle único das atividades logísticas.

Localização planejada

A localização estratégica do centro de distribuição busca diferenciar e facilitar os trabalhos da empresa, pensando em detalhes que agilizam os processos logísticos. Vale considerar também os pontos estruturais e a infraestrutura para a escolha do local ideal pelo centro de distribuição, verificando os gastos e a manutenção do local.

Economia dos custos

O centro de distribuição proporciona economia em diversos momentos, como: consumo de combustível, aluguel de galpão, obras de manutenção e fretes mais baratos. A organização é muito importante para a manutenção dos volumes acondicionados, evitando desperdícios com compras desnecessárias.

Movimentação de mercadorias

A agilidade neste momento merece a atenção do gestor, pois o sucesso dependerá dolayout do centro de distribuição para a execução das tarefas operacionais.

Vimos, neste texto, que, no cotidiano operacional de um centro de distribuição, o gestor deve atentar para muitas tarefas nos processos logísticos, mantendo os itens organizados e a equipe coordenada para a garantia de que as mercadorias sejam despachadas sem atrasos nem avarias.

Quer saber mais sobre os nossos assuntos de logística? Assine a nossa newsletter e leia todos os nossos conteúdos!

Deixe um comentário