realidade aumentada na logística

Veja as aplicações e os benefícios da realidade aumentada na logística!

Talvez você se lembre ainda de como foi a febre quando Pokémon Go foi lançado. A possibilidade de encontrar os bichinhos virtuais na tela do celular, representados no nosso dia a dia nos lugares em que estamos, mostrou que a tecnologia de realidade aumentada estava chegando ao uso popular.

Desde então, muitas inovações vieram e foram aplicadas, sobretudo, na área comercial e empresarial. A logística é uma das que se beneficiam desses avanços. Por isso, não deixe de acompanhar de que forma é possível trazer isso para as suas atividades.

Por isso, preparamos um conteúdo imperdível que vai ajudá-lo a entender melhor como a realidade aumentada na logística tem sido aplicada e seus benefícios. Vamos juntos nessa? Boa leitura!

O que é a realidade aumentada?

A realidade aumentada é uma tecnologia que permite expandir nossa experiência com o mundo físico por meio de ferramentas focadas para esse fim (seja por meio da tela do smartphone, seja pelo uso de óculos específicos).

Ela difere da realidade virtual, na qual você não tem acesso ao mundo físico e real, vendo nos visores ou óculos um ambiente criado por computação gráfica. No caso da realidade aumentada, as ferramentas sobrepõem imagens virtuais na visualização do mundo físico, de forma que você possa interagir com elas.

Vamos a um exemplo prático! Quando você utiliza um óculos de realidade aumentada sobre um produto, o sensor pode ler um código presente ali e trazer informações extras que você acompanhará em sua frente, junto do produto. Ou seja, acrescenta-se uma nova experiência à sua visão do mundo físico.

Como ela vem sendo aplicada na logística?

A questão é: como ela se aplica, de fato, na logística? Separamos algumas de suas principais aplicações nessa área e como estão revolucionando processos tradicionais. Saiba mais a seguir.

Planejamento do layout do armazém

Que tal conseguir testar se o planejamento do layout de um armazém é, de fato, o melhor para o espaço disponível ou se terá problemas no uso diário? Com a realidade aumentada, é possível. Como as estruturas estão projetadas no ambiente real, por meio do uso de óculos de realidade aumentada, você consegue interagir com o ambiente e avaliar se é preciso realizar mudanças ou não.

Por exemplo, durante os testes, pode-se identificar que o espaçamento entre estantes pode estar inadequado para as atividades, o que pode prejudicar a eficiência das atividades de rotina. Com isso, as correções podem ser feitas antes de gerar custos e necessidade de fazer alterações.

Uso no picking

A realidade aumentada pode ser utilizada, também, para os processos depicking. Isso é importante, pois é possível reduzir, por meio da adesão dessa tecnologia nesse processo, os custos com a operação. Lembre-se de que essa atividade absorve, em média, entre 55% e 65% dos custos operacionais de um centro de distribuição.

Com isso, é possível deixar os profissionais com as “mãos livres” durante o processo e, assim, potencializar a eficácia deles, bem como reduzir os erros nas operações. Isso é feito com um óculos de realidade aumentada, que permite o registro de retirada dos itens, lendo o código de barras, sem que o colaborador precise ter um dispositivo em mãos para isso.

Quer ver como isso acontece na prática? Confira este vídeo de como a DHL implementou a realidade aumentada em seus processos internos e como isso pode ser altamente vantajoso para seu negócio.

Controle de estoque

Outra forma de utilizar a realidade aumentada é para ter um melhor controle de estoque em tempo real. Isso porque o uso dos sensores 3D permite notificar quando há faltas em paletes e notificar o problema. Os sensores nos óculos podem garantir o registro das informações em tempo real, sem a necessidade do registro manual.

Uso nos processos de entrega

Outro ponto da cadeia logística otimizado com o uso de realidade aumentada é a área de transportes. Por meio dessa tecnologia, é possível analisar se as rotas que os veículos devem percorrer são, de fato, as melhores e se é preciso mudar as que foram estabelecidas.

Outras formas de utilizar a realidade aumentada nos processos de transportes são:

  • controlar temperatura de cargas especiais que precisam de controle;
  • garantir menor gasto de combustível;
  • decidir sobre mudança de modais, quando necessário.

Quais são os benefícios da realidade aumentada?

Investir na realidade aumentada na logística pode trazer uma série de benefícios para a gestão nessa área. Por isso, vamos apontar as vantagens de investir na adoção dessa tecnologia nesse setor. Veja a seguir!

Maior precisão no planejamento

Como citamos no exemplo do projeto do armazém, com a realidade aumentada, você consegue ter uma visualização mais precisa no planejamento de ações logísticas. Com isso, é possível minimizar chances de falhas, antes que se invista na adoção de algumas medidas, e garantir melhores resultados para o seu negócio.

Exatidão nas informações

Quando as informações estão disponíveis rapidamente na frente do usuário da realidade aumentada, permitindo interação com elas, é possível ter uma maior precisão nas informações presentes.

Por exemplo, para ter uma atualização precisa do inventário, nesse caso, basta que o profissional percorra o armazém com o uso de óculos de realidade aumentada. A partir disso, os dados já são atualizados automaticamente, pois os óculos identificam as informações dos itens presentes e os enviam a um software de gestão de estoque. Muito prático!

Maior eficácia nas atividades

Muitas ações podem ser realizadas sem a necessidade de intervenção direta do colaborador, o que garante maior agilidade em muitas ações no dia a dia. Com isso, é possível garantir, inclusive, entregas mais ágeis e uma maior satisfação do cliente. 

Redução de erros

A automação proporcionada pelas atividades mediadas pela tecnologia de realidade aumentada permite minimizar falhas e, assim, garantir melhores resultados.

A realidade aumentada na logística é cada vez mais uma tendência e o futuro do setor. Por isso, não deixe de pesquisar mais sobre ela para implementar em seu negócio.

Gostou deste conteúdo? Quer mais dicas importantes para o setor logístico? Siga nosso perfil no Facebook, Instagram e LinkedIn e não perca nossos conteúdos.

Deixe um comentário