realidade virtual

Realidade virtual na logística: saiba o que é e como funciona

A realidade virtual chegou para ficar na logística e possibilita novos recursos para melhorar o setor. Diante de uma série de dados, obrigações e processos que envolvem o serviço realizado que acabam sobrecarregando os envolvidos, o uso da tecnologia ajuda a tomar boas decisões.

Isso porque, ao criar uma simulação com o transporte de cargas, por exemplo, o gestor consegue identificar possíveis falhas ao mesmo tempo em que já analisa o que vale a pena investir. Tudo acontece de maneira prática, apenas com a combinação do mundo virtual com o real e uma grande cartela de possibilidades.

Quer saber mais? Vamos mostrar como a realidade virtual se aplica na logística e tirar suas principais dúvidas. Acompanhe!

O que é a realidade virtual?

Ao lidar diariamente com os desafios da logística, tornou-se comum deparar-se com a implementação da realidade virtual em soluções estratégicas. Mesmo que algumas de suas funções pareçam coisa de filme, a verdade é que tudo se encaixa perfeitamente no ambiente corporativo em busca de otimizar os processos.

Na prática, a realidade virtual pode ser classificada como um ambiente criado por meio de computadores, para que os usuários se sintam inseridos em objetos e cenas em 3D. Essa percepção permite a interação com o ambiente virtual enquanto a tecnologia induz efeitos visuais conforme as particularidades de cada sistema.

Assim, conforme avança em diferentes setores, a realidade virtual apresenta novas facilidades. Uma das principais variações é o uso de diversas bases de displays estereoscópicos, que são os meios com os quais as pessoas entram em contato com esse mundo virtual. Entre os principais, estão os óculos especiais, chamados de headsets, que permitem, até mesmo, a imersão simulada no aprendizado de cirurgias ou treinamentos esportivos.

Realidade aumentada

Uma questão que costuma causar muitas dúvidas é a diferença entre realidade virtual e realidade aumentada. Saiba que, para entender sua inserção na logística e na automação industrial de modo geral, torna-se muito importante entender cada uma delas.

Enquanto a realidade virtual insere o usuário no ambiente simulado por computador, a aumentada faz com que os objetos sejam colocados de maneira ampliada em nosso próprio mundo. Tudo o que aparece, aqui, está em um ambiente real, e a tecnologia faz com que você veja em detalhes em uma perspectiva virtual.

Vale ressaltar que existe uma mistura das duas, que é conhecida como realidade mista. Essa tecnologia híbrida traz a visualização de objetos virtuais em ambientes reais e constrói a percepção de que físico e virtual não apresentam distinção.

Como a realidade virtual é utilizada na logística?

Com base na tecnologia, os processos são mais otimizados por compreender realmente o que o consumidor deseja, criar uma excelência de serviços e ainda reduzir os custos das atividades. Sem contar que também é capaz de tornar a compra muito mais segura e uma experiência mais completa, por conseguir uma perspectiva mais detalhada.

Além disso, uma das principais funcionalidades da realidade virtual na logística envolve a parte de treinamentos e avaliação de desempenho. Afinal de contas, vários dos prejuízos e das falhas envolvidas nos processos são decorrentes de colaboradores que não sabem exatamente quais são as funções e tomam decisões incorretas. Com o uso dos óculos VR, por exemplo, é possível criar imersão em ambientes digitais que simulem, na prática, as atividades que o time de funcionários deve executar e seus principais desafios.

Veja, a seguir, outras formas de aplicar a realidade virtual na logística!

Planejamento do armazém

No cenário atual da logística, os locais de armazenamento deixaram de ser apenas espaços responsáveis por guardar o estoque. Entre as mais variadas funções que foram adicionadas, estão inserção de rótulos, reparos e montagem de kits. Para que consiga dar conta de todas essas mudanças e evoluções, o armazém precisa passar por transformações.

É aí que entra a realidade virtual para planejar esses processos e adaptações do layout com criações a partir de imersão no universo digital. Com as sobreposições a partir do ambiente real, torna-se mais simples tomar decisões somente quando todos estiverem certos sobre o que realmente será funcional na hora de solucionar os problemas.

Carregamento de veículos

O carregamento de veículos no transporte de cargas é uma das questões mais desafiadoras no planejamento logístico. Dessa forma, tanto a realidade virtual quanto a aumentada possuem um papel importante na otimização do trabalho e na redução de perdas.

Essa etapa do serviço precisa considerar peso, tamanho da embalagem, posicionamento do veículo e destino para qual cada item será direcionado. Assim, com o auxílio de um ambiente virtual, é possível testar diferentes cenários e soluções como as instruções mais seguras no manuseio do carregamento.

A grande vantagem é que, com a perspectiva virtual extremamente fiel aos dados reais, o gestor consegue criar um cronograma exato e lidar de maneira muito mais preparada com os imprevistos. Sem contar a possibilidade de calcular gastos com foco em reduzir custos ao mesmo tempo que eleva a qualidade do serviço.

Manuseio de carga internacional

Com o auxílio desse tipo de tecnologia, um profissional da área consegue padronizar os processos internos para cumprir as exigências dos órgãos fiscalizadores e acelerar todas as etapas burocráticas envolvidas.

Controle de estoque

No controle de estoque, a tecnologia faz diferença na otimização dos processos e no cálculo prático da quantidade de produtos. Além disso, também existe a possibilidade de ter dados atualizados sobre as entradas e saídas para controle interno. Um dos principais diferenciais é que o uso de óculos com imagens em 3D consegue mostrar o destino de cada lote de maneira separada.

Pronto! Agora ficou claro como a realidade virtual é decisiva no crescimento da empresa e na otimização de processos. Um dos principais exemplos do uso dessa tecnologia no mercado é a TPC Logística Inteligente, que conta com opções de última geração. Em um serviço exclusivo, você consegue visualizar como serão as futuras instalações por meio de um tour virtual repleto de detalhes.

Gostou das informações do artigo? Então, leia também sobre o uso da inteligência artificial na logística e a revolução ocasionada.

Deixe um comentário