roi wms

O que é ROI WMS e como calculá-lo? Confira!

Todo investimento realizado para melhorias em um determinado setor sempre esbarra em uma pergunta importante: de que forma isso traz retorno para o negócio? Afinal, toda melhoria precisa trazer algum tipo de benefício, seja direto ou indireto, para recuperar o valor investido.

O Warehouse Management System (WMS) é um sistema essencial para os setores logísticos e ajuda em uma melhor gestão de armazéns. Contudo, é importante que você verifique se a adoção desse sistema realmente trouxe o retorno esperado ou se é preciso, ainda, realizar mudanças para potencializar os resultados.

Isso pode ser mensurado por meio do ROI WMS. Vamos explicar melhor sobre ele a seguir. Boa leitura!

O que é o ROI WMS?

Comecemos explicando melhor o conceito de ROI. Ele diz respeito à métrica “Retorno Sobre o Investimento” (Return Over Investment), que é utilizada para calcular se uma determinada ação para melhoria do negócio trouxe retorno, avaliando se a mudança proporcionou lucro ou prejuízo no período de tempo analisado.

O ROI WMS, portanto, mostra se os investimentos realizados para a adoção do sistema WMS trouxeram lucros para a empresa. Se esse retorno estiver demorando para ocorrer, indica a necessidade de fazer alterações para acelerar esse processo.

Ainda, se o sistema não trouxer o retorno esperado, pode ser importante avaliar se, de fato, aquela solução é a melhor para sua empresa. Se a respostar for negativa, o melhor seria realizar uma alteração e escolher outro fornecedor, mais adequado à realidade do negócio.

Ou seja, o ROI WMS levanta uma série de questões importantes. Mas vamos entender melhor sobre o assunto no próximo tópico.

Por que é importante calcular o ROI WMS?

O ROI WMS tem um papel relevante no setor logístico. Em primeiro lugar, ele é um instrumento para justificar ao setor financeiro a importância daquele investimento para a melhoria da gestão de armazéns.

Isso pode ser feito por meio de projeção. Por exemplo, ao planejar a solicitação de aquisição de um sistema WMS, o responsável pode projetar o provável ROI (de forma objetiva), mostrando em quanto tempo a empresa terá o retorno sobre o investimento e, assim, gerando uma maior facilidade para obter a melhoria esperada.

Lembre-se de que o setor financeiro está sempre em busca de otimizar gastos e, portanto, todo investimento precisa indicar que, de fato, tem potencial para superar o valor dispendido. Então, seja estratégico e faça essa projeção, para facilitar a obtenção do “sim”.

Para além disso, o ROI WMS pode indicar o potencial da solução em longo prazo. Por exemplo, se ela conseguiu entregar um retorno sobre o valor aplicado razoavelmente rápido, pode impactar consideravelmente, também, a rentabilidade, trazendo benefícios para o faturamento do negócio, bem como reduzindo custos ao longo do tempo.

Outro ponto é que o ROI WMS permite analisar se há necessidade de reduzir mais custos logísticos para maximizar o retorno mais rapidamente. Mas isso só é possível com a métrica em mãos. Sem essa informação, é difícil fazer essa análise de forma precisa.

Como calcular o ROI WMS?

Ok, mas como calcular de forma prática o ROI WMS? A fórmula é semelhante ao cálculo do ROI tradicional:

ROI = (lucro – custo) ÷ custo

Contudo, nesse caso, é preciso ter atenção, pois a mensuração do retorno pode ser indireta, ou seja, não será sentida diretamente. Para isso, é importante fazer uma pesquisa sobre os eventuais pontos que podem ser levantados como forma de apontar o retorno sobre o investimento. Eles podem ser classificados em três categorias:

  • intangível: aqui está uma das partes mais difíceis de mensurar, pois são questões que não refletem diretamente na lucratividade da empresa, mas indiretamente potencializam sim esse ponto. Por exemplo, a redução de erros no armazenamento permite aumentar a produtividade, gerando mais atividades realizadas em menos tempo;
  • tangível: aqui temos os elementos que podem ser mensurados diretamente por meio de métricas mais precisas e, com isso, é possível incluí-los mais facilmente na consideração do cálculo. Por exemplo, podem entrar questões como custos reduzidos, precisão na realização de pedidos, aumento do ticket médio por parte do cliente, redução de perdas nos armazéns, entre outros;
  • suporte: algumas métricas dentro da análise do retorno do WMS podem ter barreiras borradas, ou seja, você não consegue analisar precisamente se são tangíveis, intangíveis ou se vieram, de fato, da adoção da solução. Por exemplo, o WMS pode ajudar a evitar o descumprimento de questões regulatórias (tais como as regras de armazenagem de medicamentos) e as multas, o que poderia impactar a lucratividade da empresa e, portanto, não deixa de ser um retorno para o negócio.

Por que adotar o WMS em sua empresa?

Um sistema WMS pode ser um importante aliado da gestão logística da sua empresa. Vamos apontar a seguir suas principais vantagens:

  • ajuda na organização dos armazéns, permitindo encontrar os itens mais rapidamente;
  • agiliza os processos de separações de itens no dia a dia (picking mais ágil);
  • permite maior controle dos prazos de validade dos itens;
  • otimiza a gestão de clientes e fornecedores;
  • ajuda na automatização de processos internos;
  • reduz custos logísticos;
  • reduz erros humanos que podem acontecer em seu negócio;
  • reduz o tempo operacional;
  • evita perdas e avarias de itens no armazém;
  • proporciona uma melhor experiência para o cliente;
  • permite trazer estratégias diferenciadas para o negócio;
  • adota medidas de tecnologia na logística;
  • garante maior fidelização do cliente;
  • melhora a imagem da empresa no mercado.

Dessa forma, contar com um bom sistema WMS é fundamental, mas mais do que isso: é necessário escolher aquele que trará os melhores resultados e, ao mesmo tempo, proporcionará o ROI no tempo esperado, a fim de que o negócio não fique no prejuízo. Com isso, é possível avaliar, também, se você fez a escolha adequada para o seu negócio.

Portanto, ao adotar um sistema desse tipo para sua empresa, não deixe de fazer o cálculo do ROI WMS, a partir das nossas dicas. Isso será fundamental para avaliar os resultados ao longo do tempo.

Gostou deste conteúdo? Então siga nossos perfis no Facebook, Instagram e LinkedIn e não perca nossas dicas e posts!

Deixe um comentário