sistema cantilever

Sistema cantilever: como funciona e quais os benefícios? Descubra agora!

O sistema cantilever é famoso por sua eficiência e versatilidade no armazenamento. Com uma composição simples e durável, esse tipo de método se encaixa em empresas que precisam de praticidade no dia a dia, pois não exige equipamentos especiais para realizar o manuseio.

Aqui o sistema de estoque pode ter grandes volumes, itens com pesos variados e ainda conseguir uma expansão rápida conforme as necessidades de adaptação surgirem. Entretanto, essa opção exige uma análise minuciosa para saber se realmente é a mais indicada para os seus produtos.

Quer saber mais? Vamos mostrar o que é o sistema cantilever e como colocá-lo em prática. Acompanhe

Entenda o que é o sistema cantilever

Quem lida com armazenagem na logística sabe que encontrar o sistema ideal para sua operação é fundamental para agilizar os processos e ter os melhores resultados. O sistema cantilever, na prática, é muito usado em empresas que possuem produtos longos ou com largura de dimensões variáveis. Entre os principais exemplos estão perfis estruturais e tubos de plástico.

Trata-se de estruturas formadas por vigas, com funções que se assemelham a braços em diversas variações de níveis. Em uma configuração bem ampla, o visual final tem o aspecto de uma estante. Assim, o sistema é formato por bases, colunas e vigas que armazenam as mercadorias.

As colunas são fixadas na base, e isso traz uma sustentação à estrutura, que fica mais resistente e duradoura. Cada detalhe, aqui, é pensado a partir de critérios rigorosos que envolvem as dimensões do sistema, com fabricação em aço estrutural em colunas oferecidas de forma personalizada aos diferentes tipos de armazenagem usados na indústria.

Já a distância entre as colunas também é calculada conforme as características das mercadorias e embalagens que serão armazenadas. Ela é determinada pelo peso do material armazenado. Caso seja necessário uma segurança adicional, os acessórios de contenção ficam responsáveis pelo reforço na estrutura de preservação interna. Além disso, braços situados apenas de um lado da coluna ou de ambos podem ser uma possibilidade.

Simplicidade

De maneira geral, a composição do sistema cantilever é considerada relativamente simples. No entanto, não deixa de ter grande eficiência conforme as necessidades de armazenamento. Em resumo, ele é composto apenas por base, consolas que envolvem os braços de sustentação, vigas e detentor. Outra vantagem muito significativa, aqui, é a possibilidade autoportante do sistema.

Isso indica que ele não exige, diferentemente de outros sistemas, apoio em pilares ou paredes, o que ajuda bastante no manuseio dos produtos no armazém e no desenvolvimento de estratégias segmentadas pelos gestores. Na rotina diária de trabalho, oferece estruturas verticais e horizontais, e isso faz muita diferença dentro da realidade dos processos em que o cantilever pode ser incluído.

Versatilidade

Conforme a exposição no processo de armazenagem, o sistema pode ser alterado sem limitações, para suportar mais mercadorias em todos os lados. Esse é um importante diferencial em empresas que lidam com alto volume de entradas e saídas e precisam com frequência de um plano B na hora de aproveitar o espaço da melhor maneira possível.

Além de otimizar os processos internos e trazer mais qualidade na padronização de soluções, usar esse sistema considera ainda questões como o piso e o nivelamento nas operações em longo prazo. Como é desenvolvido com materiais de alta qualidade, costuma ser bem resistente e sustenta as mais diversas cargas com versatilidade, de maneira uniforme e extremamente prática.

Conheça as principais vantagens

Além de trazer mais qualidade ao armazenamento de peças longas (canos de PVC, peças de madeira e barras de ferro), esse sistema preserva a integridade da mercadoria de forma diferenciada por meio das estruturas em consolas. Em função disso, os operadores também se sentem muito mais seguros na hora de desempenhar as funções, e as entradas e saídas são feitas em um manuseio previamente calculado.

Sem a necessidade de ter equipamentos especiais, essa dinâmica é simples e descomplicada. O fácil acesso até a carga estocada também se destaca no dia a dia e reduz custos decorrentes de perdas causadas por erros operacionais nessa etapa. Com a possibilidade de acesso rápido, qualquer chance de dano aos produtos é identificada rapidamente, antes que ganhe grandes proporções.

Montagem e desmontagem

O processo de montagem e desmontagem do sistema cantilever é muito simples. A possibilidade de alterar a posição dos braços na estrutura traz um cenário bem dinâmico e ágil, o que é bastante vantajoso para a tomada de decisões, pois o responsável pela tarefa pode fazer as modificações sempre que tiver determinadas demandas de cargas.

Dimensões diferenciadas

Guardar itens no mesmo local com dimensões diferenciadas pode ser um verdadeiro desafio. No entanto, com o sistema cantilever, o armazém consegue ser otimizado para armazenar grandes variedades de estruturas e alterar as posições de acordo com os itens inseridos e suas características predominantes.

Cada projeto acontece de maneira específica, já que a posição pode ser direcionada conforme os objetos a serem armazenados. Assim, cada projeto é desenvolvido de maneira muito particular, seguindo os objetivos e as necessidades de manuseio da logística interna da empresa. O sistema, de modo geral, tem a altura de 2,5 metros a 8 metros, com inúmeras opções de acabamentos. No entanto, caso a armazenagem fique em local aberto, é indicado usar um acabamento galvanizado com foco em durabilidade.

Instalação do sistema cantilever

A instalação do sistema costuma ser bastante segura dentro do armazém das empresas. O mais importante é ter atenção especial ao piso e ao nivelamento e verificar o peso dos produtos que serão transportados, a necessidade de movimentação, o tamanho das peças e o fluxo interno de transporte.

É essencial desenvolver um projeto específico para a instalação do sistema conforme o trabalho da empresa e as características de armazenamento. O que funcionou em uma situação não é uma regra, e tudo sempre deve ser desenvolvido do zero para garantir o máximo de segurança possível.

Agora ficou claro como o sistema cantilever funciona e quais são as suas principais indicações dentro das necessidades de armazenamento. Com a dinâmica ideal para as cargas da empresa, fica simples eliminar etapas falhas, preservar os itens e criar soluções cada vez mais personalizadas diante da complexidade do trabalho realizado.

Gostou das informações do artigo? Então veja também como realizar a armazenagem de mercadoria em estoque.

Deixe um comentário