slotting

Afinal, o que é e como funciona o slotting? Entenda!

Já parou pra pensar em quanto tempo você perde procurando coisas? Se você acha que desperdiça muito tempo, imagine uma empresa com milhares de produtos no seu estoque! Por esse motivo, é preciso criar estratégias para manter a organização e a produtividade. E para isso existe o slotting.

O metro quadrado cada vez mais valorizado e o aumento do mix de produtos obrigaram as empresas a otimizar o uso do espaço com estruturas verticalizadas, picking fracionado e outras estratégias. Essa evolução trouxe consigo um grande desafio: como otimizar o armazenamento sem perder a produtividade?

Neste artigo, você descobrirá o que é e como funciona o slotting, os benefícios de aplicar essa estratégia e, claro, as melhores práticas para você implementar agora. Pronto para elevar o patamar da sua central de distribuição (CD)? Então continue a leitura!

O que é slotting?

Trata-se de uma estratégia que tem por objetivo otimizar o espaço de uma área de armazenagem. Para isso, conta com ferramentas e metodologias que devem ser aplicadas em todo o processo de armazenamento, desde o recebimento dos produtos até a preparação e a reposição.

A sua aplicação permite, por exemplo:

  • agrupar produtos semelhantes (embalagem, peso, volume etc.);
  • criar um sequenciamento eficiente de endereçamento;
  • ajustar o armazenamento de acordo com a sazonalidade;
  • entender a rotatividade de cada produto, entre outros fatores.

Como funciona o slotting?

Para funcionar de forma adequada, o primeiro passo é definir um dono para o processo. Geralmente, o gerente de logística é o responsável por definir a estratégia de endereçamento dos produtos.

O passo seguinte é contar com um sistema de gerenciamento de estoque eficiente, sendo o WMS o mais adequado para gerir o armazém. Esse sistema deve contar com formas práticas de identificar, rastrear e movimentar as mercadorias, além de poder ser acessado por toda a equipe por equipamentos como coletores ou outros mais modernos, como por luz, óculos ou voz.

Por fim, é a hora de definir o endereço (rua, posição e altura) de cada mercadoria mediante a estratégia escolhida. Vale salientar que várias estratégias diferentes podem ser adotadas para diferentes grupos de produtos.

Quais os benefícios?

Agora que você já sabe o que é e como funciona o slotting, vejamos os principais benefícios de aplicar essa estratégia. Confira abaixo!

Otimização de espaço

Segundo dados da Fundação Getúlio Vargas, o IGP-M acumula alta de 10,70% nos últimos 12 meses, enquanto o INCC acumula alta de 11,59% nesse mesmo período. Esses são os índices mais utilizados nos contratos de locação, e essa visão deixa claro o quanto é preciso otimizar o espaço.

Com uma gestão eficiente dos itens, é possível aumentar o mix de produtos e, ao mesmo tempo, aumentar o giro do estoque e minimizar o desperdício, otimizando a área de armazenagem e  reduzindo os custos de locação.

Produtividade

Um dos princípios básicos que aprendemos na escola é que a menor distância entre dois pontos é uma reta. Mas o que a matemática tem a ver com o slotting? Embora não pareça, tem tudo a ver. Quanto mais obstáculos ou rotas tiver o processo de picking, menos produtivo ele será.

Dessa forma, quando você organiza o estoque de forma a diminuir a movimentação no picking e o retrabalho no processo de conferência e otimização da carga, consegue fazer mais em menos tempo.

Rastreabilidade

Já parou para pensar na complexidade de trabalhar com milhares de produtos diferentes, centenas ou até milhares de colaboradores, vários turnos e processos distintos rodando ao mesmo tempo? Agora imagine tudo isso sem ter como fazer um rastreamento?

A facilidade de rastreio é sem dúvidas um dos maiores benefícios gerados por essa estratégia.

Melhoria de fluxo

Muitas vezes, quando falamos de estratégias ou processos, as pessoas acham que isso tende a “engessar” o fluxo. Com o slotting, é justamente o contrário. O seu objetivo é permitir o fluxo contínuo e harmônico de pessoas e máquinas. E, para funcionar de modo correto, é preciso analisar e ajustar tudo continuamente.

Como aplicar o slotting e potencializar o estoque?

Neste ponto, você já deve ter entendido o quão importante é essa estratégia para a gestão do armazém. Agora você pode estar se perguntando: como fazer isso? Para ajudá-lo a ter essa resposta, logo abaixo encontram-se os principais fatores que você deve considerar para determinar a melhor localização para os seus produtos. Confira:

  • agrupe por características: agrupe itens por peso, volume e seção. Por exemplo, um produto de limpeza não pode estar junto de alimentos, produtos leves não devem estar antes de produtos pesados ou produtos pesados não podem estar em um nível superior enquanto os leves estão na parte inferior;
  • analise o volume de saídas: produtos de alta demanda devem estar localizados mais próximos da área de expedição, facilitando o seu escoamento;
  • analise número de visitas ao picking: um erro comum que as pessoas cometem é analisar apenas o volume de saída sem considerar o número de visitas ao picking. Isso é um erro, porque um item pode ter um grande volume de saída de pallets completos, enquanto tem uma demanda pequena de separação fracionada. Por esse motivo, é importante levar em conta também os produtos que são mais visitados em quantidade menores;
  • leve em conta a sazonalidade: alguns produtos têm baixa demanda no ano inteiro, mas em determinados períodos têm um salto. Um exemplo clássico é o vinho no período da Páscoa ou espumantes no final do ano;
  • fique de olho na validade ou lote: não basta ter os produtos mais próximos, é preciso respeitar o sistema de gerenciamento adotado para controlar a entrada e a saída (FIFO, FEFO etc.). Caso contrário, você pode reduzir o tempo de separação, mas gerar um grande prejuízo com produtos vencidos;
  • utilize os equipamentos adequados: a maioria das operações exigem os mesmos equipamentos, mas algumas serão mais produtivas se forem usados equipamentos específicos. Por exemplo, não será interessante usar uma empilhadeira para separar tintas de cabelo ou alicate de unha. Da mesma forma que não será produtivo usar uma paleteira manual para separar pallets de feijão que pesam 900 quilos cada;
  • conte com a tecnologia: já imaginou ter que fazer todos os passos acima no papel ou em uma planilha? Muitos sistemas já contam com módulos de slotting que tornarão o processo de criação, ajustes e manutenção muito mais simples e fácil de gerenciar.

Neste artigo, você aprendeu o que é e como funciona o slotting. Também descobriu os seus principais benefícios, como produtividade, rastreabilidade e melhoria de fluxo. Viu ainda alguns passos para colocá-lo em prática no seu armazém.

Você já conhecia essa estratégia ou foi uma descoberta para você? Acha que faltou algum ponto importante ou ficou com alguma dúvida? Comente abaixo!

Deixe um comentário