cosmeticos

Conheça as soluções da TPC para a indústria de cosméticos

Seja via importação, seja para a revenda de produtos nacionais, a indústria de cosméticos é um dos setores que mais cresceu nos últimos anos. Mesmo em tempo de crise, ela tem se mostrado resistente e com expectativas promissoras para os próximos meses. Para se ter uma ideia melhor, o setor de cosmético cresceu cerca de 60% durante a quarentena, mesmo que muitas empresas temessem uma queda nas vendas, por conta do aumento do trabalho home office e do isolamento social.

No entanto, apesar desse crescimento inesperado durante a crise, da mudanças de hábitos e de consumidores ainda mais exigentes, muitas empresas precisaram rever suas estratégias de vendas e, principalmente, reconsiderar suas capacidades logísticas para conseguir atender a essas demandas.

Por isso, confira as dicas e informações úteis sobre como a TPC, especialista em soluções de supply chain e distribuição, pode ter a estratégia perfeita para o seu negócio de cosméticos. Siga acompanhando a leitura e saiba mais!

Previsões e desafios da indústria de cosméticos

É fato que a indústria de cosméticos engloba inúmeras oportunidades no Brasil e que há um mercado infinito a ser explorado nesse meio. No entanto, o grande desafio desse setor não é encontrar um bom fornecedor de produtos ou elaborar uma marca competitiva. Ele diz respeito à questão operacional e logística, que permita ao seu negócio se tornar mais eficiente e com uma gestão muito melhor de custos.

Com isso, ainda que o setor se mantenha aquecido, tornar a sua marca realmente competitiva e conseguir proporcionar experiências positivas aos seus consumidores dependem de estratégias muito além de perfumes, cremes, esmaltes ou qualquer outro produto cosmético. É preciso tecnologia e infraestrutura logística.

Além dessa questão operacional, a indústria de cosméticos passa por uma transformação em relação a mudanças de hábitos dos consumidores. Em primeiro lugar, o consumo online ganhou força com o isolamento social, e estar pronto para atender às demandas de um Full Commerce também requer muito planejamento e capacidade.

Os itens de consumo no setor tiveram variações exponenciais, como é o caso do batom, que apresentou queda significativa, provavelmente pelo uso de máscaras. No entanto, por outro lado, shampoos, esmaltes, tintas para cabelos,  e lápis de olho são alguns exemplos que ganham mais atenção nos dias atuais. O fato é que ainda pode ser difícil prever, em números exatos, quais serão as tendências e previsões do setor de cosméticos no futuro pós-pandemia. No entanto, o que o mercado tem mostrado é que, mesmo em tempos de crise, a indústria se mostrou em crescimento e necessidades diferentes de adaptação para as empresas.

Soluções da TPC Logística Inteligente para a indústria de cosméticos

Tendo em vista essas mudanças e os avanços do setor de cosméticos nos últimos meses, cabe a cada profissional ou às empresas que atuam no ramo entenderem melhor essas necessidades e buscarem soluções e estratégias viáveis para se manterem competitivos e inovadores.

Em relação à logística e ao supply chain, a TPC propõe inúmeras soluções, baseadas na infraestrutura, capacitação e tecnologia que a empresa detém no mercado.

Para entender melhor quais são esses diferenciais da empresa, destacamos alguns serviços os quais a TPC realiza para os seus clientes do segmento de cosméticos, por meio de um processo completo e inteligente de integração logística. Confira!

Armazenagem eficiente

Se sua empresa busca soluções de armazenagem para cosméticos, a TPC oferece a estrutura ideal para seus produtos e com uma gestão completa para o supply chain. Ao todo, são mais de 850 mil m² de área de armazenagem e centros de distribuição altamente equipados e capacitados de forma estratégica para garantir a integridade de seus itens e a agilidade para suas entregas.

Com galpões compartilhados, sua empresa ganha economia e flexibilidade para a gestão de estoque, garante mais eficiência e praticidade por meio de tecnologias adequadas, como o sistema WMS, e conta com uma vasta rede de distribuição no Brasil.

Inventários

A TPC se compromete a gerir todo o estoque de sua indústria de cosméticos, baseando-se em métodos e tecnologias de gestão avançada. Entre os serviços, inventários completos, tanto cíclicos, como W2W, são realizados pelo operador logístico, garantindo total segurança, controle e redução de custos para seus produtos.

Transportes inteligentes

Além das soluções em armazenagem, a TPC conta com uma completa rede logística para a distribuição de seus cosméticos, com veículos altamente equipados, monitorados em tempo real, motoristas capacitados e tecnologia de ponta para o gerenciamento de suas cargas. Fora as entregas, a empresa assegura total infraestrutura e processos dedicados à logística reversa, para atender, de forma simples e prática, às demandas de devoluções, recusas ou problemas com as cargas.

Tecnologia de ponta

Não se preocupe em cobrar previsões, rastrear pedidos ou buscar entregas atrasadas. A TPC disponibiliza a todos os seus clientes tecnologia de ponta com inteligência artificial, para que os mesmos tenham controle total de suas demandas. Por meio de uma plataforma web One Stop Shop, você terá gestão total de toda a cadeia de suprimentos, poderá monitorar as entregas em tempo real, receber comunicações automáticas a cada etapa concluída e integrar todos os agentes envolvidos, com armazéns, transportadoras, equipes etc.

Equipes capacitadas

Além das soluções operacionais, a TPC oferece serviços estratégicos que otimizam a sua gestão e dão suporte completo para as suas operações. É o caso da disponibilidade de equipes dedicadas, profissionais especializados e despachantes aduaneiros, para as transações internacionais.

Integração logística

Por fim, a TPC oferece soluções completas que resumem a integração logística que toda indústria de cosmético precisa. A partir desse objetivo, sua empresa consegue centralizar toda a cadeia de suprimentos em um único operador, otimizando, assim, a comunicação, os custos e as operações em si, desde a armazenagem até a entrega na porta de seu consumidor.

Essas são algumas das soluções específicas que a TPC pode oferecer à indústria de cosméticos, a fim de tornar a sua empresa uma referência de qualidade logística, e, consequentemente, proporcionar experiências mais positivas e eficientes para as entregas de seus clientes.

Se você já atua na indústria de cosméticos ou pretende embarcar em um dos setores que mais cresce nos últimos anos, não deixe de contar com a expertise e as tecnologias de quem é especializado no assunto. Converse agora com um de nossos especialistas e conheça nossas soluções.

Deixe um comentário