empresas de óleo e gás

Como as soluções TPC podem ajudar empresas de Óleo & Gás

Em qualquer ramo de atuação existem desafios que precisam ser superados, a fim de alcançar os melhores resultados possíveis. Com empresas de óleo e gás, não é diferente. É preciso identificar as maiores dificuldades e encontrar meios de otimizar a cadeia de suprimentos.

Nesse sentido, contar com um bom parceiro de negócios é fundamental para que isso seja possível. Convidamos Manoel Júnior, Gerente de Segmento Óleo, Gás e Petroquímico da TPC, para conversar sobre o tema e esclarecer alguns pontos importantes sobre o assunto. Confira!

Os principais desafios de cadeia logística em empresas de óleo e gás

Manoel começa explicando que “o Brasil vive um dos períodos mais desafiadores da história do segmento de óleo e gás. É importante salientar que passamos por uma crise sem precedentes, com barris de petróleo sendo vendidos a valores bem abaixo dos praticados anteriormente”.

Esse novo cenário que vem se desenhando exige que as empresas de óleo e gás se adaptem rapidamente. Isso pode ser feito por meio de tecnologia, inovação ou qualificação dos profissionais envolvidos (direta e indiretamente no segmento).

Também não podemos deixar de citar investimentos em melhores ativos, levando em consideração um maior potencial em rentabilidade, para se manterem competitivas nos momentos de crise que vive o mundo.

“A cada dia, a frase ‘produzir mais com menos’ vem sendo mais falada entre as empresas que prestam serviços no segmento de óleo e gás. Uma das soluções encontradas é reduzir, com prudência, os custos operacionais. O objetivo é manter a qualidade da prestação dos serviços e tornar o negócio financeiramente viável”, afirma o gerente.

Manoel continua: “o Brasil tem um potencial enorme, pois, em Búzios, litoral do Rio de Janeiro, encontra-se o maior campo de extração de petróleo em águas profundas do mundo e com condições de gerar um valor enorme para o nosso país”.

Trata-se de uma luz no fim do túnel, que já responde por mais de 20% da produção atual e marca uma nova era para o desenvolvimento do pré-sal.

Os impactos que esses desafios podem trazer quando não são resolvidos

Em meados de abril de 2020, as cotações do setor de óleo e gás começaram a indicar a possibilidade de engatar uma recuperação internacional. Com retomada das atividades econômicas em vários países, aliada aos novos cortes de produção, a expectativa é de aumento do consumo — o que levaria ao aumento de preços.

Todavia, considerando o curto e médio prazo, a tendência é a de que os preços continuem com oscilações. “É importante reforçar que o Brasil precisa investir em melhorias. Só assim é possível atrair mais investimentos para as empresas de óleo e gás”, destaca Manoel.

Com isso, novas tendências vão surgindo, como:

  • verticalização das empresas de petróleo;
  • consolidação das grandes organizações;
  • aumento das fusões e aquisições entre as empresas do setor;
  • espaço aberto para as pequenas empresas em nichos mais específicos.

A tecnologia, a inovação e a qualificação dos profissionais são três pontos fundamentais para integrar novos negócios com os investimentos em biocombustíveis e a utilização de gás natural com o objetivo de gerar energia elétrica — oriundos de fontes renováveis.

“De certa forma, podemos dizer que a verticalização esteve sempre presente nas empresas de óleo e gás. O que vai mudando com o passar do tempo é a forma, o tamanho e o grau com que esse movimento acontece”, comenta o gerente.

A TPC e suas soluções para empresas de óleo e gás

Manoel explica que “a TPC está sempre em busca de soluções diferenciadas, que atendam às necessidades de um mercado cada vez mais exigente. Para se manter à frente da concorrência, é fundamental conhecer os desafios, as promessas para o setor de logística e, principalmente, a direção política e econômica para o segmento de óleo e gás”.

Então, para que seja possível atender aos clientes — com o nível de exigência característico do setor — a TPC conta com uma estrutura comercial bem robusta. Ela busca entender quais são as maiores necessidades e dificuldades dentro das tendências para a logística no Brasil.

“Entendemos que a tecnologia é um excelente aliado para o sucesso dos negócios, pois a melhor maneira de levantar informações é com o auxílio dela.

Softwares como o TMS (Transport Management System) e o WMS (Warehouse Management System) geram informações (em tempo real) e relatórios importantes para a discussão de pontos fracos e fortes da companhia. Eles são fatores imprescindíveis a serem trabalhados para o crescimento”, destaca o gerente.

Ele continua explicando que “os avanços do TPC no que diz respeito à Inteligência Artificial se torna um excelente aliado na excelência dos indicadores. Também podemos falar das informações consolidadas, que fazem com que os nossos processos sejam otimizados, bem como a composição de custo, que é customizada de acordo com as demandas de nossos clientes”.

Quais são os diferenciais oferecidos pelas bases logísticas offshore da TPC?

“A TPC oferece embarque, desembarque, atracação, desatracação, acompanhamento, controle de armazenamento, limpeza de tanques, comunicação e todo o apoio necessário para que as plataformas marítimas consigam executar o trabalho com eficiência”, explica.

Essas atividades estão sempre aliadas a investimentos tecnológicos, equipe qualificada e uma ampla estrutura, focada em atender as demandas dos clientes.

A TPC, ao longo desses 10 anos tendo operações no setor petroquímico, firmou parcerias para realizar atividades de:

  • armazenagem;
  • movimentação de cargas;
  • gestão contábil de materiais;
  • inspeção de equipamentos;
  • recertificação de materiais para atender as plataformas marítimas P55 e P62.

Tudo isso além de operacionalizar e coordenar contratos que tinham como objetivo a gestão de transporte de todo o efetivo que trabalhava embarcado nas plataformas. “Estamos falando de profissionais dos estados do Rio de Janeiro, Espirito Santo e Sergipe e que se deslocavam por meio de aeronaves, como helicópteros”.

Como a TPC gerencia os resíduos gerados nas operações?

A TPC também tem o grande diferencial de atuar em frentes como:

  • o atendimento a emergências ambientais;
  • a navegação de apoio ao offshore;
  • o gerenciamento de resíduos líquidos, oleosos e sólidos.

Nesse caso, é feito o transporte terrestre de fluídos de perfuração, além da movimentação de cargas em geral. Também existem atendimentos às demandas nas sondas localizadas em cidades da Bahia.

De acordo com o gerente, “a TPC realiza identificação, separação, classificação, coleta, acondicionamento, transporte, tratamento e descarte adequado”. Tudo isso com:

  • realização de inventário da geração de resíduo;
  • avaliação de possíveis reaproveitamentos;
  • reciclagem ou reutilização;
  • preparação da documentação necessária.

O trabalho respeita a legislação ambiental, especialmente as resoluções do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) e da Vigilância Sanitária.

Essas atividades têm total sinergia com o escopo do serviço prestado nas bases de emergências ambientais. A TPC se preocupa em atender as normas, procedimentos e resoluções municipais, estaduais e federais.

De que forma as soluções oferecidas aliam tecnologia à gestão da cadeia logística?

Considerando que estamos na era da evolução dos efeitos da tecnologia digital sobre os modelos tradicionais de negócios, a TPC se renova a cada dia por meio de uma estrutura sólida para o uso da tecnologia em suas Unidades de Negócios.

Isso acontece com uma Diretoria de Tecnologia e Informação, dividida em:

  • uma equipe de infraestrutura voltada para tudo o que há de mais atual na esfera de periféricos e transmissão de dados;
  • outra equipe voltada para o desenvolvimento de softwares parametrizados, de acordo com a necessidade do cliente.

Também dispomos de WMS e TMS próprios, que são ofertados aos nossos clientes do segmento de óleo e gás, buscando sempre a integração das informações junto à estrutura atual e tecnológica do cliente.

Já a plataforma de Inteligência Artificial LIS (plataforma web one-stop-shop), promove visibilidade completa de toda cadeia logística, de forma segura, flexível e própria. Isso com gerenciamento de fluxos, personalização da cadeia, integração e monitoramento em tempo real, além de envio e recepção de mensagens com alertas e status atualizados.

Como você pôde ver, a TPC contribui ativamente para que as empresas de óleo e gás tornem as suas operações ainda mais eficientes, promovendo uma logística inteligente. Tudo com processos bem desenhados e respeito à legislação vigente.

Você se interessou pelas soluções e quer entender melhor como elas se aplicam à sua empresa? Então, entre em contato conosco para saber como podemos ajudar!

Deixe um comentário