Tecnologia na logística: importância e aplicabilidade

Cada vez mais o mercado tem incorporado soluções tecnológicas nas empresas como uma forma de garantir maior eficiência no dia a dia, bem como permitir um cenário de inovação nos negócios. E o setor de logística tem um papel importante no sucesso dos negócios.

A adoção, por exemplo, da Logística 4.0 tem sido uma grande revolução e merece atenção por parte dos gestores, já que esses são processos que estão tomando uma forte dimensão no mercado.

Confira, a seguir, todas as informações que você precisa saber sobre tecnologia na logística e tire as suas dúvidas!

O avanço da tecnologia na logística

Fato é: os avanços promovidos pela transformação digital alcançam os mais diferentes mercados. E um dos mais beneficiados é o setor de logística. Afinal, por ser uma das áreas mais estratégicas dos negócios, é natural que o desenvolvimento para otimizar essa área acelere com o tempo.

Os consumidores estão cada vez mais exigentes e, assim, torna-se cada vez mais necessário garantir agilidade e praticidade, sem gerar erros no processo. A tolerância com atrasos na entrega, por exemplo, tem se tornado cada vez menor e pode ser motivo para inviabilizar novas compras e impedir a fidelização.

Os mercados também tornam-se cada vez mais competitivos. Assim, é importante que você esteja atento para não perder espaço na área e, assim, conseguir superar os seus concorrentes.

A verdade é que não é de hoje que as tecnologias têm ganhado espaço. Por exemplo, o uso de códigos de barra para controle de estoque, a fim de verificar a entrada e saída de itens, já é uma realidade e faz parte desse contexto. Porém, o que vemos agora é uma mudança considerável: a tecnologia no centro dos processos produtivos, tornando-se o futuro dos transportes.

Os maiores desafios da implementação da tecnologia na logística

É importante entender quais são os principais desafios que os gestores enfrentam para a implementação da tecnologia na logística, a fim de poder superá-los. Vejamos os principais a seguir:

  • adoção de tecnologias sem o planejamento logístico: a simples adoção de uma solução não garante o sucesso da sua implementação. Por isso, é fundamental que até mesmo o processo de adaptação seja devidamente planejado;
  • capacidade de lidar peculiaridades do cenário nacional: condições de infraestrutura, como a conservação de estradas, precisam ser consideradas pelas soluções que definem as melhores rotas logísticas, a fim de potencializar os resultados;
  • resistência de diretorias em investir financeiramente em soluções que poderão trazer um melhor custo-benefício para o negócio como um todo.

As 5 práticas de tecnologia para a cadeia logística

Agora que você sabe o contexto da inserção da tecnologia na logística e a sua importância, vamos acompanhar 5 práticas importantes que devem ser adotadas em seu negócio. Confira a seguir.

1. Rastreamento de cargas

Cada vez mais os clientes querem saber informações em tempo real sobre as entregas. Além disso, para as empresas é fundamental ter mecanismos de rastreamento de cargas, já que possíveis problemas (como roubos, furtos e extravios) podem ocorrer no dia a dia e é necessário oferecer informações para as autoridades, a fim de encontrarem os produtos perdidos.

Algumas das principais técnicas de rastreamento são:

  • rastreador via GPS;
  • telemetria;
  • monitores no veículo.

2. Relacionamento com o cliente

A logística é uma das áreas com maior contato com o cliente final, já que está relacionada diretamente com o processo de entrega dos itens adquiridos. Portanto, o gestor logístico precisa estar atento a isso para minimizar problemas.

Para este fim, existe atualmente o Customer Releationshop Management (CRM), uma solução que coloca o cliente no centro dos processos da empresa — e, consequentemente, do setor logístico. Por exemplo, por meio dele é possível entender e antever quais são as necessidades do público-alvo e garantir uma maior satisfação por meio das atividades logísticas.

3. Gestão de estoque

Um dos pontos vitais para o bom funcionamento da cadeia logística é uma gestão de estoque impecável. Afinal, entradas e saídas irregulares podem causar prejuízos, até mesmo, na sua experiência com o cliente.

Uma das soluções mais implementadas no mercado, no momento, é o Warehouse Management System (WMS). Ele permite analisar volumes de estoque, bem como ter uma melhor gestão do espaço.

Isso é fundamental, por exemplo, para priorizar posicionamentos e evitar perdas de tempo significativas no processo de picking nos armazéns. Além disso, ajuda a evitar desperdícios e avarias no processo, bem como aumentar a produtividade e reduzir os prazos de entrega.

4. Controle de processos

Para controlar os processos logísticos em sinergia com outras ações internas, cada vez mais os gestores de logística têm optado pelo uso do Enterprise Resource Planning (ERP). Trata-se de um sistema integrado que permite analisar todos os processos internos, sempre com uma visão holística da empresa.

Para o setor de logística isso é fundamental, já que os impactos dos demais setores alteram significativamente o planejamento nessa área. Assim, com os dados em mãos, os gestores das cadeias logísticas conseguem adequar-se a prazos, solicitar informações, ter maior consciência sobre uma série de demandas internas e facilitar a comunicação interna com outros setores.

5. Gerenciamento de transporte

Outra prática interessante focada na adoção da tecnologia na logística é o uso de sistemas focados para gerenciamento de transporte — conhecidos como Transportation Management Systems (TMS). Esse é um software importante para maior controle da produtividade das frotas da empresa.

Trata-se, assim, de uma solução que visa analisar dados estatísticos e apontar as melhores soluções para o gerenciamento de frotas, no que diz respeito a fatores como:

  • manutenção dos veículos;
  • valores de fretes;
  • rotas a serem realizadas;
  • monitoramento do tráfego;
  • faturamento e custos com a atividade;
  • consumo de combustível;
  • verificação do tempo de transporte, evitando que o condutor se exponha a situações de risco;
  • planejamento estratégico de frete, entre outros pontos.

A tecnologia na logística é uma tendência que continuará cada vez mais em alta. Por isso, é fundamental que os gestores busquem formas de otimizar o dia a dia e incorporar essas inovações em seu negócio.

Uma logística inteligente é fundamental para o crescimento do seu negócio e está profundamente alinhada com essas tendências. Fique de olho e evite perder espaço no mercado.

Quer mais dicas interessantes como esta? Assine a nossa newsletter e acompanhe conteúdos exclusivos!

Deixe um comentário