cadeia de suprimentos

Descubra quais as 5 principais tendências para a cadeia de suprimentos

A otimização da cadeia de suprimentos depende da capacidade de as empresas envolvidas se adaptarem aos novos tempos. Hoje, o uso de tecnologia e os processos de trabalho automatizados são essenciais para conquistar resultados cada vez melhores.

Por isso, faz sentido que o empreendedor procure soluções que ajudem a otimizar a rotina logística como um todo. Nesse cenário, sistemas de gestão integrada e novos procedimentos auxiliam a aumentar a eficiência e propiciam a redução de custos.

Se você está em busca de novas ideias e tendências para aplicar no seu negócio, este artigo tem tudo o que você precisa saber. Continue lendo para conhecer todos os detalhes!

Quais são as principais tendências da cadeia de suprimentos?

Em um setor dinâmico como a logística, faz sentido que novas tendências sejam desenvolvidas com frequência. Isso quer dizer que essas mudanças estão revolucionando a forma como as empresas prestam esse serviço e interagem com os clientes.

Por esse motivo, listamos as principais novidades que você precisa conhecer para que você comece a se adaptar a esse cenário.

1. Computação na nuvem

As empresas de logística vão continuar a utilizar soluções de computação em nuvem para armazenar dados e arquivos com segurança. Essa aplicação também será expandida para os sistemas de gestão integrada, o que vai otimizar a acessibilidade e facilitar o compartilhamento de informações.

Isso quer dizer que, ao implementar novas ferramentas, as empresas devem priorizar soluções completas que oferecem funcionalidades compatíveis com o processo logístico. Portanto, é preciso investir em tecnologia que fornece a melhor experiência ao usuário.

2. Ampliação da logística omnichannel

A logística omnichannel é o resultado da demanda dos clientes por serviços logísticos mais flexíveis que complementam positivamente a experiência de compra. Essa modalidade consiste em diversificar os canais pelos quais os clientes podem adquirir e receber os seus pedidos.

Os principais exemplos são os canais de vendas diversificados, como marketplaces combinados com as redes sociais e aplicativos de mensagens. Há também opções que oferecerem alternativas de entrega, como:

  • lockers;
  • entrega na loja física;
  • ponto de entrega em lojas parceiras;
  • integração do estoque entre lojas físicas e virtuais.

3. Aplicação de tecnologia de Big Data

A evolução tecnológica é um caminho sem volta e cabe às empresas se adaptarem a essa nova realidade para permanecerem competitivas. Atualmente, as empresas têm acesso a um grande volume diário de dados que cresce exponencialmente.

O Big Data é um recurso ainda pouco explorado devido à falta de ferramentas robustas para processar os dados. Portanto, faz sentido buscar sistemas capazes de coletar, processar e analisar esses dados. Como resultado, as empresas conseguem aprender sobre o comportamento dos clientes e usar essas ideias para melhorar as vendas.

4. Desenvolvimento de gêmeos digitais

O conceito de gêmeos digitais é um dos princípios da Logística 4.0 que busca otimizar a operação em um ambiente simulado antes de colocar os planos em prática. Na cadeia de suprimentos, uma das etapas mais importantes é a armazenagem das mercadorias e a organização do estoque.

Se a empresa enfrenta problemas com essa rotina, vale a pena criar um modelo digital para identificar gargalos e outros problemas. Nesse ambiente simulado, é possível antecipar e prevenir eventuais riscos operacionais. Assim, o empreendedor pode corrigir problemas antes mesmo que aconteçam.

5. Melhor gerenciamento de fornecedores

Manter a cadeia de suprimentos em pleno funcionamento é um desafio que requer integração e um acompanhamento periódico dos fornecedores. O objetivo é garantir que cada etapa do processo de abastecimento seja executada conforme o programado.

Uma das formas de conquistar esse resultado é implementar uma gestão integrada na qual fornecedores, transportadoras e até mesmo clientes podem ter acesso a informações estratégicas.

Como a empresa pode se adaptar a essas tendências?

Agora que você já sabe quais novas ideias vão conquistar espaço no setor logístico, é necessário conhecer como se adaptar.

Investir em tecnologia

Se você ocupa um cargo gerencial, é fundamental reconhecer que a tecnologia não é mais um diferencial, mas sim uma necessidade para continuar atuando nesse mercado. Essa é uma forma de oferecer serviços mais qualificados e conquistar novos clientes.

Além disso, o mercado valoriza empresas que têm a sua gestão automatizada e processos de trabalho bem mapeados. Tudo isso ajuda a aumentar a confiabilidade e criar uma operação focada no cliente e nas suas demandas.

Contar com profissionais qualificados

O sucesso da sua empresa depende da qualificação e da competência da sua equipe. Por isso, apontamos a contratação de profissionais qualificados como uma das principais atribuições do empreendedor. Para atingir esse resultado, é preciso atrair candidatos com a experiência que você busca.

Uma vez que esse talento ingresse na empresa, é necessário investir na formação desse profissional. Cursos e treinamentos ajudam a desenvolver as competências que são estratégicas para o negócio e ajudam a formar um time mais preparado para lidar com as demandas do cliente.

Analisar o nível de serviço

O nível de serviço é um elemento essencial da contratação de empresas de transportes. Esse é um elemento que está sempre presente nos contratos de serviços logísticos. Esse documento descreve todas as expectativas da empresa contratante, bem como os requisitos para avaliação do desempenho.

Saber quais são os custos operacionais e a capacidade técnica da empresa é essencial para negociar com potenciais clientes e avaliar a capacidade de atendimento. Essa é uma análise que permite conhecer o impacto financeiro da cadeia de suprimentos e agrega valor aos clientes.

Por fim, nós entendemos que as novidades listadas aqui são muito promissoras. Contudo, antes de tomar uma decisão que envolve a realização de investimentos, é fundamental avaliar as suas necessidades. O objetivo é encontrar ferramentas e implementar metodologias que são compatíveis com as suas atividades e objetivos organizacionais.

Por isso, avalie cuidadosamente cada elo da cadeia de suprimentos para identificar oportunidades de melhoria. Essa iniciativa vai tornar a operação mais confiável, preparada para superar os principais desafios do processo logístico e capaz de fidelizar os clientes.

Você chegou ao final deste artigo! Mas a sua leitura não precisa parar por aqui. Curta a nossa página no Facebook e tenha acesso a novos conteúdos.

Deixe um comentário