logistica

6 Vantagens da Terceirização Logística

Tendo em vista que terceirizar significa delegar tarefas ou funções para o outros, a terceirização logística, na prática, é a contratação de uma empresa parceira para desenvolver os serviços do setor, como por exemplo: armazenamento, coleta e distribuição.

Há pouco tempo, a terceirização era uma estratégia pouco aplicada no país — tendo os Estados Unidos e a Europa como principais mercados. Porém, hoje, graças às grandes vantagens inerentes a essa metodologia de trabalho, é crescente o número de empresas brasileiras optando por esse caminho.

Quer saber mais sobre as vantagens da terceirização logística a fim de implementá-la na sua empresa? Então, continue lendo e confira uma lista com os principais benefícios. Boa leitura!

1. REDUÇÃO DE CUSTOS

A redução de custos é, sem dúvida, o maior benefício da terceirização logística – não à toa esse tipo de estratégia foi introduzida na indústria com o intuito de reduzir os gastos das grandes empresas.

Mas é sempre importante deixar um fator bem claro: para terceirizar é preciso investir sim. Como qualquer outra iniciativa visando a melhoria, é necessário um aporte financeiro para colocar o método em prática.

No entanto, essa condição nem de longe serve como desculpa para aqueles que são contra a terceirização. Assim como acontece na automatização de processos, o investimento inicial logo é recompensado pela redução de custos que não seria possível em outro cenário.

Para ficar mais claro: com a terceirização você deixa de gastar com a contratação de pessoal, compra e manutenção de veículos e equipamentos, além de diminuir o número de desperdícios e retrabalhos que envolvem essas situações.

Dependendo do tipo de terceirização, a sua empresa pode até mesmo economizar com a utilização de galpões e armazéns, mantendo suas mercadorias em total segurança.

2. MAIOR QUALIDADE NA OPERAÇÃO LOGÍSTICA

Ao optar pela terceirização logística, você sempre escolherá empresas com know-how e experiência de mercado. Isso é um fato. Apresentar essa ideia como dica será como um pleonasmo, pois, na prática, todos sempre buscam pelo melhor em qualquer área. Mas isso deve sempre ser reforçado.

Terceirizar a sua operação, basicamente, significa trabalhar com excelência. Os serviços da sua empresa tendem a aumentar o patamar de qualidade a partir dessa estratégia, agregando os diferenciais que a parceira logística venha a oferecer no seu portfólio.

Outra vantagem importante é o fato de que você sempre poderá avaliar o desempenho da terceirizada, cobrando e analisando situações que fujam do acordo previamente combinado.

Mas se a busca pelo especialista é uma unanimidade na hora de terceirizar, a preocupação em confirmar as informações repassadas não é uma constante. Então, para não cair em armadilhas, pesquise sobre o histórico da empresa e busque por clientes antigos antes de fechar qualquer contrato.

3. SEGURANÇA INTERNA E EXTERNA

Infelizmente, a onda de insegurança é uma realidade na logística atual. Constantemente presenciamos reportagens sobre roubos de cargas e até mesmo invasões a galpões de empresas. Mas uma terceirização logística pode te ajudar até nesse ponto.

Com profissionais mais experientes e com veículos que contam com tecnologia de rastreio, a parceira terceirizada consegue oferecer um cenário de maior segurança durante os serviços de entrega e coleta. Com maior expertise é possível minimizar os riscos.

Entretanto, a segurança em maior escala possibilitada pela terceirização logística não se restringe à marginalidade, as mercadorias e até os colaboradores também passam a contar com uma estrutura mais favorável.

Com melhores ferramentas e maquinários, são desenvolvidos processos mais seguros, em que as cargas ficam mais protegidas com embalagens de maior qualidade e os colaboradores correm menor risco em suas rotinas.

4. TEMPO PARA SE DEDICAR AO CORE BUSINESS DA EMPRESA

O setor logístico engloba inúmeras tarefas, com a cadeia logística exigindo cuidados especiais em diferentes etapas. E por mais bem preparado que o gestor esteja, é praticamente impossível se concentrar por completo em todas as áreas.

Isso sem falar em outros setores essenciais para qualquer negócio, como vendas, atendimento ao cliente, marketing, entre outros.

A terceirização logística traz um alívio nesse sentido, pois permite que o gestor foque em outras áreas enquanto as principais etapas logísticas são geridas por profissionais qualificados e com expertise em  em mapeamentos logísticos.

Assim, a empresa agrega conhecimento e tende a ganhar maior tempo para pesquisas de concorrência, perfil dos clientes, etc. Até mesmo um projeto de expansão de negócios que possa ter sido parado por falta dedicação pode voltar a ser analisado a partir do apoio da terceirização logística.

5. FLEXIBILIDADE NA NEGOCIAÇÃO DA TERCEIRIZAÇÃO LOGÍSTICA

Embora tenha todas essas vantagens apresentadas até aqui, a terceirização logística ainda é um contrato entre duas empresas. E, como tal, é normal que a empresa contratante busque um acordo ainda mais favorável. É justamente nesse ponto que você encontra mais um diferencial.

As terceirizadas logísticas tendem a ser bastante flexíveis no momento das negociações. Há um entendimento de que cada empresa apresenta suas próprias necessidades e perspectivas. Assim, com uma visão mais ampla sobre o setor, elas se mostram mais maleáveis durante a negociação.

No entanto, é importante entender que a terceirizada é sua parceira e não sua rival. Um acordo só é bem negociado quando os dois lados saem satisfeitos. Nesse sentido, converse e analise o quanto for necessário, e tenha a certeza de firmar uma parceria duradoura.

6. ESCALABILIDADE

Com uma flexibilidade maior na negociação, você ganha em cenário de escalabilidade. Como explicado, há um entendimento entre empresários do setor de que a Logística não é algo simples de se lidar.

Toda estrutura, recursos e conhecimento demandados devem ser considerados a todo o momento e em cada decisão. E dentro de um contrato de terceirização logística, a mudança de nível pode ser mais bem trabalhada. Por exemplo, em períodos sazonais é normal que os serviços aumentem e a sua empresa necessite de mais maquinários ou outros fatores importantes para manter o padrão de qualidade. A escala da terceirização passa a ser para cima.

A boa notícia é que você só precisa pagar pelo que usar. Ou seja, a parte adicional. E esse “bônus” material pode ser predefinido, com data para iniciar e terminar.

Da mesma forma acontece em períodos de maior ociosidade. Se ocorrer uma diminuição nos serviços por uma questão macroambiental, você precisa colocar a escala para baixo. Dessa forma, é só diminuir os recursos terceirizados pelo período que achar mais adequado.

Enfim, a terceirização logística pode ser o fator que falta para elevar a sua empresa a outro patamar. Cada vez mais surgem negócios no mercado, cheios de ideias e inovação, portanto, esperar o tempo passar só fará a sua marca ficar para trás e perder competitividade. Não corra esse risco, aprimore os seus serviços utilizando a terceirização logística.

Entre em contato e saiba o que a TPC Logística Inteligente  pode fazer por sua empresa.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Deixe uma resposta