tipos de centro de distribuição

Conheça 3 tipos de centro de distribuição e escolha o ideal

Muitas decisões tomadas pelo setor logístico afetam a empresa como um todo. Por isso é tão importante que elas sejam pensadas de forma consistente, a fim de impulsionar os resultados do negócio. Quando logística, marketing, vendas e financeiro não estão alinhados, o final pode ser desastroso.

Por isso é importante conhecer mais sobre todas as possibilidades e, assim, minimizar eventuais problemas que possam surgir de escolhas inadequadas. E um dos pontos estratégicos são os centros de distribuição. É fundamental saber como eles funcionam e os diferenciais de cada um deles.

Confira a seguir quais os 3 tipos de centros de distribuição e tire suas dúvidas sobre esse tema tão importante para o setor logístico.

Quais são os 3 tipos de centro de distribuição?

Para não cometer erros, é fundamental que você saiba quais são os 3 tipos de centro de distribuição que temos e as diferenças entre eles. A partir disso, conseguirá definir qual a melhor opção para seu negócio. Confira a seguir.

1. Canal de distribuição direta

No canal de distribuição direta, a empresa responsável pela fabricação é responsável, também, pela entrega, sem a presença de intermediários no processo (como transportadoras terceirizadas). Nesse caso, toda a comunicação — e, consequentemente, a responsabilidade direta — é do seu negócio.

Dessa forma, é importante estabelecer um contato direto entre seu negócio e o cliente para os processos de entrega, de forma que, em caso de qualquer dúvida, ele possa solucioná-la diretamente com a sua empresa sem maiores problemas. 

Com isso também temos uma vantagem: uma maior proximidade com o cliente. Quando o serviço é feito por uma terceirizada, sem relação com o seu negócio (como uma empresa transportadora), a comunicação com o cliente, normalmente, é realizada diretamente com ela.

Assim, se a sua empresa prioriza, justamente, ter uma comunicação diferenciada, manter um canal de distribuição direta pode estar mais alinhado com essa perspectiva e, assim, trazer melhores resultados.

Contudo, temos também uma desvantagem: se a sua empresa tem recursos mais limitados do que grandes transportadoras (por exemplo, uma frota menor), poderá atender apenas um número menor de clientes, ou então terá que aumentar o prazo de entrega (o que pode afastar alguns compradores). Por isso é importante considerar este ponto em sua escolha: vale a pena ter, talvez, uma restrição no que diz respeito ao número de clientes?

Por fim, saiba que também enquadra-se aqui as possibilidades de venda direta para o cliente final.

2. Canal de distribuição indireta

No canal de distribuição indireta, o transporte é realizado por meio de uma empresa terceirizada, que não atua diretamente em seu negócio. É o caso da terceirização dos processos logísticos e/ou da contratação de transportadoras.

O trabalho seguirá de acordo com o contrato estabelecido entre as partes sobre o recolhimento da carga no negócio e o encaminhamento para os clientes. Assim, envia-se o código de rastreio e o nome da responsável e, em caso de problemas, a pessoa entra em contato diretamente com ela, minimizando gargalos. 

Enquadra-se aqui, também, a possibilidade de que a venda seja feita por um intermediário. Por exemplo, quando seus produtos são vendidos por meio de uma empresa atacadista ou varejista. Nesse caso, o controle do seu negócio só vai até o momento em que a carga chega até o intermediário. A partir disso, será ele o responsável por realizar a venda, que poderá ser ainda feita para outro intermediário (por exemplo, a venda de um atacadista para um varejista) ou para o cliente final.

Nesse caso, muitas vezes, é cobrada uma comissão pelo intermediário para a realização do processo de venda, o que pode reduzir margens de lucro ou, então, aumentar o valor final (a depender da sua estratégia de precificação). Por isso é importante considerar essa questão no processo.

3. Canal de distribuição múltiplo ou híbrido

Tal como o nome sugere, estamos falando sobre sistemas que trabalham com canais de distribuição diretos e indiretos. Nesse caso, o modelo de negócios é diferente, pois envolve manter a responsabilidade da empresa, principalmente no que diz respeito ao contato com o cliente.

Nesse caso, o contato é feito de forma direta com os clientes, enquanto os intermediários são os distribuidores, que disponibilizam os produtos para os compradores finais. Por exemplo, pense em marcas de maquiagem que realizam suas ações de marketing diretamente com os clientes finais, enquanto a venda é realizada por canais específicos de atuação.

Qual a importância de fazer uma escolha adequada para o centro de distribuição?

Escolher corretamente o centro de distribuição tem um papel importante para a logística da sua empresa. Na verdade, impacta a cadeia de suprimentos como um todo e vai além: afeta marketing, financeiro, vendas, entre outros pontos.

Por exemplo, se você opta por um centro de distribuição indireto, precisará prospectar intermediários que aceitem fazer a comercialização do seu produto e negociar valores de comissão. Isso tem um impacto diferenciado para o setor de vendas e marketing, que atuarão em outra frente, com outras questões. Estratégias que são muito diferentes quando o foco está no cliente final, na distribuição direta.

Por isso a escolha precisa ser bem realizada. Isso porque todas as estratégias que norteiam essa decisão ficarão mais bem definidas e será possível ter melhores resultados, sem afetar toda a cadeia da empresa.

Como escolher o centro de distribuição mais adequado?

Mas, afinal, após analisar essas três opções, o que é considerado mais importante? De que forma fazer a escolha mais adequada? Para isso, é importante pensar em algumas variáveis, entre elas:

  • tipo de produto;
  • público-alvo;
  • localização da sua empresa e dos armazéns;
  • estágio de crescimento da empresa;
  • possibilidades de intermediários em potencial;
  • análise do perfil da concorrência.

Além disso tudo, temos ainda outro ponto fundamental: analisar o custo-benefício. Essa é uma das principais métricas para fazer essa avaliação.

Fazer a escolha adequada entre os tipos de centro de distribuição é fundamental para garantir melhores resultados para seu negócio. Essa decisão impacta diversos outros setores, portanto, considere os pontos que listamos anteriormente.

Para mais dicas que podem impulsionar os resultados do seu negócio, assine nossa newsletter e potencialize ainda mais o seu setor logístico.

Deixe um comentário