tipos de picking

Conheça os tipos de picking, como funcionam e quais as vantagens de utilizá-los!

Neste texto, mostraremos quais são os tipos de picking e como cada um funciona, com o objetivo de explicar a importância desse sistema de entrega, listando cada uma de suas modalidades.

Falaremos também das vantagens de utilizá-los no processo de armazenagem das empresas. Quer saber mais sobre o sistema e iniciar com o processo no seu armazém? Então, continue a leitura do texto e compreenda tudo!

O que é picking?

O picking se contextualiza na movimentação dos produtos entre diversas áreas, por manuseio em equipamentos ou manual, permitindo o agrupamento das mercadorias de acordo com informações principais, como categoria, quantidade e validade, para o atendimento correto dos pedidos dos clientes.

Seguindo em uma sequência para o processo de expedição, no qual serão conferidos, depois faturados e também embalados, para estarem prontos e transportados.

Qual é a importância do picking para as empresas?

A tecnologia aliada a esse sistema de armazenagem colabora bastante para a agilidade no processo operacional, por meio de leitores óticos e de códigos de barras.

Tem grande importância para as atividades logísticas, pois representa cerca de 40% do custo da mão de obra responsável pelas atividades intensas, dentro de um armazém.

Com a adoção do sistema de picking utilizado corretamente, registra-se um aumento da produtividade, com uma grande redução de tempo utilizado nas movimentações operacionais, que impactam diretamente na melhoria da prestação de serviço, com a elevação do nível e a redução de etapas na expedição e na embalagem.

Quais são os principais desafios do picking?

O maior desafio desse sistema de armazenamento, em quaisquer de seus variados tipos de picking, é conseguir efetivar a aliança entre a redução dos custos operacionais, com a eficiência e a qualidade dos processos.

É necessário que as empresas se planejem de forma que executem as suas atividades logísticas no menor tempo possível, porém evitando o menor número de erros ou de falhas, como a falta ou o excesso de itens ou produtos trocados.

Outro obstáculo muito recorrente são os erros nos pedidos solicitados pelos clientes, quando os produtos diferentes são enviados, ou o erro está na quantidade, causando as diversas devoluções e a insatisfação na experiência do cliente, por meio de desgastes na relação comercial e novos custos no reenvio do produto correto.

Afeta-se assim toda a cadeia de distribuição, havendo a necessidade da implementação de táticas e de estratégias que executem a conferência exata, antes do envio da remessa para o embarque ao seu destino.

Quais são os principais tipos de picking?

Com o aumento da exigência dos clientes, as empresas necessitam fazer reestruturações constantes nas operações de armazenagem, de forma que os centros de distribuição tomem o lugar dos armazéns, possuindo como ponto central os vários tipos de picking.

A logística se tornou decisiva pela busca da competitividade das empresas, com a importância nos processos, influenciando a forma como elas são vistas no mercado atuante.

Existem alguns tipos de picking, os quais as empresas buscam conforme seu perfil negocial. Explicamos, a seguir, como funcionam e quais são as suas vantagens. Veja!

Picking discreto

Nesse tipo de picking, apenas um colaborador fica responsável pelo processo com o intuito de diminuir os erros.

O pedido inicia e termina sua separação conforme a sua vez, porém compromete a produtividade por conta da necessidade de tempo maior para a realização da tarefa.

É um modelo básico com a alocação dos produtos em prateleiras ou raques, podendo utilizar equipamento para a movimentação no estoque, mantendo um planejamento no fluxo constante.

Picking por onda

Nesse tipo de picking, cada colaborador é responsável pela separação de um item, por meio de agendamento conforme o número de requisições por turno.

De acordo com o tamanho da operação, as prateleiras que alocam os itens podem ser movimentadas de forma que fiquem próximas dos colaboradores, que executam a separação.

Essa estratégia ajuda as empresas a lidarem com um número maior de SKUs e a quantidade média de itens.

Picking por lote

De acordo com a necessidade da entrega do pedido, respeitando sempre o prazo acertado com o cliente final, o processo poderá não ser tão viável por se tornar mais lento e passível de maiores erros.

Ou seja, os vários produtos separados e agrupados em pequenos lotes na área de consolidação, para compor os pedidos solicitados, podem tornar os processos mais complexos, pelo fato da separação de vários pedidos em simultâneo.

Sendo assim, com o auxílio da tecnologia, são conciliados os pedidos que serão montados, diminuindo o deslocamento interno no armazém. É necessário atentar para a conferência, prevenindo erros, além da previsibilidade no aguardo acumulado dos pedidos na consolidação, que otimizam o tempo do colaborador.

Picking por zona

Nesse tipo de picking, a separação dos itens é feita por zonas, ou seja, os colaboradores são os responsáveis pela separação de diferentes categorias de produtos, em apenas uma dessas zonas específicas.

O pedido do cliente fecha apenas depois que todas as coletas são feitas, podendo ser vantajoso nas operações maiores e que necessitam de mais números de itens para separar, porém, há a necessidade de que a organização do armazém esteja em ordem para a execução dessa modalidade de sistema.

São utilizadas no processo de separação: as esteiras rolantes e as prateleiras próximas dos colaboradores, a fim de evitar desperdícios de tempo na movimentação interna.

Qual é a importância dos tipos de picking na armazenagem?

Diante de tudo que abordamos neste texto sobre os tipos de picking, percebemos que as atividades na separação e na preparação dos pedidos são constantes nos centros de distribuição e nos armazéns de cada empresa.

Conforme a organização do armazém, os colaboradores perdem menos tempo na coleta dos itens para a composição dos pedidos, havendo uma movimentação interna mais fluída e constante da equipe operacional.

A tecnologia também auxilia muito com estratégias utilizadas junto às separações dos produtos, como a leitura do código de barras, agilizando o processo de documentação e de separação.

Neste texto, abordamos o contexto de diversos tipos de picking com as suas diferenças e a importância para cada perfil de empresa na movimentação de seus armazéns. Contextualizamos o conceito de picking e os seus desafios para otimizar o tempo de movimentação interna no estoque, evitando falhas operacionais.

Gostou do conteúdo abordado sobre os variados tipos de sistemas de picking que auxiliam as empresas com seus pedidos diários? Convidamos você para assinar a nossa newsletter e saber muito mais!

Deixe um comentário