tracking de entregas

Tracking de entregas: confira o que é e como usar

Um dos grandes desafios logísticos nas organizações é, justamente, proporcionar uma experiência ao cliente diferenciada. Afinal, cada vez mais temos clientes mais exigentes e, portanto, torna-se fundamental oferecer o melhor, minimizar erros e garantir a satisfação do comprador na ação com sua empresa.

A logística precisa estar atenta a isso, principalmente, porque é uma área muito próxima do cliente. O primeiro contato com ele é por meio da entrega. Etapa essencial e que precisa de muito cuidado.

Dessa forma, as estratégias de tracking de entregas precisam ser impecáveis. Você conhece o termo? Confira a seguir as principais informações sobre o tema e tire suas dúvidas.

O que é tracking de entregas?

O tracking de entregas é uma estratégia amparada por ferramentas de rastreamento que permitem saber a localização do pedido do cliente e realizar a atualização do status em tempo real. A partir disso, é possível que ele sempre tenha a identificação do lugar em que seu item está e a estimativa de prazo de entrega sempre atualizada.

Qual a importância do tracking de entregas?

O tracking de entregas é cada vez mais algo essencial, principalmente para as empresas de varejo, porque os clientes desejam ter o acompanhamento em tempo real dos itens. Às vezes, isso é, inclusive, uma necessidade. Por exemplo, quem mora em residências que não têm portaria e não há ninguém em casa para receber os itens precisa se programar para esse fim.

Para quem realiza comércio B2B, isso ganha ainda maior dimensão. Afinal, todo o processo logístico da outra empresa está baseado, também, na chegada do item em seu negócio. Assim, esse é um ponto decisivo para muitos compradores dessa área, pois eles precisam desse controle no dia a dia.

Além disso, o tracking de entregas é um dos principais pontos que influenciam na experiência do cliente. Quando funciona adequadamente, gera diferenciais fundamentais para seu negócio. Já quando há falhas, pode gerar insatisfações e, até mesmo, afastar a pessoa da empresa.

Quais as principais dicas para implementar um bom tracking de entregas?

Mas, afinal, como ter um bom tracking de entregas em seu negócio? Vamos ver a seguir algumas dicas importantes de implementação.

Conheça sua empresa

Quais são os processos atuais de entrega? Quais são as possibilidades de melhorias no processo de transporte que podem ser feitas? Por exemplo, é possível contar com um serviço de entrega aéreo ou é inviável para a parte logística da sua empresa?

Use tecnologias para esse fim

A principal ação para as empresas conseguirem implementar um tracking logístico é, justamente, ter soluções que automatizem processos e, assim, garantam a atualização em tempo real tanto para a empresa quanto para o cliente. Os mais recomendados para esse fim são os TMS (Transportation Management System) que têm essa função incorporada.

Tenha uma boa comunicação com os times de entregas

Imprevistos podem acontecer, não é mesmo? Quando as equipes de entrega (sejam da empresa ou terceirizadas) comunicam-se com seu negócio de forma adequada, é possível tirar dúvidas e conseguir informações em tempo real que permitam aos gestores saber como proceder em caso de problemas, contornando eventuais crises com o cliente.

Quais as vantagens de utilizar o tracking de entregas na empresa?

Por que é tão importante contar com estratégias de tracking de entregas? Isso acontece porque elas são capazes de proporcionar uma série de benefícios tanto para seu negócio quanto para o cliente final. Veja as vantagens em sua adoção!

Agiliza as operações do time de atendimento

Antes da possibilidade do tracking de entregas, os clientes precisavam entrar em contato com a empresa por meio do SAC para identificar a localização do item e confirmar a estimativa do prazo de entrega.

Com isso, as equipes ficavam constantemente sobrecarregadas, o que gerava uma série de prejuízos e gargalos para as empresas. Como atualmente é possível que essas atualizações sejam conferidas pelo próprio cliente no site da empresa, por e-mail, recebimento de SMS, entre outros, isso desafoga os times no dia a dia.

Gera maior confiança entre empresa e cliente

Como os dados estão sempre atualizados e batem com o momento da entrega, o cliente sabe que a empresa está oferecendo as informações corretas. Isso é importante porque, antes dessa possibilidade, quando as informações entre transportadora e empresa não batiam, isso gerava desconfianças nos clientes.

Melhora os prazos de entrega

Com as informações em tempo real oferecidas por um sistema de geolocalização, é possível, também, que o próprio sistema atualize o transportador sobre as rotas utilizadas. Dessa forma, pode-se otimizar o prazo de entrega. Isso é muito comum, por exemplo, nos grandes centros, que sofrem com congestionamentos e problemas de tráfego. Nesse caso, o sistema pode apontar uma segunda rota e, assim, minimizar eventuais atrasos.

Traz otimização ao processo logístico

O tracking de entregas não é útil apenas para os clientes. Com os dados registrados no sistema, é possível identificar formas de otimização de rotas e, assim, reduzir custos operacionais (por exemplo, gastos com combustível), além de garantir melhor custo-benefício para sua empresa.

Proporciona um monitoramento eficiente de cargas

Cada vez mais torna-se fundamental que as empresas tenham controle sobre as questões importantes do dia a dia, e o monitoramento das cargas é uma delas. Com isso, você pode ter dados que subsidiem alterações importantes na rotina e proporcionar maior eficácia no processo de entrega.

Gera maior segurança para a empresa

A partir do monitoramento constante, é possível analisar se há qualquer desvio ou ação inesperada por parte do condutor, o que poderia representar um furto ou roubo de carga. Os gestores logísticos, conscientes disso, podem acionar as autoridades competentes com maior agilidade e oferecer dados que auxiliem a encontrar os itens mais rapidamente.

Proporciona entrega de valor agregado

Lembra-se de que falamos ao longo de todo o artigo sobre a importância da experiência do cliente? Pois é, a possibilidade do monitoramento em tempo real com eficácia sobre a geolocalização da compra é uma forma de gerar valor agregado.

Traz diferenciais para a empresa

Você se lembra também do que falamos sobre a possibilidade de utilizar os dados gerados para ter diferenciais? Pois é, a partir disso, é possível identificar como implementá-los em sua empresa (por exemplo, a viabilidade do same day delivery).

O tracking de entregas é fundamental para auxiliar no sucesso logístico, principalmente em um momento no qual isso pode impactar consideravelmente a experiência do cliente. Por isso, não deixe de utilizar as estratégias corretas.

Como vimos, o TMS pode ser um aliado fundamental nessa questão. Contudo, muitos gestores o confundem com o WMS. Mas quais as diferenças? Preparamos um artigo importante que ajuda nessa distinção. Confira!

Deixe um comentário