transporte de máquinas pesadas

Como superar os desafios do transporte de máquinas pesadas

Diferentemente da movimentação de bens de consumo, por exemplo, o transporte de máquinas pesadas exige cuidados e adaptações para garantir que a viagem ocorra sem percalços. Adicione a isso o aspecto legal que deve ser seguido para evitar penalizações e multas.

Esse é um processo que requer inúmeras precauções, e a equipe de logística deve estar preparada para lidar com essa complexidade. Por isso, usamos a nossa experiência no mercado para mostrar quais são os principais desafios e como superá-los. Quer saber mais sobre o assunto? Então, confira o nosso post até o final!

Quais são as particularidades e os principais desafios do transporte de máquinas pesadas?

Um dos aspectos que é preciso entender é que quanto mais alto o valor de um bem, maior será risco de realizar a sua distribuição. Estamos falando de problemas como acidentes e roubo de cargas, que são uma preocupação constante dos gestores logísticos.

Além disso, há toda a regulamentação do transporte de cargas que deve ser seguida para evitar que a empresa seja multada ou que a mercadoria seja apreendida. Como estamos falando de veículos de porte, o excesso de peso no veículo é uma possibilidade real e que deve ser evitada.

Por fim, veículos como tratores, utilitários e ônibus fazem parte de uma categoria de bens que são destinados à atividade comercial e à indústria, devido ao seu uso especializado. Quem compra esse tipo de produto busca qualidade e a certeza de que o seu pedido será entregue no prazo, e cabe à transportadora oferecer essa garantia.

Como contornar os desafios do transporte dessas máquinas?

É preciso destacar que, embora esse processo seja complexo, existem soluções que podem ser adotadas e que simplificam essa rotina de trabalho e reduzem as chances de problemas. O setor está em constante evolução, e há tendências no transporte que podem solucionar eventuais obstáculos.

Acondicionamento da carga

Esse aspecto afeta o processo logístico como um todo e tem potencial para causar prejuízos. Imagine que a caixa não estava empilhada corretamente e durante o trajeto o produto sofreu uma avaria. Esse é um cenário que causa reclamações e pode resultar na devolução do produto.

Agora aplique esse mesmo cenário a um trator, por exemplo. Esse é um veículo de alto valor agregado, que uma vez que seja danificado deve ser substituído. Esse prejuízo afeta o vendedor, que deve arcar com os custos, mas também impacta o cliente, que não tem o equipamento à sua disposição no momento que foi estabelecido.

Escolha do veículo adequado

Se você é um profissional do setor logístico, já sabe que existe uma ampla gama de caminhões para cargas especiais que podem ser usados para o transporte de veículos pesados.

As opções disponíveis variam desde o caminhão prancha até o transporte de container. Inclusive, o uso de containers não fica limitado somente ao transporte rodoviário, esse é um dos modelos mais usados na exportação e importação de bens de grande porte.

Além de escolher o tipo de veículo de acordo com a carga, é fundamental garantir que o caminhão está em condições de trafegar com segurança. Essa medida ajuda a proteger tanto o motorista quanto a carga que está sob sua responsabilidade.

Segurança da carga

Apesar de ser uma carga diferenciada, o transporte de veículos pesados ainda deve seguir um dos princípios mais importantes dessa atividade. Estamos falando da segurança das mercadorias em todas as etapas do transporte.

Como se trata de um bem de alto valor agregado que pode atrair a atenção de criminosos, é recomendado implementar medidas para evitar problemas. Uma das alternativas mais usadas no mercado é a utilização de sistemas de rastreamento de cargas.

Essa ferramenta funciona por meio da instalação de um equipamento de GPS no caminhão. Com isso, é possível:

  • transmitir a sua localização em tempo real;
  • verificar desvios na rota estabelecida;
  • estimar o tempo de chegada no destinatário;
  • otimizar o cálculo dos prazos de entrega.

Portanto, garanta que os procedimentos de segurança estão em dia e faça mudanças conforme a sua necessidade.

Que tipos de falhas costumam acontecer nesse tipo de atividade?

As mercadorias podem ser danificadas durante o processo de embarque e desembarque. Esse aspecto se torna ainda mais importante quando consideramos veículos pesados, devido às suas dimensões.

Outro exemplo comum são avarias decorrentes do transporte, em que o veículo não foi alocado corretamente e pode vir a se movimentar e causar danos à lataria. Além disso, em casos mais graves, os veículos podem atingir uns aos outros, o que aumenta a chance de danos e acidentes no trajeto.

Portanto, a prática mais importante é contar com mecanismos de segurança que impeçam que isso aconteça. Se a empresa busca conquistar a redução de custos e evitar prejuízos financeiros, é fundamental adotar medidas preventivas.

Como é a regulamentação do transporte de máquinas pesadas?

Máquinas pesadas são consideradas cargas especiais e, como tal, estão sujeitas a regras específicas para a movimentação. Em resumo, é preciso considerar as dimensões da carga, que quando excedem os parâmetros normais devem ser tratadas de acordo.

Um dos aspectos que merece atenção é a largura máxima de 2,60m, o comprimento de até 19,80m e a altura, que não deve ultrapassar 4,40 metros. Além disso, há a documentação do frete, que deve sempre acompanhar a carga e ser apresentada nos postos de fiscalização.

Por exemplo, há casos em que existe a necessidade de contratar batedores ou solicitar autorização especial para trafegar nas estradas brasileiras. Além disso, há regulamentações municipais e estaduais que podem restringir quando esse tipo de carga pode circular.

Vale lembrar que essas regras são rígidas e fiscalizadas com rigor, portanto, não pense em economizar quando o assunto é a logística de veículos pesados.

Fazer o transporte de máquinas pesadas é um processo que requer inúmeros cuidados, mas que pode resultar em lucros significativos se a empresa se posicionar como uma referência de qualidade nesse tipo de serviço. Portanto, considere as nossas dicas e melhore o atendimento aos clientes.

Se você quer ter acesso às nossas publicações e aos conteúdos que postamos, basta seguir as nossas páginas nas redes sociais. Estamos no Facebook, Instagram e LinkedIn.

Deixe um comentário