transporte de peças automotivas

Transporte de peças automotivas: veja 6 cuidados necessários!

O transporte de peças automotivas precisa ser devidamente monitorado para que tudo aconteça conforme o esperado. De fato, o papel do gestor de logística é garantir a integridade dos produtos, seguir as normas dos órgãos fiscalizadores em relação ao setor automotivo e encontrar um planejamento focado em prazos.

Há uma série de ações que precisam ser levadas em consideração, já que o mercado automotivo movimenta grande parte da indústria nacional. Dessa maneira, sua estratégia de trabalho deve envolver tecnologia e agilidade para se destacar na visão dos clientes e padronizar as operações em longo prazo.

Interessado no assunto? Vamos falar sobre os cuidados necessários para transportar com segurança peças automotivas. Acompanhe!

1. Entenda as particularidades

O primeiro passo é cumprir todas as regras para o transporte desse tipo de mercadoria. Existem documentos e notas que fazem parte da burocracia da operação, garantem a segurança e evitam multas e atrasos no planejamento. Entre os principais estão a Nota Fiscal Eletrônica (NF-e), Documento Auxiliar de Nota Fiscal (DANFE), Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e) e Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais ( MDF-e).

A empresa deve avaliar também as complexidades envolvidas no processo. Como existe uma grande variedade de funções e formatos entre as peças, cuidar do armazenamento se torna fundamental para evitar confusões e avarias. Além disso, a organização precisa seguir também dentro dos modais responsáveis pelo transporte da carga.

Uma questão bastante interessante é que a demanda do mercado de autopeças também tem características distintas. Isso porque algumas concessionárias, por exemplo, priorizam pequenas remessas, já que não é interessante para elas ter grandes estoques. O segredo, nesse caso, é investir em comunicação adequada e entregas direcionadas de maneira personalizada, conforme as necessidades.

2. Leve as embalagens em consideração

Quando se trata de transporte de cargas, as embalagens adequadas devem ser uma prioridade no planejamento. Diante disso, em relação às peças automotivas, as embalagens podem ser escolhidas de acordo com o grau de fragilidade do produto transportado.

O melhor caminho é avaliar as características dos itens e montá-los para o deslocamento com foco em evitar quebras e outras avarias. Um item mais frágil em uma embalagem inadequada já pode fazer com que a peça se torne inutilizada e, além do prejuízo financeiro, a empresa ainda tem a imagem prejudicada diante dos clientes e parceiros.

Vale levar em consideração adotar alguns materiais para reforçar a segurança da embalagem. Entre as opções estão o plástico bolha, o isopor adaptado e o jornal. Depois, também é importante fazer alguns testes antes de embarcar a mercadoria e estimar a altura máxima, bem como a possibilidade de danos causados por manuseio inadequado no embarque e desembarque.

3. Analise a indicação de carga

Classificar as cargas quando existe compartilhamento no envio é um passo indispensável para assegurar a eficiência da operação em todas as suas etapas, especialmente quando as peças enviadas no mesmo modal são muito diferentes entre si. Por esse motivo, adote uma padronização interna que seja bem detalhada, com algumas informações de forma clara. Veja a seguir alguns exemplos:

  • lado certo de armazenamento;
  • peso suportado sobre si;
  • carga frágil ou delicada;
  • peso da mercadoria.

4. Alinhe a velocidade do veículo

De nada adianta criar uma estratégia diferenciada para a realização das etapas logísticas se o condutor do caminhão que leva as mercadorias não agir com o devido cuidado. Isso vale, é claro, para todos os modais de transporte, porém, quando se trata dos terrestres, fica mais simples controlar a velocidade mais indicada na hora de cumprir os prazos, monitorar os custos e garantir a qualidade do serviço de modo geral.

O ideal é trabalhar com baixa velocidade e em rotas consideradas mais seguras contra colisões o máximo possível. A possibilidade de danos, em uma situação como essa, aumenta consideravelmente se o gestor define uma estratégia equivocada e direciona o transporte por vias mais movimentadas ou por trajetos mais longos do que o necessário.

Então, antes de mais nada, entenda o grau de sensibilidade do que vai ser transportado e crie um planejamento baseado em dados, com o feedback dos colaboradores que enfrentam os desafios na prática. Assim, com a combinação de tecnologia, olhar experiente dos profissionais e experiências anteriores, alcançar o objetivo se transforma em uma questão de criar ações personalizadas conforme as necessidades da empresa.

5. Cuide da manutenção

Se você não tem atenção especial à manutenção dos meios de transporte, está na hora de ligar o alerta vermelho. Como o processo logístico é algo extremamente conectado, qualquer falha, por menor que seja, tem o potencial de se transformar em um verdadeiro efeito dominó capaz de comprometer a operação.

Uma frenagem calculada erradamente pelo condutor já pode causar avarias. Dessa maneira, um acidente com colisão seria um problema grande na questão logística por anular todas as etapas que antecederam o transporte. O diferencial é avaliar a manutenção do modal como forma de evitar falhas de funcionamento e as peças ultrapassadas que possam causar um acidente e arriscar todo o trabalho.

Sem contar que a falta de cuidados frequentes coloca em perigo também a integridade do time de colaboradores e compromete a segurança no trânsito. Ou seja, além de perder a mercadoria e comprometer a entrega, ainda existe a chance de se envolver em um acidente com terceiros. Ainda que os detalhes da frota sejam tratados com parceiros, mostra-se essencial acompanhar esse processo de maneira próxima.

6. Conte com uma empresa especializada

O trabalho logístico envolve uma série de desafios e é muito complexo durante suas etapas de realização. Qualquer falha compromete as etapas, e as decisões do gestor devem ser tomadas de maneira rápida, Por conta disso, a melhor forma de garantir a excelência operacional é contar com a ajuda de uma empresa especializada no assunto, com soluções personalizadas conforme os objetivos do seu negócio.

Um bom exemplo disso é a TPC Logística Inteligente, que traz um serviço de excelência com base em tecnologia da informação e possibilidades para racionalização dos processos. Além disso, a estratégia traçada ao reunir dados valiosos faz a diferença na hora de entender de maneira ampla o mercado, vender mais e entregar com agilidade mesmo diante dos imprevistos.

Gostou das informações deste artigo sobre transporte de peças automotivas? Então, entre em contato conosco e descubra soluções personalizadas e inovadoras para os desafios que seu negócio enfrenta.

Deixe um comentário