transporte de produtos de limpeza

Como fazer o transporte de produtos de limpeza? 6 dicas para ter eficiência

O transporte de produtos de limpeza traz alguns pontos que devem ser pensados estrategicamente dentro da logística. Sâo detalhes que envolvem os cuidados no manuseio, as embalagens adequadas no transporte e algumas práticas que tornam a operação mais segura de modo geral.

Além de conhecer as regras envolvidas, o sucesso do trabalho depende também da escolha do melhor modal de transporte e de uma equipe bem preparada na hora de colocar o cronograma em prática. Para isso, a gestão deve ter um olhar apurado, voltado para a padronização dos processos e a redução dos custos.

Quer saber mais? Vamos mostrar 6 dicas para ter eficiência no transporte de produtos de limpeza. Acompanhe!

1. Conheça o mercado

O transporte é uma etapa fundamental para que todo o processo logístico seja feito de maneira positiva e a empresa consiga cumprir seu planejamento. Em função disso, para lidar com produtos de limpeza, é preciso conhecer o mercado e entender quais são as principais características que precisam ser observadas, os desafios e as estratégias usadas pelos concorrentes.

Cada etapa deve ser pensada de maneira inteligente para que o retorno seja positivo, e somente o estudo minucioso das possibilidades ajuda no alinhamento do serviço. Vale lembrar que é indispensável conhecer ainda os detalhes dos produtos para garantir que todas as regras relacionadas serão cumpridas, especialmente, em questões de segurança.

2. Analise os cuidados a serem adotados

Os produtos de limpeza e higiene, de maneira geral, exigem mais cuidado na hora de serem transportados e um planejamento minucioso. Isso porque são sensíveis ao calor, à água e ao excesso de frio quando expostos indevidamente. O papel do gestor, nesse caso, é avaliar a necessidade de controle de temperatura para que a carga chegue até o destino final sem avarias ou outros desperdícios.

Além disso, desenvolver as etapas logísticas de acordo com os prazos de validade deve ser um ponto na lista de prioridades. Apesar de os produtos de limpeza não serem perecíveis, como os alimentos, toda a estratégia de transporte e venda deve levar em consideração sua validade para garantir a eficiência após viagens longas, por exemplo.

Substâncias químicas trazem uma série de riscos à integridade dos colaboradores envolvidos no transporte e nos processos do serviço. Sem contar que qualquer tipo de acidente pode resultar em problemas para o meio ambiente. Ou seja, todos os profissionais envolvidos precisam ter conhecido da manipulação da carga.

3. Tenha atenção às embalagens

Por conta de ser uma mercadoria considerada mais sensível, a escolha das embalagens faz toda a diferença nos resultados. Avalie qual material fornece a resistência adequada e o tamanho para manter o conteúdo vedado. Mesmo que se trate de uma carga volumosa, os riscos de tombamento costumam ser baixos, já que a carga não é pesada.

Por esse motivo, o mais importante é que as embalagens protejam completamente o produto contra vazamentos e agressões externas. Em itens como shampoo ou sabonete, ter contato direto com água pode significar uma redução da durabilidade, gerar reclamações posteriores ou até mesmo perda da carga.

Entre os principais produtos de limpeza transportados no mercado estão álcool, detergente, desengordurante, sabão em pó, água sanitária, desinfetante, esponja de aço, limpa-vidros e amaciante.

4. Escolha o transporte certo

O sucesso do transporte de produtos de limpeza depende da escolha do modal mais adequado. Assim, torna-se necessário avaliar não só as características dos itens transportados, como também o prazo, o destino e a segurança durante o trajeto.

Normalmente, o mais usado no mercado é o modal rodoviário, mas o transporte também pode ser realizado por meio aquaviário ou aéreo. Outra questão que merece atenção especial é a possibilidade de empilhamento.

Se esse for o caso, verifique a altura máxima de produtos que podem estourar, como detergentes e aerossóis. Evite baús ou outros tipos de caixas de transporte que tenham furos ou qualquer tipo de falha na carroceria que permita entrar água da chuva ou umidade em excesso.

5. Conte com a ajuda da tecnologia

Diante de tantas demandas e desafios, contar com a tecnologia nos processos logísticos é garantia de uma operação mais otimizada e com custos menores. Existem melhorias disponíveis no mercado que vão desde os mapas de monitoramento de calor para preservar o transporte de produtos de limpeza até o acompanhamento de cargas pelo gestor.

O grande segredo é ter em mente que usar a tecnologia como uma importante aliada no transporte de cargas se mostra fundamental para que a logística seja mais produtiva. Aqui entra a necessidade de ter negócios cada vez mais rápidos e eficientes que focam na integridade dos produtos, na segurança do transporte e na redução da burocracia envolvida.

Entre os principais exemplos estão a possibilidade de monitorar o produto em qualquer lugar por meio de identificadores de radiofrequência e o Sistema TMS. Ao usar uma plataforma de alta tecnologia e inteligência artificial, fica muito mais simples realizar o gerenciamento on-line das cargas transportadas.

6. Procure uma empresa especializada

Para que o gestor tenha uma cadeia logística alinhada e com soluções inteligentes diante de cada situação desafiadora, estar em dia com as tecnologias disponíveis no mercado é fundamental. Além disso, ter o suporte de uma empresa especializada em logística, como a TPC Logística, faz com que você consiga aproveitar todas as oportunidades disponíveis e se destacar entre a concorrência com estratégias diferenciadas.

Não importa qual seja o tipo de transporte necessário para a sua mercadoria, contar com a ajuda de um time de profissionais experientes e extremamente preparados para padronizar as operações é muito importante. Em busca de agilidade e ganhos, as ações são minuciosamente definidas ao receber e manusear as mercadorias até o destino.

Destaca-se que, no cross docking, o fluxo da mercadoria é acelerado, e isso dispensa o armazenamento em um centro de distribuição usual. Outro exemplo é o envio de carga completa ou fracionada conforme o objetivo da operação e o last mile. Afinal, é nessa etapa que o cliente vai avaliar a qualidade de sua entrega e da experiência como um todo.

Pronto! Agora ficou claro como o transporte de produtos de limpeza pode ser feito com o máximo de cuidado possível e uma estratégia logística alinhada. O mais importante é escolher uma empresa especializada no assunto que facilite essa tarefa, com um bom padrão de qualidade e serviços que atendam diretamente as necessidades do seu negócio.

Gostou das informações do artigo? Então, entre em contato com a TPC Logística Inteligente e conheça um leque variado de serviços direcionados aos desafios do seu negócio.

Deixe um comentário