transporte de produtos petroquímicos

Veja como deve ser feito o transporte de produtos petroquímicos

Os produtos petrolíferos estão profundamente integrados a nossa vida e essa indústria é uma das mais importantes para a economia. Ao levar esse aspecto em consideração fica fácil entender porque o transporte de produtos petroquímicos assume um papel tão estratégico.

Dessa forma,esse é um processo que requer inúmeros cuidados por se tratar de uma carga perigosa e que exige que a empresa responsável peça movimentação cumpra a legislação vigente. O objetivo é evitar acidentes, danos ao meio ambiente e garantir que os produtos cheguem ao destinatário em perfeitas condições.

Para ajudar com essa atividade decidimos usar a nossa experiência na área para criar este conteúdo completo. Neste artigo, você vai descobrir como esse transporte deve ser feito e quais são os cuidados necessários. Continue lendo para conhecer todos os detalhes!

O papel dos cuidados com o transporte de cargas perigosas

Segundo o relatório publicado pela Comissão de Estudo e Prevenção de Acidentes no Transporte Rodoviário de Produtos Perigosos do Estado de São Paulo em conjunto com a Associação Brasileira Transporte e Logística de Produtos Perigosos (ABTLP) determinou que, no ano de 2020, 896 dos acidentes identificados envolveram cargas perigosas.

Os produtos de origem petroquímica configuram uma boa fatia desse número, sendo os caminhões-tanque com combustíveis os principais ofensores. Ao observar essa análise fica claro que é preciso criar protocolos de segurança para minimizar os riscos e a perda financeira.

O caminho entre as refinarias e consumidor final é longo, portanto as empresas envolvidas nessa cadeia de suprimentos devem buscar a otimização do transporte de produtos petroquímicos.

Cuidados com o transporte de produtos petroquímicos

O transporte de materiais químicos, quando comparado com outros setores, se destaca pela necessidade de medidas de segurança. Essa é uma operação na qual toda a cadeia de abastecimentos está sujeita a problemas graves que devem ser evitados. Por causa desse tratamento diferenciado, listamos os principais cuidados que devem ser adotados para minimizar o impacto ambiental e humano.

Conheça o fluxo do transporte

Padronizar as atividades é a melhor maneira de minimizar a incidência de erros que podem comprometer a segurança do transporte de produtos petroquímicos. Além de cumprir com os elementos regulatórios, representa uma ajuda importante para entender como cada fase do processo funciona.

Portanto, crie um fluxo que descreve cada atividade a ser desempenhada, bem como quais requisitos de segurança devem ser cumpridos. Vale destacar que a produtividade deve andar lado a lado com o prevenção de acidentes.

Por isso, os gestores devem estar preparados para lidar com esses desafios e superar a complexidade de uma operação que oferece riscos elevados ao meio ambiente e as pessoas.

Adote medidas de segurança

Garantir que a mercadoria chegue ao destino em perfeitas condições deve ser a prioridade do gestor logístico. Contudo, não devemos comprometer a segurança da equipe e da carga para aumentar a agilidade da entrega. O objetivo é evitar danos e a contaminação dessas substâncias, desde a coleta até a entrega.

Isso exige que a empresa forneça equipamentos de proteção individual (EPI) adequados para os operadores e motoristas. Também é precisa implementar treinamentos periódicos com o intuito de repassar informações importantes e reforçar as melhores práticas.

O controle dos mecanismos de segurança deve ser feito sempre antes de iniciar uma viagem para verificar que a mercadoria está acondicionada corretamente e que o veículo está em condições de trafegar. Essa iniciativa ajuda no gerenciamento logístico e possibilita a identificação de problemas antes que a situação se agrave.

Siga as normas de transporte

Além da sua importância econômica, a indústria petroquímica também é bastante regulamentada. Assim sendo, para atuar com esse tipo de mercadoria, a empresa de transportes deve contar com infraestrutura de armazenagem e logística para garantir a segurança do processo.

Isso quer dizer que é fundamental selecionar prestadores de serviço que possuem as licenças, as certificações e o conhecimento técnico para executar essa atividade. O motorista também deve ser qualificado, ou seja, precisa ter passado pelo curso de MOPP (Movimentação Operacional de Produtos Perigosos).

Conheça as características da carga

Nas estradas circulam uma grande variedade de produtos e materiais que requerem cuidados especiais quanto ao seu manuseio e circulação. A legislação descreve que são 9 tipos de cargas perigosas, sendo elas:

  1. Explosivos;
  2. Gases inflamáveis;
  3. Líquidos inflamáveis;
  4. Sólidos inflamáveis;
  5. Oxidantes;
  6. Substâncias tóxicas;
  7. Material radioativo;
  8. Substâncias corrosivas;
  9. Substâncias perigosas diversas.

Os derivados do petróleo, em estado líquido ou gasoso, são considerados inflamáveis e, como tal, requerem acondicionamento especial. O objetivo é evitar o aumento da temperatura, uma vez que, a combustão é causada devido à exposição ao calor excessivo.

Portanto, avalie cuidadosamente as caraterísticas e exigências da carga para implementar medidas de segurança eficazes.

Avalie os operadores logísticos

Terceirizar essa atividade é bastante comum e faz sentido sob o ponto de vista financeiro. Contudo, para estabelecer uma relação de confiabilidade é necessário acompanhar de perto a execução das atividades. Portanto, a nossa recomendação é acompanhar indicadores de performance que revelam o andamento das atividades.

Por meio dessa avaliação é possível identificar problemas e implementar soluções. Geralmente, essas cláusulas constam no SLA ou do Acordo de Nível de Serviço que estabelecem as regras, bem como os direitos e obrigações de cada um das partes. Assim, por meio de indicadores é possível executar um controle rigoroso para manter a sinergia.

Por fim, a demanda do transporte de produtos petroquímicos não deve ser encarada como um obstáculo, mas, sim, uma oportunidade de expandir a atuação logística. Essa prática ajuda a conquistar novos mercados fornecendo a mesma qualidade e diretrizes de segurança.

Pensando nisso, não podemos deixar de destacar a importância de contar com parceiros especializados e com ampla experiência nesse tipo de transporte. Ao contratar esse serviço, o gestor deve considerar não só o elemento financeiro, mas também exigir um alto padrão de excelência.

Por isso, além das qualificações técnicas, procure operadores logísticos comprometidos com o nível de serviço esperado e que ofereçam confiabilidade em seus processos de trabalho. Nós somos uma empresa com 20 anos de experiência no mercado e queremos ajudar o seu negócio a crescer. Acesse o nosso site e entre em contato para conhecer as nossas soluções.

Deixe um comentário