vantagens-de-centro-de-distribuição

6 vantagens de centro de distribuição!

Ficar por dentro das vantagens de centro de distribuição é uma forma de olhar estrategicamente para todas as etapas da logística. Trata-se de uma unidade física de despacho e armazenamento que centraliza os processos de armazenagem, recebimento, separação e encaminhamento de produtos até o momento de entrega.

O melhor caminho está em contar com o centro de distribuição como um aliado na otimização do trabalho e na qualidade do resultado. Para isso, ele precisa estar bem posicionado conforme as atividades da empresa com o objetivo de atuar significativamente na redução de custos.

Quer saber mais? Vamos mostrar neste artigo 6 vantagens do centro de distribuição. Acompanhe!

1. Localização estratégica

Para que traga mais produtividade no trabalho logístico da empresa, o centro de distribuição precisa ficar em uma localização estratégica. Ela deve levar em consideração o andamento dos fluxos de recebimento e de expedição. Assim, torna-se muito mais simples agilizar as atividades e cumprir os prazos estabelecidos diante dos clientes.

Outros pontos importantes na avaliação também são a proximidade do centro de distribuição com a fábrica, com os fornecedores e a tributação da área. Tudo isso reduz os riscos de faltar mercadorias e melhora a qualidade do atendimento por manter a frequência de reposições e entregas dos produtos mais buscados pelos consumidores.

2. Redução de custos

Os custos fazem parte das preocupações frequentes dos gestores logísticos. Afinal de contas, esse tipo de trabalho busca garantir que as operações sejam eficientes ao eliminar gastos desnecessários. O centro de distribuição, neste caso, permite que o estoque fique centralizado e os fornecedores consigam fazer entregas de volumes maiores.

Isso representa oportunidades de bons descontos nas negociações com as empresas prestadoras de serviços e a aquisição de insumos de maneira geral. Os gastos com armazenagem também costumam ser reduzidos, a partir disso, porque os produtos tendem a ser vendidos com preços melhores do que os concorrentes e fiquem menos tempo em estoque.

Vale destacar ainda que ao contar com um local bem estruturado para realizar as etapas logísticas e o armazenamento da mercadoria, os números de falhas por perdas e excesso de mercadorias são reduzidos consideravelmente. Existem outros pontos que justificam a redução de custos com o centro de distribuição. Veja a seguir os principais!

  • redução no pagamento do frete para fornecedores por conta de ter um único ponto de entrega;
  • otimização dos processos de estoque;
  • menos gastos com aluguéis se a empresa usar vários galpões;
  • controle da sazonalidade.

Mas saiba que quando se trata da redução de custos como vantagem do centro de distribuição, o cenário se torna bem abrangente e conectado de diversas formas. Por exemplo, ao definir a localização em um ponto estratégico, acontece a redução do consumo de combustível. Já o aluguel do galpão usado, reduz a necessidade de obras de manutenção em espaços da empresa e o valor do frete diminui porque tudo chega e parte do mesmo lugar.

3. Eficiência no acompanhamento de demandas

A tecnologia é uma das principais aliadas da logística e funciona como uma espécie de potencializadora das vantagens do centro de distribuição. Com o auxílio da ferramenta certa, é possível identificar de maneira rápida os produtos e encaminhá-los diretamente ao transporte sem que nenhum tipo de perda ou desperdício aconteça.

Sem contar que quando o estoque fica centralizado em uma mesma área, o controle de cada uma das etapas do processo se torna mais eficiente por não ter mais de um ponto para inventariar. O endereçamento das mercadorias ainda ganha em precisão pela organização maior do espaço. Como consequência, nenhum produto se perde durante o processo e ganha tempo em separação.

4. Melhores investimentos

Com o acompanhamento de demanda mais preciso e um atendimento de qualidade ao cliente, o processo responsável pelo planejamento de melhorias e investimentos ganha também em muitos aspectos. O gestor, em uma situação como essa, consegue avaliar melhor os pontos positivos e negativos de cada etapa e qual delas precisa de ajustes e investimentos.

Ter um centro que funciona como um local específico de distribuição de produtos é um diferencial no acompanhamento das soluções implementadas para impedir que os problemas se transformem em um efeito dominó. Isso tudo com a implementação de novas tecnologias e sistemas de gerenciamento que permitem perceber até mesmo os detalhes mais difíceis.

O objetivo é que assim que uma falha for identificada, ela já seja direcionada até os responsáveis por criar a solução antes que causem impactos na operação e nas entregas aos clientes. Existem no mercado uma série de tecnologias que podem melhorar esses processos logísticos e de controle de mercadorias. Para entender como aplicá-las no dia a dia é preciso encontrar a que mais se encaixa com as necessidades do serviço prestado.

5. Ajudam no controle da sazonalidade

A sazonalidade é um fator que interfere diretamente nas operações logísticas e nos resultados da empresa como um todo. Essa questão está diretamente relacionada com a centralização dos estoques e a forma como isso auxilia na distribuição dos produtos.

Na prática, com isso, se forma uma estrutura capaz de suportar mudanças na demanda sem alterações significativas no processo. Ainda que o aumento aconteça de maneira inesperada, dificilmente a empresa vai enfrentar as mesmas dificuldades que teria caso não houvesse um centro de distribuição.

6. Padronização de processos

Uma boa gestão de processos tem tudo a ver com padronização e isso é consequência de uma boa utilização das vantagens do centro de distribuição. Quando a gestão logística consegue reduzir as falhas e entender como criar uma padronização baseada em qualidade e eficiência.

Assim, ao colocá-la em prática, não importa qual seja o cliente, a mercadoria ou o local de empresa, todos os times da empresa precisam seguir as mesmas práticas de trabalho. O padrão nos processos logísticos é um adicional na hora de implementar a segurança necessária durante as etapas de trabalho e informar sobre medidas preventivas que podem ser adotadas na rotina.

Agora você já sabe quais são as vantagens de centro de distribuição. Quando existe a necessidade de ter um em seu processo logística, uma excelente opção é contar com uma empresa comprometida em oferecer soluções dinâmicas, atualizadas e eficientes, como a TPC Logística Inteligente. Todos os espaços estão espalhados em pontos estratégicos do Brasil com capacidade de receber diversos tipos de materiais.

Gostou das informações do artigo? Então, deixe o seu comentário no post e nos conte como seria o armazém ideal para o seu negócio.

Este post tem um comentário

  1. Marcio Roberto

    Quem faz parte de um sabe muito bem como é!

Deixe um comentário