varejo de calçados

Como organizar o estoque de empresas de varejo de calçados?

Uma das preocupações mais recorrentes quando falamos de varejo de calçados é o estoque. É o que define se o cliente terá suas expectativas atendidas quando ele entra na loja ou acessa um site de um e-commerce do ramo. É o que define também se haverá uma transação bem-sucedida para gerar um impacto na reputação da empresa.

A gestão de produtos estocados e a intralogística em uma empresa desse tipo requerem um cuidado especial com as diversas nuances. É preciso evitar o excesso por conta de questões de espaço, assim como é necessário combater a falta e as perdas.

Por isso, você deve aprender mais sobre essa complexidade e entender as soluções ideias para esse tipo de gestão. Acompanhe e confira algumas dicas de como organizar o estoque em lojas de calçados.

Qual é a importância de ter uma boa organização de estoque?

Um bom controle do estoque é essencial atualmente, principalmente em uma loja que vende calçados. Esse tipo de negócio sempre apresenta um altíssimo volume de itens vendidos, uma vez que há diversos tipos de calçados e inúmeras variações, por tamanho, marca e categoria. Esse tipo de diversidade é justamente o que se espera — não é nem mesmo um diferencial.

Assim, é normal que haja muita procura por muitos produtos diferentes em um dia, e esses produtos devem estar estocados devidamente. É comum que vendedores façam diversas visitas ao estoque para separar produtos e mostrar às pessoas, inclusive.

Outro ponto é que há sempre um fluxo muito intenso nesse tipo de loja. A demanda por calçados é sempre alta, independentemente do momento do ano, pois é um item que não pode faltar na casa das pessoas. Além disso, sempre que um produto se desgasta, existe a necessidade de adquirir outro, o que leva as pessoas às lojas.

Desse modo, é preciso organizar bem o estoque para ter fácil acesso aos itens e a suas variações e lidar bem com a procura.

Como organizar bem o estoque?

Agora, vamos ver algumas dicas de como organizar melhor o estoque de seu varejo de calçados.

Controle de entrada e saída

É fundamental ter um controle estrito de cada item que entra e que sai no local de armazenagem. Para isso, vale a pena contar com o apoio de um software de gestão, pois essa aplicação registra produtos para gerar visibilidade e facilitar a conferência. Esse tipo de gerenciamento se torna crucial como uma forma de evitar erros e falta de informações certas (como dizer que um produto está em falta quando não está ou o contrário).

Definição de um inventário rotativo

Ter uma boa visão do inventário ajuda bastante a eliminar problemas na gestão do estoque e na gestão da margem de lucro. O aspecto rotativo diz respeito à alta frequência da contagem de itens, o que é feito em momentos propícios.

É preciso realizar uma conferência dos itens pensando na previsão de saída e na rotatividade. Isso está ligado a um trabalho organizado de reposição, que pode ser contínua (constante e sempre com itens pontuais) ou periódica (em um determinado período).

Com esse controle, você sabe exatamente quando novos produtos chegarão ao estoque, bem como quanto existe de cada produto, e consegue gerenciar melhor a demanda.

Esse inventário também deve conter as informações principais de cada produto, como a numeração, a marca, o tipo, o fornecedor, a data de chegada e outros dados relevantes.

PEPS e UEPS

Vale também citar algumas estratégias de organização do espaço físico. Para gerenciar o espaço, você deve adotar uma tática que ajude a escolher o lugar de cada produto e a lógica para separar bem onde cada item deve ficar. Uma delas é o PEPS (primeiro que entra, primeiro que sai), que estabelece que os itens com mais tempo no estoque são os que saem logo.

Em contrapartida, há o UEPS (último que entra, primeiro que sai), que dita que os mais recentes devem sair logo.

Uso de software

Não existe a possibilidade de fazer uma gestão inteligente do seu estoque sem a ajuda da tecnologia. Por isso, adotar um software de gerenciamento é uma ótima ideia. Com esses sistemas, torna-se viável alcançar integração dos dados, eficiência operacional e redução dos erros no controle dos produtos. Uma das características é a administração automatizada dos itens, inclusive com a rastreabilidade deles.

Aplicações de gestão integram toda a experiência digital da empresa, permitindo uma visão que abrange a questão financeira, o relacionamento com os clientes e outras frentes. Tudo isso reforça o controle do estoque em um varejo de calçados, o que diminui os erros e os custos.

Estamos falando de sistemas como um WMS (gerenciamento de armazéns) ou um ERP (gestão de recursos). Ambos podem ser reforçados com recursos de inteligência artificial que ajudam a detectar padrões, entender cenários e prever resultados para ajudar na proatividade.

Previsão de demanda

Aliás, falando em previsões, é imprescindível citar que a previsão de demanda no varejo ajuda no controle da estocagem. Quando você sabe exatamente o que tem mais chance de sair, pode se organizar na rotatividade para evitar faltas. Sabendo o que não será vendido, é possível tomar decisões para fazer queimas de estoques e promoções especiais também.

Evidentemente, essa previsão deve estar sensível a questões como a sazonalidade. Hoje, um modelo de machine learning (inteligência artificial) consegue facilmente oferecer esse tipo de perspectiva a partir de análises nas séries de vendas da empresa, por exemplo.

Treinamento dos funcionários

Outra grande estratégia para gerir o estoque inteligentemente é o cuidado com os funcionários. É importante orientar as pessoas para saber onde os produtos estão, como manter a organização e quais são as regras de saída dos itens. É interessante ter pessoas específicas para cuidar da organização do local de armazenagem internamente, com a conferência das entradas e saídas e outras ações.

Quais são as vantagens de contar com um bom controle de estoque em uma loja de calçados?

O controle de armazenamento em um varejo de calçados só traz benefícios para qualquer loja. Um deles é o ajuste do estoque conforme a demanda, de modo que isso não gere nenhum prejuízo. Com a previsibilidade em dia, a gestão da demanda e a rotatividade eficiente, a empresa é capaz de atender a todas as procuras com eficácia e flexibilizar sua estocagem de acordo com os consumidores.

Essa também é uma maneira de evitar excessos de estoques, com problemas de falta de espaço, e até mesmo a falta de estoque. Previne-se a insatisfação dos clientes e, por sua vez, o insucesso nas transações. Por outro lado, a empresa consegue vender mais e lucrar mais.

Com mais negócios e com uma variedade incrível de produtos para que o cliente se sinta bem em escolher, é possível alcançar destaque competitivo e uma boa reputação.

Como falamos, o controle do estoque em um varejo de calçados é crucial para o sucesso do negócio. Com a ajuda de algumas estratégias e da tecnologia, é viável aumentar a visibilidade e a gestão do que entra e sai para atender melhor às pessoas e vender mais.

Gostou do nosso conteúdo? Curta a nossa página no Facebook e continue acompanhando nossas novidades.

Deixe um comentário