Importação e Exportação

 Importação e Exportação

Ao longo de mais de doze anos de experiência, a TPC desenvolveu importantes atividades e projetos no segmento de Comércio Exterior, que lhe garantem um sólido portfólio de referências.

Buscando excelência no fornecimento de serviços, investindo na sua estrutura e na capacitação de seus profissionais, a TPC está apto a oferecer soluções integradas e serviços customizados de Importação e Exportação para atender às mais exigentes necessidades de seus clientes:

– Terceirização de Operações de Comércio Exterior – Despachos Aduaneiros e Serviços Documentais.
– Gestão Customizada das Atividades Aduaneiras (além do Despacho Aduaneiro).
– Obtenção do Ex-Tarifário.
– Importação de bens usados.
– Operações Back-to-Back.
– Gerenciamento da Logística Internacional Door-to-Door .
– Suporte em Regimes Aduaneiros Especiais, buscando os mais adequados aos negócios de seus clientes.
– Suporte em implantação de sistemas operacionais de comércio exterior.
– Suporte em desenhos e melhoria de processos operacionais e gerenciais de comércio exterior.
– Consultoria em Comércio Exterior.

Através da alta qualificação de seus profissionais, Certificação ISO 9001:2015, Programa de Integridade e Compliance e com atuação em diferentes segmentos com distintos níveis de requisitos legais e normativos, a TPC vêm ajudando seus clientes a atingir seus objetivos estratégicos em seus negócios internacionais e a agregar efetivo valor à sua marca.

Soluções e Experiência em diferentes segmentos:

Em anos de parceria, com diferentes segmentos da indústria, caracterizada por muita ética, confiança e transparência, a equipe de Comércio Exterior completou sua curva de aprendizagem, sedimentando conhecimentos e experiência em suas particularidades e requisitos legais.

Com o apoio das ferramentas do nosso Sistema de Gestão da Qualidade, processos foram desenhados e aprimorados, uma robusta estrutura documental foi arquitetada, sistemas foram desenvolvidos e criteriosamente customizados e muitas horas de trabalho foram investidas em treinamentos e reciclagem. Toda essa inteligência de processos e de resolução de problemas pode ser fácil e rapidamente adaptada à necessidade de cada indústria e cliente, partindo-se, assim, de uma base sólida de conhecimento e experiência para um processo de aprendizado, adaptação e posterior melhoria continua dos atuais processos e procedimentos.

  • Automotivo
  • Autopeças
  • Bens de Capital
  • Commodities agrícolas
  • Eletroeletrônico
  • Fármaco-Hospitalar
  • Fertilizantes
  • Máquinas e Equipamentos
  • Químicos (perigoso e inerte)


Fatores críticos de sucesso:

Nossa gestão é fortemente alicerçada no alinhamento, no equilíbrio e na integração dos seguintes elementos:

  • Competência da Mão de Obra = Contratação, preparação, desenvolvimento e retenção de mão de obra especializada através de competências específicas.
  • Processos Estruturados e Seguros = Processos Definidos, estruturados, produtivos, seguros e com responsabilidades definidas.
  • Base Tecnológica Robusta = Softwares específicos e eficazes, links, backups e índice de disponibilidade.
  • Indicadores Operacionais e Estratégicos = De acordo com as necessidades e estratégias de cada cliente ou segmento.
  • Parcerias Estratégicas = Rede de agentes de carga internacionais, armazéns alfandegados, terminais e transportadores.
  • Flexibilidade = Reação rápida e positiva para novos cenários e negócios.
  • Sistema da Qualidade= Com busca incessante pela excelência.


O tripé estratégico: Pessoas, Tecnologia e Processos

O êxito da nossa gestão encontra-se na concomitância das ações de gestão de recursos humanos, de gestão de processos e no uso intensivo da tecnologia de informação no desenho e consolidação de processos, assim como no seu monitoramento.

As práticas de gestão adotadas valorizaram e estimulam a participação dos colaboradores no planejamento dos negócios, das atividades e nos respectivos planos de ação, propiciam a adaptabilidade ao constante cenário de mudanças legais e organizacionais e estimulam um ambiente cultural focado na melhoria contínua e na busca de excelência.


PESSOAS

Em um ambiente profissional, criativo, desafiador, de apoio, colaborativo e ético, temos focado nossos esforços para reunir pessoas talentosas e comprometidas e para recompensar as suas competências!
Além da alta qualificação dos profissionais que compõem as equipes de COMEX, recrutados através de critério processo seletivo, a TPC investe em diversos treinamentos (internos e externos), estudos, bem como extensa pesquisa sobre cases de maior sucesso de importação, exportação e regimes especiais.

Investimos, no mínimo, 3% das horas trabalhadas para manter nossas equipes atualizadas, bem formadas e competentes!

Utilizamo-nos de ferramentas de job rotation e de gestão de pessoas por competência.

Como resultado, nossos times estão preparados para desenvolver a melhor solução para o nosso cliente: a que ele precisa!


Nossa metodologia:

  • Ouvir com atenção.
  • Entender os requerimentos, requisitos e necessidades do cliente.
  • Atender com qualidade, comprometimento, compromisso, capacitação técnica, criatividade, responsabilidade, respeito e seriedade.
  • Com foco em resultados, redução de custos e cumprimento de prazos.


TECNOLOGIA E INOVAÇÃO

Os sistemas de Comércio Exterior gerenciam a cadeia operacional e documental necessária ao processamento das operações de comércio exterior de importação e exportação.

A escolha das tecnologias é o primeiro importante passo, com aderência aos processos da empresa, utilizando ambientes de desenvolvimento modernos e flexíveis; os quais apresentam facilidade de operação e possuem um suporte adequado.

Ressaltamos, ainda, a importância do correto mapeamento dos processos, quem é responsável pelo que, quais as entradas e saídas dentro das cadeias logísticas e os fatores críticos de sucesso nas operações.

Por fim, salientamos os aspectos abrangência e a facilidade na integração com outros sistemas e outras tecnologias.


PROCESSOS

Com foco em redução de custos na cadeia logística / produtiva de nossos clientes, defendemos o trinômio: agilidade, disciplina e produtividade.

Com base nesse conceito, mas sem descuidar do aspecto Segurança, identificamos e mapeamos todos os processos pelos quais somos responsáveis, descrevendo, em detalhes, os correspondentes importantes e críticos sub-processos.

O resultado desse detalhamento é uma gama de procedimentos, instruções de serviços, planilhas de inteligência, planilhas de peculiaridades, check-lists, fluxogramas e mapas de controles.

Assim, além da verificação e constatação das prioridades, dos riscos e dos fatores internos e externos ao negócio, o objetivo é o aprimoramento dos processos com foco na gestão da qualidade, visando à simplificação, desburocratização, uniformização e padronização, além de proporcionar melhores resultados quanto ao controle das atividades, tempo e qualidade no desenvolvimento das atividades da área.

Com isso, conseguimos garantir retenção da inteligência, perpetuação do negócio, facilidade de transmissão, independência de quem exerce as atividades,  segurança da operação e um contínuo processo de melhoria contínua, com o objetivo de entregar um serviço efetivo, profissional, no tempo acordado e específico para atender às características especiais de cada cliente, em diferentes setores da economia brasileira e internacional.