Saiba como foi o 8º Encontro Nacional de Gestores TPC: Mentes Empreendedoras

O 8º Encontro Nacional de Gestores da TPC reuniu no hotel Deville, em Salvador (BA), nos dias 25 e 26 de abril, 102 convidados, sendo eles, o quadro de gestores que representavam as operações TPC no Brasil e conselheiros da empresa. Cada participante foi apresentado através de um vídeo e a abertura foi conduzida pelo nosso presidente, Leonardo Barros. O evento teve “Mentes Empreendedoras” como tema central e foi muito elogiado por suas dinâmicas agregadoras, tendo a quinta-feira (25) marcada por uma série de atividades, do início da manhã, até o final da noite.

Após a abertura, aconteceu uma dinâmica a qual os participantes deveriam se interligar com uma corda e girarem para uma única direção, como uma engrenagem. A falha de um impacta no todo. Por isso, é preciso união e comprometimento para manter a engrenagem girando. Dessa forma, as equipes são interdependentes e ao mesmo tempo, conectadas com as outras para o atingimento dos objetivos do negócio. Depois da atividade, o diretor comercial, Eduardo Leonel, ministrou uma palestra sobre a sua área e mostrou como todos podem vender a TPC, através de estratégias comerciais. Ele reiterou que o objetivo é que a organização seja reconhecida pela sua alta performance e inovação, tendo pessoas apaixonadas pelo que fazem e que gostem de servir. Também foi dito que juntos, somos 4.700 vendedores, fundamentais no processo. “A ideia é provocar as pessoas. São dois dias de imersão para que os 100 gestores possam pensar na empresa como um todo e vendê-la melhor para o mercado”, declarou Leonardo Barros, presidente.

Em seguida, os convidados se reuniram para outra ação, a qual consistia em se organizarem sem ajuda externa, de forma que formassem uma frase vista do alto, para um drone fotografá-la. Foi um grande desafio e o resultado está na foto acima, com a frase formada “#SOMOS TODOS TPC”. Esta hashtag foi promovida durante os dois dias e será usada em nossas campanhas internas de 2019, para esclarecer que independente do cliente, operação ou cidade, somos todos do mesmo time! Dando continuidade a programação, Renan Sinachi, diretor e representante da LEME Consultoria, explicou sobre o Programa de Gestão de Desempenho, vigente na TPC. Ele falou sobre a avaliação de desempenho, gestão de competências, feedback e ferramentas para o gestor. Além disso, Renan demonstrou o menu de relatórios e análises que estão disponíveis aos gestores no Sistema de Gestão de Desempenho e fundamentou como isso pode ajustar no gerenciamento de equipes.

Depois do almoço, o grupo teve a oportunidade de dançar com o auxílio de um instrutor do grupo Fit Dance e eles aproveitaram o momento para relaxar. Ao final, iniciaram-se as premiações, referentes as melhores ideias cadastradas no Inova e da tão disputada Maratona. Com muito alto astral, depois do mestre de cerimônia, Juraílson Andrade, diretor da TPC, divulgar todos os ganhadores, o palestrante surpresa entrou em cena. Alexandre Ramos Samuel, mais conhecido como Tande, ex-jogador de vôlei da seleção brasileira e medalhista olímpico. Tande encantou os gestores, com piadas e discurso empolgante sobre a importância de uma boa liderança. “Não existe equipe eficiente sem um líder”, disse Tande em sua apresentação. “A primeira coisa a ser combatida pelo líder é a vaidade”, complementou.

Inácio Freire, gerente da operação Saúdelog, parabenizou: “A palestra de Tande foi motivadora… Foi uma das melhores de todos que já participei aqui. Sensacional! Todo Encontro traz um aprendizado novo ou muitos aprendizados novos. O evento está sendo o mais agregador, tendo um formato totalmente voltado a resultados e planejamento. A gente está muito mais preparado depois desse Encontro”. Além disso, todos os presentes tiveram a grande chance de jogar vôlei, tendo Tande como mediador. Em sequência, o jogador presenteou Leonardo Barros com uma réplica da medalha dos jogos olímpicos de 1992, afirmando que era um símbolo para todos os colaboradores da TPC se sentirem vitoriosos. “Cabe ao líder fazer o outro acreditar na sua capacidade, no seu potencial”, foi uma das diversas frases inspiradoras do palestrante durante a ocasião.

Depois de centenas de fotos divertidas tiradas com Tande, os integrantes do evento foram liberados e orientados a retornarem no início da noite, para o jantar. O que eles não sabiam era  o fato de que o presidente, vice presidentes e diretores estavam na cozinha, preparando o jantar, com a ajuda do Chef Gill Cerqueira. A presidência e a diretoria também foram os responsáveis por anotar os pedidos e servir cada participante. O intuito foi de demonstrar, de maneira lúdica, o que significa ser um líder servidor. No jantar, também foi promovida pelo setor de Gente e Gestão, uma ação filantrópica, para arrecadação de doações para instituições de caridade.

Na sexta-feira (26) teve, durante a manhã, a realização do jogo LDP, sendo ele totalmente voltado para a simulação da gestão de empresas. Com o jogo, foram evidenciados os reflexos da tomada de decisão, ensinamentos sobre liderança, além de ressaltar a importância de cada setor, controle de custos, dentre outros aspectos relevantes para as empresas. A dinâmica exigiu raciocínio lógico, bem como analisar o mercado e sua sazonalidade. “Foi uma experiência incrível! Controlamos diversos processos de uma empresa, tendo a visão do todo. Pudemos identificar, claramente, qual o impacto positivo de ações sincronizadas com a estratégia da companhia, além de definirmos, no inicio do projeto, qual região seria explorada e quais ações deveria ser tomada para estimular a demanda pelo nosso produto fictício. Adequar a capacidade de produção e venda foi essencial para garantir a alavancagem do nosso faturamento, sempre pensando na longevidade do negócio”, afirmou Julio Cesar dos Santos, supervisor de inventário. Ao final da manhã, foi divulgado o ranking com a colocação de cada grupo na competição de melhor desempenho empresarial.

Após o almoço, ocorreu mais uma surpresa, a qual tirou o fôlego de todos. Os convidados foram convidados a entregarem seus celulares e participarem de uma sessão de meditação, com base no princípio do mindfulness. Entretanto, após alguns minutos, começou uma movimentação estranha. Dois policiais militares entraram na sala, anunciando a prisão de um dos diretores por assédio moral. Tudo não passou de um grande teatro, para chocar os presentes sobre a gravidade do assunto e alertar sobre o projeto a ser aprovado que irá configurar o assédio moral como crime, conforme o Código Penal Brasileiro. A gerente do setor Jurídico, Adriana Franco, iniciou, após o susto, seu discurso sobre a importância de se atentar ao assédio e falou sobre a relevância de praticar a comunicação não-violenta.

Por fim, foi proposta uma atividade que envolvia criatividade e até mesmo, trabalhos manuais. Os gestores dispuseram de alguns materiais para montarem, em grupos, maquetes e uma apresentação de 5 minutos, voltada a venda dos serviços e segmentos da TPC. Engenhosidade e imaginação não faltaram! “Nesse evento, a gente teve um ganho maior de troca de experiências, tendo a oportunidade de se relacionar e conhecer a área do outro que não é a nossa de atuação”, elogiou Adelaide Luz, gerente da área de SGI.

Não deixe de nos seguir no Instagram e clicar nos stories fixados, para assistir tudo o que aconteceu no evento!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *