Play in Company promove Programa de Desenvolvimento de Liderança para os executivos da TPC Logística

Um dos maiores desafios que os gestores enfrentam atualmente na liderança de equipes é a capacidade de entender as potencialidades pessoais e profissionais de cada colaborador e garantir que a equipe se mantenha engajada e sinta-se parte da organização. Isso exige empenho constante das empresas na busca de soluções criativas que melhorem a performance das pessoas e dos negócios. E, foi na Play in Company que a TPC Logística, um dos principais operadores logísticos do País, encontrou a solução para ajudar no desenvolvimento do potencial de seus colaboradores.

A Play in Company aplicou a metodologia LEGO® SERIOUS PLAY® – que utiliza os blocos da marca – em workshops para desenvolvimento de liderança, com o objetivo de ampliar a percepção dos participantes no entendimento de toda a cadeia da TPC Logística e nos processos envolvidos, bem como melhorar o modelo de atendimento ao cliente e a tomada de decisão nos negócios.

Além dos benefícios organizacionais, o Programa serviu também para trabalhar as competências que são hoje fundamentais para líderes de todos os segmentos, como a comunicação, a resolução de problemas, a criatividade, o senso crítico, o relacionamento interpessoal e a visão sistêmica. O senso de pertencimento e o autoconhecimento também foram pontos importantes trabalhados com os participantes.

Os treinamentos pilotos foram aplicados inicialmente nas unidades de Campinas (SP), para 50 pessoas, e de Salvador (BA), para mais 80 participantes. A estimativa é que a atividade seja ainda replicada nas demais unidades espalhadas pelo Brasil. Para Sirleno Viana, Gerente de Gente e Gestão da TPC Logística, “a reação durante o treinamento foi muito positiva, pois os assuntos foram abordados com leveza e franqueza entre todos, tornando a internalização de conceitos mais eficaz”.

“Pudemos ver a alegria e engajamento dos colaboradores em participar de uma atividade nada convencional, mas que cumpre com o objetivo de otimizar processos, melhorar a comunicação e vencer os desafios enfrentados diariamente na operação logística, com criatividade e inovação. Temos certeza de que os resultados atingidos a partir de agora serão conquistados com mais diálogo e integração”, finaliza.

A aplicação da metodologia LEGO® SERIOUS PLAY® é altamente flexível e adaptável a qualquer tipo de demanda e de organização. Para isto, basta analisar o cenário em questão para propor desafios e ações que instiguem os participantes a se aprofundarem em questões pessoais e profissionais que necessitem de aprimoramento.

“No caso da TPC Logística, percebemos que com a realização do Programa, os participantes puderam reconstruir e compartilhar suas percepções sobre o negócio, despertar e reavaliar suas próprias potencialidades e ainda entender a importância que cada um deles tem para que os resultados organizacionais sejam atingidos”, analisa Mirian Fávaro, facilitadora certificada na metodologia.

A aplicação da ferramenta de ideação ajudou a desenvolver uma comunicação democrática e um rápido senso de resolução de problemas, estimulando líderes e seus times a buscar soluções criativas para desafios que ocorram em qualquer ponto do sistema logístico da empresa.

* Matéria originalmente publicada no portal LogWeb, em 28 de setembro de 2018. Confira o link: http://www.logweb.com.br/grupo-tpc-realiza-treinamento-com-tecnologia-lego-serius-play/

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*