TPC – Social

 

TPC amplia parceria com APAE e inicia projeto com portadores de deficiência intelectual

       Equipe do Complexo logístico TPC em reunião com a APAE

No início de setembro, a TPC ampliou a sua parceria com a APAE, para a inclusão de Portadores de Deficiência Intelectual (PCDI), em suas unidades. Vale ressaltar, que além da participação no projeto Parceiros pela Inclusão, desde o início de 2018, a TPC já presta apoio financeiro mensal, com o intuito de reformar, construir e propor melhorias na estrutura física das sedes da instituição filantrópica em Salvador (BA).
Nesta nova fase da parceria, a empresa participa de um programa da ONG, para aumentar a empregabilidade e a inclusão de portadores de deficiência intelectual(PCDI), no mercado de trabalho. Esse programa tem duração de 12 meses e envolve o processo de pré-seleção dos candidatos, palestras de sensibilização, treinamentos e acompanhamentos periódicos dos colaboradores.
A experiência foi iniciada no Complexo Logístico TPC em Simões Filho (BA), com a inclusão de 4 colaboradores PCDI’S, que atuarão nas áreas do CLIA e CD Seco. Já no dia 03 de setembro, os gestores da unidade, participaram de uma palestra de conscientização sobre cuidados especiais com os novos funcionários, ministrada pela coordenadora da APAE, Patricia Costa, que em mensagem replicou que a “deficiência em não enxergar nas pessoas as suas verdadeiras eficiências”.
Já o encarregado de operações do Complexo Logístico TPC, Anderson Rocha parabenizou a empresa pela ação, pois considera que “pessoas com deficiência são muito excluídas socialmente e merecem uma oportunidade no mercado de trabalho”.
Outros projetos de engajamento já estão previstos, como a participação da TPC na programação da comemoração dos 50 anos da APAE, em novembro de 2018.

 

Colaboradores da TPC arrecadam e doam kits escolares para crianças em Salvador

 

Os colaboradores das unidades CLARO SSA e MARY KAY SSA arrecadaram e doaram, materiais escolares, beneficiando crianças atendidas pelo projeto Unidos Esporte Clube, localizado no bairro histórico de Pirajá, em Salvador (BA), onde as unidades estão inseridas.
A ação faz parte do projeto operacional Logística Solidária, criado para ajudar a comunidade no entorno do Centro de Distribuição. Nos dois anos de existência, outra ação que merece destaque, é a doação de 1 tonelada de alimentos não perecíveis, para cerca de 130 famílias. “Nosso lema é: não precisamos esperar datas especiais como Natais ou Dia das Crianças para ajudar as pessoas”, disse o supervisor operacional, Paulo Gomes.

A doação dos 170 kits escolares contendo lápis, canetas, borrachas, cadernos, entre outros itens, teve como intuito conscientizar as crianças que participam da escolinha de futebol, sobre a importância dos estudos, além de incentivá-las com novos materiais de estudos.
Para a representante da instituição Unidos Esporte Clube, Tais Mendes: “A ação VERBO ESTUDAR foi de suma importância para cada criança do Projeto UNIDOS, haja vista abordar a necessidade de estudar é rotineira, entretanto com chegada dos kit’s pela empresa parceira, houve um estímulo e interação maior. Dentro da realidade desta comunidade, para muito aquele kit é um novo brinquedo, posso pintar em casa, isto é, tornar a brincadeira um aprendizado”, comentou.

Colaboradores da TPC doam mais de 6 toneladas de alimentos não perecíveis em todo o Brasil

 

Durante as Copa SIPAT TPC, evento que une a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho e o Aniversário TPC, os colaboradores das 75 operações da empresa, em 24 estados se empenharam e arrecadaram mais de 6 toneladas de alimentos não perecíveis.
Este ano, o evento que busca fortalecer a cultura da segurança e saúde na empresa teve duração de 2 meses, e propôs atividades lúdicas voltadas para o tema principal, mas que também envolveu os 4.700 colaboradores em assuntos como Responsabilidade Social, Meio Ambiente, Integridade e Inovação.

 Copa SIPAT TPC em números:

 Durante os 2 meses de conscientização em Saúde e Segurança do Trabalho, as 75 operações TPC levantaram 756 riscos de acidentes ou quase acidentes com base na PIRÂMIDE DE HEINRICH, principal tema da SIPAT. Destes levantamentos 569 casos foram solucionados pelas unidades, ou seja mais de 75% dos registros foram tratados.

– As unidades realizaram 183 atividades extras voltadas para os temas Saúde, Segurança e Meio Ambiente;

– As operações arrecadaram e doaram mais de 6 mil toneladas de alimentos não perecíveis;

– Recolheram e doaram aproximadamente 5 mil peças de roupas;

– Realizaram 15 ações ambientais duradouras;

– Cadastraram 37 ideias inovadoras voltadas para a área de Segurança e Saúde;

– Elaboraram 22 vídeos de conscientização sobre Integridade no ambiente de trabalho.

Sobre o resultado das ações, o coordenador de Segurança do Trabalho, Dicson Santos disse: “a SIPAT TPC mais uma vez cumpriu o seu papel de conscientizar e ajudar as pessoas para terem uma vida melhor”, comemorou.

TPC doa móveis de escritório para instituições de caridade em Salvador

O analista administrativo da TPC, Valmir Paixão visitou as instituições, Associação de Pais e Amigos de Deficientes Auditivos do Estado da Bahia – APADA e a Creche Escola Tia Cleó, para doar móveis que não seriam mais utilizados em algumas unidades da empresa.

Entre os móveis estão: mesas, cadeiras, armários, aparelhos de ar condicionado. Para a Creche e Escola Tia Cleó, a empresa doou ainda, uma quantidade de alimentos não perecíveis, recebidos do empresário, Ricardo Galvão, da empresa RG7 Soluções, parceira da TPC em diversos eventos.

Sobre a utilização do material recebido, a coordenadora pedagógica da APADA, Jamara Dourado, relatou: “Os roupeiros irão servir para ajudar no atendimento integral de algumas crianças, que passam o dia inteiro na intuição e a mesa grande irá ficar em nosso refeitório, para que essas crianças tenham um lugar melhor para fazer suas refeições e os aparelhos de ar condicionados irão substituir os antigos”, contou a coordenadora.

TPC faz doação de agasalhos para a Associação de Deficientes Auditivos da Bahia

A TPC entregou o material arrecadado durante a sua campanha de doações de agasalho para a Associação de Pais e Amigos de Deficientes Auditivos do Estado da Bahia – APADA.

A campanha ocorreu durante todo o mês de junho e, fez parte das comemorações do aniversário do TPC e da SIPATMA. Representantes da empresa foram a intuição entregaram os donativos e conhecerem um pouco mais do trabalho realizado pela associação.

Conheça mais sobre a APADA:
A Associação de Pais e Amigos de Deficientes Auditivos do Estado da Bahia – APADA, está localizada em Salvador e atende crianças e jovens com deficiência auditiva, através do acompanhamento psicossocial, psicopedagógico e encaminhamento fonoaudiólogo. Oferece cursos de LIBRAS para profissionais, pessoas surdas e familiares, assim como cursos de capacitação profissional para jovens surdos e ouvintes com necessidades educacionais especiais, entre outros.