Como a logística omnichannel está revolucionando o varejo

O avanço da tecnologia trouxe para as pessoas novas possibilidades de interação com marcas e empresas. Ao mesmo tempo, proporcionou alternativas para fazer compras e, com isso, gerou oportunidade de negócios integrando o meio físico e o digital.

Agora, as empresas conseguem trabalhar com diferentes canais de vendas, mas isso também leva à necessidade de adequação dos seus processos e da adoção da logística omnichannel. Ela é fundamental para que aconteça uma integração coesa entre os canais físicos e os digitais, proporcionando uma experiência de compra mais satisfatória para o cliente.

Por isso essa estratégia está transformando o varejo, e é sobre o que vamos falar neste artigo. Continue lendo e confira!

O que é logística omnichannel?

A logística omnichannel é um processo que faz o gerenciamento, as movimentações e a distribuição dos produtos conectando os diferentes canais de vendas utilizados pela empresa, assim como os pontos de contato que ela tem com o cliente.

Por meio desse processo, a empresa consegue coordenar o seu fluxo de mercadoria de uma forma muito mais eficiente e com flexibilidade. Pode unir as experiências físicas e digitais do cliente.

Afinal, no conceito omnichannel empresas do varejo fazem a integração dos seus clientes em todos os canais que elas disponibilizam para estarem em contato e interação com eles, tanto no meio físico quanto no digital.

O objetivo é vencer as barreiras para que a jornada de compra do cliente seja contínua e consistente. Mas isso não envolve apenas o atendimento. Também tem toda a estrutura logística, que permite gerenciar os estoques e disponibilizar a mercadoria para o cliente no ponto de contato que ele escolheu para concretizar a sua jornada de compra.

Como a logística omnichannel está revolucionando o varejo?

A logística omnichannel é um processo bastante complexo. Isso porque é preciso atender de forma consistente em vários canais de vendas da empresa, conforme explicamos. Assim, é fundamental que exista uma visão ampla de estoque, considerando o armazém, o centro de distribuição e as lojas físicas.

É fundamental que haja uma sincronização precisa entre todos eles para que os produtos estejam disponíveis, independentemente do local de surgimento da demanda. É justamente por isso que a logística omnichannel está transformando o varejo.

Já não é novidade que as empresas que antes mantinham operações apenas no meio físico agora já têm a sua presença digital e disponibilizam canais online e remotos para os clientes fazerem suas compras.

Ao mesmo tempo, continua mantendo as operações físicas, e isso somente é possível por meio da logística omnichannel, que vai integrar toda essa estrutura para que a empresa esteja pronta para atender ao cliente, independentemente do canal que ele escolheu.

Com a logística omnichannel, além de explorar os diferentes canais de vendas, as empresas ainda conseguem alcançar maior eficiência e agilidade. Isso porque, quando o processo é bem estruturado, o cliente pode fazer uma compra e receber o seu produto no mesmo dia ou no dia seguinte.

Ele também tem a escolha de fazer essa compra no digital e a retirada em uma loja física. Mas a logística precisa ter esse controle para garantir que o produto estará disponível da maneira como o cliente decidiu recebê-lo.

Assim, é um processo que exige uma grande preparação da empresa, mas que ao mesmo tempo gera muitas oportunidades para ela. Além de promover um diferencial competitivo em função das várias possibilidades que aumentam o poder de decisão de escolha do consumidor.

Quais são os benefícios de oferecer uma experiência fluida e consistente para o consumidor?

Com a popularização da internet, as pessoas acabaram se habituando à praticidade e ao dinamismo. Essa característica alterou também o seu padrão de comportamento de consumo. Assim, elas esperam que as empresas consigam atender as suas exigências e expectativas com prontidão.

Como existem canais que facilitam a interação, os consumidores modernos também esperam que as empresas estejam presentes nesses canais e tragam possibilidades para seus clientes. A logística omnichannel possibilita alcançar todas essas expectativas.

Afinal, ao integrar o físico e o digital ela garante uma experiência de compra mais fluida e consistente para o consumidor. As pessoas sentem que têm um poder de escolha e decisão maior, pode utilizar os canais que lhes parecem mais favoráveis, e isso gera uma experiência positiva.

É um fator que valoriza a imagem do negócio e ajuda a alcançar a satisfação e a fidelização do público. Isso gera um diferencial competitivo em relação à concorrência, fazendo com que essas empresas que modernizaram os seus processos tenham a preferência dos consumidores. Mais uma vantagem é o marketing boca a boca, que amplia cada vez mais a base de clientes.

Outro grande benefício é o fato de que essa estratégia permite alcançar o cliente onde quer que ele esteja. As empresas podem criar as suas próprias oportunidades e explorar vários canais para conseguir as conversões, ampliando a sua presença de mercado e as chances de vendas.

Quais mudanças são necessárias para implementar a logística omnichannel?

É importante entender que existe uma diferença entre omnichannel e multicanalidade. No segundo caso, estamos falando apenas da estratégia de marcar presença em diferentes canais para atender e interagir com o público, mas nem sempre eles estão integrados.

Na omnicanalidade existe essa integração e todos os canais funcionam como uma grande estrutura de atendimento e suporte ao cliente. Por isso, para adotar a logística omnichannel é preciso que exista a integração de todos os sistemas que a empresa utiliza.

Eles devem conversar entre si, compartilhar dados e informações para criar essa estrutura e possibilitar o atendimento ao cliente por meio de diferentes canais físicos e digitais. Uma mudança muito importante é a gestão de estoque centralizada.

Como vamos oferecer opções para o consumidor, é preciso que a gestão aconteça de uma forma muito mais eficiente e precisa, a fim de garantir que a mercadoria esteja disponível em todos os pontos.

Não podemos esquecer a tecnologia de automação de processos. Ao fazer a integração dos sistemas, ela será indispensável para que as atualizações aconteçam de uma forma automática, de modo que todos os times consigam acompanhar essas mudanças.

O próprio sistema deve fazer a sua gestão, apresentando informações e relatórios para que exista um bom fluxo de trabalho e organização. Além de muito mais eficiência e redução de erros.

A logística omnichannel pode promover um avanço significativo na sua empresa também. Mas para implementá-la com sucesso é preciso preparar a base e garantir o funcionamento de todo esse fluxo. Dessa forma você conseguirá ampliar a sua presença de mercado e oferecer poder de escolha para o cliente, fazendo com que ele fique satisfeito com as possibilidades e aumentando suas chances de venda.

Já que falamos sobre automação, confira neste outro artigo como automatizar a cadeia logística para ter mais produtividade e eficiência.

Deixe um comentário