Entregar um produto no menor tempo possível pode ser o fator decisivo para encantar seus clientes e impulsionar o seu negócio. Não à toa, a entrega expressa — normalmente em até um dia útil — vem ganhando cada vez mais espaço para suprir a urgência de consumidores e empresas.
Afinal, quem não gosta de contar com praticidade e rapidez na hora de adquirir algo indispensável ou resolver um problema?
Muitos clientes, inclusive, estão dispostos a pagar fretes mais elevados para garantir a chegada do pedido na hora exata em que precisam, seja por comodidade pessoal ou para manter as operações profissionais em dia.
Portanto, se a sua empresa ainda não investe nessa estratégia, talvez seja a hora de repensar seu planejamento logístico e conquistar mais agilidade, satisfação e competitividade no mercado. Boa leitura!
O que é entrega expressa?
Entrega expressa é a modalidade de remessa que garante que o cliente receba a encomenda em um prazo altamente reduzido. Isso pode ser no mesmo dia (same-day delivery) ou no dia seguinte (next-day delivery).
Essa prática tem se tornado ainda mais importante conforme avançamos em 2025, um ano que será impulsionado pelo crescimento do e-commerce, pela pressão de clientes cada vez mais exigentes e pelas inovações tecnológicas na cadeia de suprimentos.
Same-day delivery
Se o cliente realizar a compra até determinado horário, a entrega pode ser efetuada ainda no mesmo dia. Essa modalidade exige processos extremamente ágeis e um esquema de distribuição localizado e bem estruturado, principalmente se a sua empresa opera com liberação de pedidos apenas em horário comercial.
Next-day delivery
Para pedidos feitos após o horário-limite, a entrega ocorre até o dia seguinte. Essa opção atende clientes que necessitam do produto com urgência, mas não puderam finalizar a compra antes de determinado horário.
Qual a diferença entre entrega expressa para entrega normal?
As principais diferenças entre entrega expressa e entrega normal estão no prazo, no custo, na prioridade e na modalidade de transporte.
A entrega normal é mais longa e varia de 3 a 15 dias úteis ou mais. Já a entrega expressa é mais rápida, com prazos entre 24 e 72 horas.
Por ser mais rápida, a entrega expressa pode ter custos mais elevados. Isso porque, depende de serviços dedicados ou modais mais rápidos, como o transporte aéreo. Por outro lado, a entrega normal pode ser mais barata, pois conta com o transporte já consolidado e uma economia de escala.
Entra em foco aqui também a questão de prioridade. Encomendas com alta prioridade se beneficiam das entregas expressas. Porém embora a entrega normal seja menos prioritária, tem seu fluxo logístico consolidado, não sendo prejudicada pelas demais.
Por último, uma grande diferença também está nas modalidades de transportes utilizadas: a entrega expressa frequentemente usa transporte aéreo ou rotas exclusivas. A entrega normal utiliza transporte terrestre consolidado e rotas compartilhadas.
Diferenciais da TPC na entrega expressa
- Tecnologia avançada: Possuímos uma plataforma inovadora e intuitiva, desenvolvida para oferecer uma visibilidade ponta a ponta em toda a cadeia de suprimentos. Ela possibilita o monitoramento constante e detalhado de todas as operações por meio de torres de controle logístico;
- Atendimento personalizado: Operações adaptadas às necessidades específicas de cada cliente, garantindo flexibilidade e agilidade;
- Estrutura robusta: centros de distribuição estrategicamente localizados para facilitar o fluxo ágil de mercadorias;
- Compromisso com a qualidade: Garantia da integridade dos produtos durante todo o processo logístico.
7 dicas para colocar a entrega expressa em prática (e acompanhar tendências de 2025)
A entrega expressa é o futuro da logística e atende a demandas de clientes exigentes, bem como os fideliza a longo prazo. Por isso, é fundamental conhecer quais são as 7 principais dicas para aplicar a entrega expressa. Veja!
1. Reveja o planejamento
Vale a pena revisar os processos logísticos para identificar oportunidades de diminuir o intervalo entre a confirmação do pagamento e o envio dos pedidos.
Esse olhar cuidadoso abre espaço para reduzir etapas desnecessárias, otimizar recursos e incorporar inovações de 2025, como automação avançada e análise preditiva em armazéns.
Em médio e longo prazo, esse planejamento torna a entrega expressa viável e sustentada.
2. Considere as limitações
Entenda até onde é possível oferecer entrega expressa, analisando infraestrutura (como armazéns, postos avançados ou micro-fulfillment centers) e áreas de cobertura.
Seja transparente ao informar em quais regiões e horários você disponibiliza as modalidades same-day ou next-day. Para expandir o alcance, avalie a criação de novos centros de distribuição ou parcerias com transit points estratégicos.
A chegada de tecnologias como 5G e, futuramente, 6G tornará a sincronização de dados ainda mais rápida e eficiente.
3. Deixe orientações claras para o cliente
À medida que a entrega expressa se torna um diferencial, a transparência nas condições de entrega ajuda a conquistar a confiança do consumidor. É importante deixar claros os horários de corte e o prazo previsto para que ele saiba quando seu pedido estará em mãos.
Essa iniciativa reduz a probabilidade de frustrações, cancelamentos e eventuais reclamações, além de fortalecer o relacionamento de longo prazo.
Em 2025, a experiência do cliente terá peso cada vez maior na fidelização, portanto a clareza e a transparência nas informações de entrega são fundamentais.
4. Conte com tecnologias
A adoção de sistemas de gestão de pedidos (OMS) totalmente conectados às plataformas de e-commerce e logística agiliza o processamento das informações, ao mesmo tempo em que robôs e ferramentas de inteligência artificial tornam o picking e a separação de produtos mais precisos e ágeis.
Em 2025, a tendência é que tecnologias de IoT e a conectividade 5G/6G sejam ainda mais presentes, oferecendo dados em tempo real para embasar ajustes imediatos, definindo as melhores rotas e otimizando a entrega final.
5. Crie parcerias
Na busca pela agilidade, muitas empresas optam por parcerias com especialistas em logística, seja por meio de outsourcing ou em soluções compartilhadas de transporte.
Dessa forma, é possível absorver conhecimento, tecnologia e infraestrutura que aceleram os processos de entrega, liberando a equipe interna para tarefas ligadas ao core business.
Veículos autônomos e drones — já em fase de testes em muitos lugares — tendem a se difundir gradualmente, aumentando a eficiência.
6. Alinhe-se a práticas sustentáveis
As entregas rápidas caminham lado a lado com o compromisso de reduzir impactos ambientais, sobretudo com a chegada de 2025 e o foco crescente em ESG.
A utilização de veículos elétricos, rotas inteligentes e a diminuição de embalagens descartáveis tornam-se elementos-chave para equilibrar agilidade e responsabilidade socioambiental.
Além de atender exigências legais e regulatórias, investir em sustentabilidade reforça a credibilidade da marca diante de consumidores cada vez mais conscientes.
7. Monitore e aperfeiçoe os resultados
Com indicadores de desempenho (KPIs) devidamente estruturados, fica mais fácil compreender o impacto das ações de entrega expressa e ajustar a estratégia sempre que necessário.
A análise de dados em tempo real, aliada à Indústria 4.0 e às tecnologias 5G/6G, torna o monitoramento de métricas como tempo de entrega e índice de satisfação do cliente ainda mais preciso.
Com base nessas informações, empresas conseguem tomar decisões ágeis, aprimorando continuamente a experiência de compra e se mantendo competitivas em um mercado em constante evolução.
Quais os benefícios da entrega expressa?
A entrega expressa é cada vez mais uma demanda importante para quem trabalha com venda de produtos. Vejamos, a seguir, os principais benefícios que seu negócio terá com a sua adoção:
- redução de custos logísticos;
- diferencial competitivo em relação a concorrentes;
- fidelização de clientes;
- possibilidade de fechar contratos de fornecimento para empresas (para negócios B2B);
- melhor gerenciamento de recursos;
- menores chances de perdas e extravios, entre outros.
A entrega expressa é o futuro da logística. Se a sua empresa ainda não a adota, é hora de começar a rever suas estratégias. E a terceirização pode ser um caminho seguro para delegar essas questões para quem realmente entende do assunto.
TPC: sua parceira logística para 2025!
Com o boom do e-commerce e a pressão crescente por prazos cada vez menores, a opção de oferecer entrega expressa diferencia os pequenos, médios e grandes players.
É nesse cenário que a TPC entra em cena: especialista em terceirização de logística, ela cuida de cada detalhe do processo — do armazenamento à entrega final — unindo agilidade, alta tecnologia e ampla expertise.
Assim, seu negócio ganha tempo para focar em estratégias de crescimento, enquanto a TPC garante operações rápidas, confiáveis e alinhadas às necessidades do mercado.
Entre em contato com nossos especialistas e veja como podemos ajudar em seu negócio.
Uma resposta
Realmente a logística sempre surpreende, é como uma hidra com inúmeras cabeças!