O uso da Inteligência Artificial na logística está promovendo uma verdadeira transformação digital no setor. Agora, processos complexos e caros podem ser executados com mais agilidade e segurança — gerando vantagens em toda a cadeia de suprimentos.
E os números são animadores! De acordo com a McKinsey, os investimentos em IA no setor logístico cresceram 46%. Além disso, devem passar de US$1,9 bilhão em 2023 para US$5,5 bilhões até 2027.
Se você é um profissional atento às tendências, deve estar curioso para conhecer casos de uso e conferir o que ainda vem por aí. Nós facilitamos isso para você e ainda trouxemos um resumo sobre desafios e vantagens da tecnologia em operações logísticas. Boa leitura!
Entendendo a Inteligência Artificial na logística
A Inteligência Artificial na logística se resume como o uso de tecnologias inteligentes na automação, otimização, análise de dados e tomada de decisão ao longo de toda a cadeia logística. Com isso, temos novas oportunidades para o crescimento do setor.
De modo geral, a IA analisa grandes volumes de dados em tempo real, identifica padrões e toma decisões que aumentam a eficiência e reduzem custos. Assim, pode auxiliar não só na gestão de estoque, mas durante processos logísticos mais críticos, como o transporte.
A tecnologia se alimenta de Big Data, com informações coletadas de processos logísticos. Com essa visão, pode automatizar tarefas, desbloquear novas funcionalidades e simplificar processos — tudo o que um gestor da área busca, certo?
E vale destacar que os resultados positivos não demoram a aparecer. O relatório da McKinsey mostrou que as empresas que aperfeiçoaram a gestão da cadeia de suprimentos com IA experimentaram um impulso em sua eficiência operacional em diferentes níveis:
- redução de 15% dos custos;
- diminuição de 35% nos níveis de estoque;
- aumento de 65% nos níveis de serviço.
Ferramentas e aplicações de IA na logística já disponíveis para seu negócio
Em tempos de logística 5.0, o uso da Inteligência Artificial na logística e supply chain é inquestionavelmente uma decisão que favorece a competitividade. Afinal, sabemos o quanto o setor é pressionado para ser mais rápido, eficiente e seguro.
Acontece que muitas empresas ainda têm dúvidas sobre a melhor forma de implementá-la. Como uma tecnologia que se movimenta e avança a cada dia, o desafio parece ainda maior.
Mas a verdade é que já temos grandes exemplos de soluções e aplicações à sua disposição. Conheça as melhores opções!
LIS
A LIS é a IA da TPC que proporciona visibilidade completa e alinhamento da cadeia de suprimentos. Com recursos de Inteligência Artificial, ela monitora operações em tempo real e organiza informações críticas, como produtos, serviços, custos e performance, em um sistema integrado.
Além disso, a ferramenta tem diferenciais que ajudam a superar os maiores desafios logísticos das empresas, como:
- Conexões rápidas e fluidas com sistemas, como ERPs, WMS, TMS, CRM e Excel;
- Monitoramento de toda a cadeia de suprimentos, dos fornecedores aos pontos de venda;
- Alertas em tempo real;
- Acompanhamento de performance global e individual;
- Centralização de produtos, serviços, custos e desempenho em um único local.
Por tudo isso, a LIS tem transformado a gestão logística, reduzindo custos, aumentando eficiência e melhorando a experiência do cliente.
Entregas inteligentes
Conceitos como same day delivery e o de entrega antecipada são realidades cada vez mais comuns nas empresas e só se tornaram possíveis por meio do avanço tecnológico e do uso da Inteligência Artificial na logística.
Outro exemplo de destaque é o uso de drones para entregas inteligentes. Em países como a China, por exemplo, essa tendência já é uma realidade integrada ao setor logístico em diversas cidades.
Armazéns inteligentes
O WMS e os coletores de dados já são amplamente utilizados nos armazéns logísticos do Brasil e do mundo. Contudo, novas soluções e tecnologias inteligentes estão surgindo para ampliar e complementar os sistemas de gestão de estoques.
Entre os avanços de Inteligência Artificial na logística, estão, portanto:
- Empilhadeiras automatizadas e sem operadores.
- Sistemas de armazenagem automáticos, como transelevadores e esteiras inteligentes.
- Digital Picking System e a aplicação geral de Internet das Coisas (IoT) na logística.
Essas inovações transformam os armazéns, tornando-os mais modernos e eficientes. Além disso, possibilitam métodos dinâmicos como o cross docking e sistemas de gestão mais amplos e eficazes.
Previsão de demanda
A Inteligência Artificial está levando a previsão de demanda a outro patamar. Diferente dos métodos tradicionais, ela não depende apenas de dados históricos e consegue incorporar vários fatores à análise preditiva.
A tecnologia pode, por exemplo, entender aspectos relacionados ao clima e eventos regionais. Assim, consegue entregar previsões altamente precisas que geram redução de custos, melhoram a gestão da cadeia de suprimentos e, claro, impulsionam a experiência do cliente.
E vale dizer que sua capacidade de aprender ao longo do tempo garante previsões cada vez melhores. Ou seja, um processo que se torna mais preciso e eficiente a cada dia!
Otimização da cadeia de suprimentos com IA
Os processos relacionados à cadeia de suprimentos são naturalmente complexos, demorados e vulneráveis a erros humanos. Entretanto, a Inteligência Artificial pode mudar este cenário e garantir operações mais inteligentes, eficientes e resilientes.
Confira bons exemplos:
- Planejamento dinâmico de rotas: a IA analisa dados de tráfego em real, consumo de combustível e restrições de circulação para definir a melhor rota: mais rápida e barata;
- Manutenção preditiva: os sistemas com IA são capazes de analisar dados de equipamentos e sensores para prever a necessidade de trocas de peças e manutenções;
- Gestão do relacionamento com fornecedores: você pode contar com a ajuda da IA para monitorar e analisar métricas de desempenho dos fornecedores e identificar aspectos que podem ser melhorados.
Benefícios da Inteligência Artificial na logística
Como vimos, existem inúmeras aplicações possíveis da Inteligência Artificial na logística. Desse modo, a tecnologia pode resolver grandes desafios no dia a dia das empresas, revelando ser um ótimo investimento.
Se você está sempre pensando em como fazer mais entregas em um prazo menor e com menos custos, é evidente que precisa promover mudanças na gestão da cadeia de suprimentos. Felizmente, a IA pode te ajudar. Veja suas principais vantagens!
Redução de acidentes, erros e custos
A IA reduz erros operacionais, o que desencadeia em uma redução de custos estratégica. Além disso, os sistemas inteligentes automatizam processos manuais, como o controle de estoques e monitoramento de transportes, reduzindo acidentes e imprevistos.
É interessante destacar que o estudo da McKinsey mostrou que a previsão com IA ajuda a reduzir até 50% dos erros da cadeia de suprimentos.
Organização de dados e informações
A logística moderna depende de dados bem estruturados. Ferramentas baseadas em IA coletam, organizam e analisam informações de diferentes fontes, como sistemas ERPs, WMS e sensores IoT.
Esse poder de integração oferece uma visão completa das operações, permitindo decisões mais assertivas, ágeis e embasadas. Além disso, a automação na gestão de dados elimina gargalos informacionais, promovendo uma cadeia de suprimentos mais transparente e alinhada.
Melhor experiência do cliente
A experiência do cliente deve ser o foco total do setor logístico — e na TPC isso é lema. Sem dúvidas, a IA é uma aliada, pois otimiza operações que ajudam a melhorar a entrega ao cliente final.
Além disso, sistemas de IA personalizam interações, entendendo preferências e antecipando necessidades, o que surpreende positivamente os clientes e gera maior satisfação.
Controle e eficiência
O controle eficiente é um dos maiores benefícios da IA na logística. Além de evitar erros, os sistemas inteligentes monitoram cada etapa da cadeia de suprimentos, oferecendo visibilidade ponta a ponta.
Basicamente, isso permite realizar ajustes em tempo real, como redistribuição de cargas, remanejamento de rotas e alocação de recursos. E, claro, a automação aumenta a produtividade e reduz o tempo de resposta.
Transforme sua logística com a LIS da TPC
Você viu que o uso da Inteligência Artificial na logística garante soluções práticas, inteligentes, rápidas e com resultados reais. Em um setor tão dinâmico e com desafios em constante evolução, este é um investimento que vale a pena fazer!
A TPC Logística Inteligente tem a eficiência e qualidade como grandes diferenciais. Inovamos todos os dias para garantir aos nossos clientes e ao mercado soluções e serviços de ponta, nas quais todos podem confiar.
Aproveite que está aqui e conheça a LIS. A IA da TPC está revolucionando o mercado e pode ser sua grande aliada!
Uma resposta
Realmente não há dúvida do alcance que a Inteligência artificial está tomando e o quanto ela ainda vai abranger futuramente na logística!