inteligência artificial na logística

A Inteligência Artificial na logística

O uso da Inteligência Artificial na logística já é uma realidade global e tem proporcionado uma verdadeira transformação digital no setor, desde o desenvolvimento de equipamentos e maquinários automatizados, até sistemas e plataformas inteligentes para a gestão.

Para entender melhor o papel dessas tecnologias dentro das empresas e conhecer algumas das tendências e novidades que o setor reserva, nós resolvemos preparar este post com algumas dicas e informações úteis sobre o que há de mais moderno e avançado em termos de ferramentas e soluções na logística.

Quer conferir? Então, continue a leitura até o final e atualize-se mais sobre o assunto. Vamos lá!

Ferramentas e sistemas de Inteligência Artificial na logística

Em tempos de logística 4.0, o uso da tecnologia aplicada à distribuição e ao supply chain é indispensável para a competitividade e, até mesmo, a sobrevivência das empresas, diante um mercado cada vez mais dinâmico e exigente.

No entanto, com o avanço da Inteligência Artificial na logística, hoje, temos exemplos de soluções e ferramentas tecnológicas, que até então eram inimagináveis no setor, nas mais variadas frentes de gestão, como armazenagem, transportes e planejamento.

Para entender melhor, destacamos alguns exemplos a seguir. Confira!

Entregas inteligentes

Hoje, há diversas tecnologias e métodos inovadores que têm permitido muitas empresas se destacarem como referência na distribuição de produtos. Conceitos como same day delivery e o de entrega antecipada (patenteado pela Amazon) são realidades cada vez mais comuns nas empresas e só se tornaram possíveis por meio do avanço tecnológico e do uso da Inteligência Artificial na logística.

Outro exemplo de destaque, que comprova essa ilimitação de novidades e tendências no setor, é o uso de drones para entregas inteligentes, já anunciado por empresas como o Uber Eats, mas que, em breve, poderá popularizar-se em todo o mercado.

Armazéns eficientes

O sistema WMS e o uso de coletores de dados já são amplamente debatidos e utilizados na maior parte dos armazéns logísticos do Brasil e do mundo. No entanto, outras soluções, ferramentas e maquinários inteligentes surgem a cada dia, complementando e ampliando ainda mais esse sistema de gestão de estoques.

Como exemplo de Inteligência Artificial na logística inbound, é possível destacar o avanço de empilhadeiras automatizadas e sem operadores, sistemas de armazenagem automáticos, como transelevadores e esteiras inteligentes, digital picking system, Internet das Coisas na logística, entre outros.

Toda essa transformação tem possibilitado não só armazéns mais modernos e eficientes, mas também métodos e sistemas mais inteligentes e dinâmicos de operações, como o cross docking e, até mesmo, de gestões mais amplas e eficazes, garantindo a redução de custos, mais produtividade e experiências positivas nas entregas.

Plataformas digitais

Outro exemplo do uso da Inteligência Artificial na logística são as plataformas One Stop Shop, que garantem uma gestão ampla e em tempo real de toda a cadeia de suprimentos a nível global. Por isso, tem sido uma solução indispensável, especialmente, para operações de comércio exterior.

Na prática, essas plataformas digitais para logística utilizam das mais variadas frentes de TI e garantem uma gestão altamente integrada entre fornecedores e pontos de venda, desde o gerenciamento de fluxos, dados e informações, até o monitoramento em tempo real de cada operação ou player responsável. Tudo a nível global e independente da complexidade ou tamanho da operação, podendo englobar diferentes modais de transporte, regimes de entregas, especificidades e características das demandas.

Para finalizar, essas plataformas digitais operam a partir da integração de diferentes interfaces e ferramentas de gestão já existentes na empresa, como ERP, TMS, WMS, CRM ou planilhas de Excel. Isso garante a importação ampla de todos os dados e a operação em nuvem.

Benefícios e vantagens da Inteligência Artificial na logística

O setor logístico está em constante transformação, seja em termos tecnológicos, seja por questão de tendências e mudanças no mercado. O uso da tecnologia tem influenciado cada vez mais isso. E, inclusive, podemos afirmar que uma empresa, hoje, não consegue tornar-se competitiva e muito menos oferecer diferenciais e experiências inovadoras sem esse tipo de investimento.

Outro ponto importante a ser destacado é que essa transformação digital não depende unicamente de investimentos próprios ou da “reinvenção” de sua empresa. A terceirização na logística, por exemplo, já pode cumprir perfeitamente esse papel, por meio de operadores e parceiros estratégicos, que oferecem tais ferramentas e soluções agregadas em seus serviços.

Para destacar algumas das vantagens que esses investimentos ou parcerias podem proporcionar ao seu negócio, mostramos as seguintes.

Redução de erros e custos

A Inteligência Artificial na logística tem um papel fundamental na gestão de riscos e custos das operações, seja minimizando gastos operacionais diretamente, seja possibilitando uma visão mais ampla da cadeia de suprimentos.

Organização de dados e informações

Sistemas, softwares e plataformas de gestão atuais detêm um poder incrível de importação, cadastramento e organização de dados e informações essenciais das operações, o que possibilita uma gestão muito mais apurada e baseada em números, análises e mensurações reais.

Experiência do cliente

Com um mercado cada vez mais exigente, a logística tem papel crucial no CRM e na satisfação dos clientes. Portanto, investir em soluções e na Inteligência Artificial não visa apenas a otimizar ou melhorar o desempenho operacional das entregas, mas também a garantir experiências mais positivas e surpreendentes ao consumidor.

Controle e eficiência

Hoje, esses dois fatores são essenciais para o sucesso de qualquer operação. E o uso da Inteligência Artificial na logística tem permitido resultados cada vez mais apurados e positivos. Conseguir monitorar cargas em tempo real, controlar custos e gastos, personalizar a cadeia de entregas, contar com uma comunicação integrada e instantânea são alguns exemplos de funcionalidades que a tecnologia tem permitido aos gestores em seus trabalhos e, consequentemente, gerado retornos tanto financeiros como operacionais para os seus negócios.

Por fim, vale reforçar que tal transformação digital não reflete apenas uma tendência de inovação e modernização do setor, mas, principalmente, uma alternativa estratégica e inteligente para empresas se destacarem e promoverem operações cada vez mais avançadas e eficientes aos seus clientes.

Gostou? Quer saber como implementar a inteligência artificial em sua empresa e onde encontrar soluções tecnológicas avançadas para suas operações logísticas? Então, acesse o nosso site e conheça a LIS, uma plataforma digital completa para a sua gestão.

Deixe um comentário