drones-na-logistica

Impacto e vantagens do uso de drones na logística

Você já imaginou seus pedidos chegando rapidamente em suas mãos? Seria maravilhoso, não é mesmo? Saiba que existe uma possibilidade para isso — e essa realidade pode estar cada vez mais próxima! Isso porque a aposta para um futuro não tão distante é a utilização de drones na logística.

Definido como veículo aéreo não tripulado de pilotagem remota, o drone é um equipamento tecnológico que foi muito utilizado pelos militares e, agora, empresas de diversos ramos já apostam no aparelho, inclusive como mais uma opção de modal de transporte e outras demandas da área de suprimentos.

Para que você se informe melhor sobre o assunto, desenvolvemos este post para mostrar como o uso de drones pode contribuir para a logística. Interessado em saber mais? Então acompanhe o conteúdo até o fim!

Como os drones podem ser utilizados na logística?

A primeira empresa a utilizar o drone como meio de entrega de produtos, no Brasil, foi a SMX Systems, em 2018. O envio foi realizado com produtos farmacêuticos. A proposta da companhia em utilizar esse meio como modal de transporte era não apenas como forma comercial, mas também para atingir áreas de difícil acesso e/ou de risco e principalmente para atender emergências.

Entretanto, desde 2013 a tecnologia já era uma promessa da gigante da internet Amazon. A empresa já desenvolveu o modelo MK27 que promete atender de 75% a 90% de sua demanda com voos de 30 minutos e distâncias de até 24 quilômetros.

Entre as várias utilizações do drone na logística, podemos destacar as seguintes:

Entrega de mercadorias

Na logística, os drones podem ser muito utilizados para realizar entregas de mercadorias. Esse serviço poderá ser usado tanto para entregas de pizzas quanto de produtos de alto valor agregado, como medicamentos ou até mesmo órgãos a serem transplantados.

A principal vantagem de utilizar esse modelo como modal de transporte é o ganho de agilidade na etapa de envio de produtos e o baixo custo operacional, uma vez que não será necessário dispender de valores com combustíveis — insumo comum na maioria dos veículos de transportação.

Monitoramento de operações

Além do transporte de carga, o drone também pode ser usado para monitorar operações de carregamento e descarregamento de materiais em armazéns, o nível de ocupação de docas, a movimentação de materiais, a armazenagem dos produtos entre outras demandas ligadas a cadeia logística.

O objetivo do uso de drone nessa etapa é identificar gargalos e possíveis problemas nas operações, a fim de evitá-los e melhorá-los, além de garantir que as operações sejam executadas adequadamente.

Melhoria no serviço Last Mile

Um dos grandes desafios na logística é last mile — saída do produto do centro de distribuição direto para as mãos do consumidor final. Isso porque é preciso garantir para o cliente final que seu produto será entregue dentro prazo e com toda a segurança necessária

Ao utilizar drones na entrega de mercadorias, a empresa poderá atingir esses aspectos com muito mais eficiência, já que o equipamento garante agilidade e confiança em suas operações. Dessa forma, a satisfação do cliente tende aumentar e a sua fidelização será garantida.

Contabilização de estoque

É possível utilizar os drones na gestão de estoque. Com ele, o processo de contagem de produtos em um inventário acontece de forma muito mais simples, rápida e eficiente.

A contagem efetivada por meio de RFID, código de barras ou volume em conjunto com o equipamento agiliza a coleta de dados. Em pouco tempo, o drone contabiliza todo o armazém, entregando resultados 100% confiáveis e com baixos custos operacionais.

Empresas como a TPC Logística Inteligente, umas das principais empresas de logísticas do Brasil, já testou o uso de drones em uma de suas operações para realização de inventário e garantiu que a tecnologia é realmente eficaz nesse processo.

Qual o impacto do uso de drone na logística?

O surgimento dos drones como solução logística pode auxiliar muitas empresas que enfrentam problemas, principalmente no setor de transporte de mercadorias. Além disso, o uso desses equipamentos para entrega de produtos promete reduzir o trânsito de grandes cidades, um dos principais contratempos enfrentados pelas transportadoras que recebem como consequência disso o atraso das entregas.

Outro ponto a ser destacado é o fato de que essa alternativa tecnológica pode auxiliar as empresas nas questões de entregas urgentes em curto prazo, já que com sua velocidade e sem as intempéries causadas pelo trânsito, como é o caso do transporte rodoviário, as encomendas urgentes poderão chegar mais rápido até o seu consumidor.

Apesar dos pontos positivos, cabe mencionar que existem fatores como a regulamentação e especialização de controladores (“pilotos”) que necessitam ser mais claros. Apesar de não tripulado, o mau uso desse equipamento pode ocasionar acidentes aéreos e prejuízos a terceiros, se operados incorretamente. Isso, além de causar problemas jurídicos, ainda pode atrapalhar o tráfego do sistema de aviação. Por isso, apenas empresas capacitadas devem oferecer esses serviços.

Quais as vantagens da utilização do drone na logística?

As empresas que conseguirem implementar em seus processos a utilização do drone na logística poderão se beneficiar com inúmeras vantagens, tais quais:

  • entregas mais rápidas: eficiente e rápido, o drone proporcionará a redução dos prazos de entrega;
  • redução de custos de transporte e distribuição de mercadoria: com esse equipamento, é possível reduzir despesas com alocação de mão de obra e insumos como combustível, por exemplo;
  • alcance de áreas que hoje não podem ser alcançadas de outra forma: o drone permite ultrapassar barreiras geográficas, facilitando o acesso as mercadorias em regiões de difícil acesso, hostis ou marginalizadas dentro dos grandes centros urbanos;
  • segurança: problemas como roubo de carga ficariam mais difícil de acontecer com o uso dos drones, já que o seu alcance é dificultado por questões técnicas. Além disso, é possível resguardar a vida das pessoas responsáveis pela entrega do produto;
  • auxílio ao meio ambiente: uma vez que o uso do drone desafoga o tráfego de veículos, ocorre consequentemente a diminuição da emissão de gases poluentes na atmosfera.

O uso de drones na logística pode revolucionar o setor. Seguro, rápido e com custos mais baixos nas operações, essa tecnologia só tem a contribuir com a área e a sociedade em geral. Desse modo, assim que vencidas as necessidades regulamentares e profissionalização, todos aproveitarão os seus benefícios.

Gostou do nosso post sobre drones na logística? Então compartilhe o conteúdo nas suas redes sociais para que seus familiares, amigos e colegas de profissão também entendam sobre o tema!

Este post tem 2 comentários

  1. prof Marcelo

    Obrigado pelo texto. Ele será usado em uma atividade escolar para que os estudantes entendam a capacidade máxima de carga, velocidade média a ser desenvolvida, autonomia, força aplicada em uma eventual queda (letalidade do equipamento em um acidente).

    1. TPC

      Que ótimo, Marcelo. Bom proveito do material.

Deixe um comentário