reversa

Por que a sua empresa precisa considerar o investimento na logística reversa?

A partir de métodos e ferramentas mais sinérgicas, o mercado evoluiu e com isso, muitas empresas perceberam que é preciso acompanhar o desenvolvimento dos ambientes competitivos, a fim de manterem a sustentabilidade e a relevância de suas operações. É nesse contexto que desponta, cada vez mais, a importância da logística reversa. 

Enquanto preocupação fundamental e bastante atual, a logística reversa se volta, sobretudo, às rotinas de escoamento e armazenagem, englobando todo o controle das cadeias de suprimento e sua permanente otimização. 

Pensando nisso, apresentamos, ao longo deste artigo, a importância da logística reversa, bem como o seu crescimento e a estreita relação com as urgentes questões relativas ao meio ambiente. Tenha uma ótima leitura! 

O que é a logística reversa? 

Trata-se de um conjunto de meios, procedimentos e ações que tornam viável a coleta e restituição de resíduos sólidos aos setores empresariais, em conformidade com a definição do SINIR (Sistema Nacional de Informações sobre a Gestão de Resíduos Sólidos). Desse modo, podem ser descartados ou reaproveitados de forma ambientalmente correta. 

Esse conceito embasou a promulgação da Lei 12305/10, referente à PNRS (Política Nacional de Resíduos Sólidos). Ao responsabilizar empresas, municípios e consumidores pela adequada destinação de produtos, os recursos naturais podem ser poupados, minimizando as quantidades de lixo que são geradas. 

Sendo assim, as empresas dedicam-se, por exemplo, a criar formas de recolher embalagens vazias dos produtos que comercializam, para que sejam descartadas ou reutilizadas de uma forma ecologicamente responsável. 

Além da reutilização de contêineres, o recolhimento de equipamentos e o desenvolvimento de embalagens mais econômicas e sustentáveis, são alguns bons exemplos de iniciativas, as quais objetivam a redução do impacto ambiental do consumo em larga escala da sociedade contemporânea. 

Esse processo é capaz de tornar a sua organização sustentável e, concomitantemente, assegura maior economia, à medida que é possível reutilizar muitos materiais. 

Como e por que a logística reversa vem crescendo? 

A logística reversa, além das questões especificamente socioambientais, se configura como atividade indispensável para o andamento de diversos negócios. 

O e-commerce, por exemplo, lida com processos de devoluções e trocas que devem ser bem estruturados e alinhados, já que os consumidores têm, por lei, o direito ao arrependimento e, consequentemente, solicitar a devolução da mercadoria. 

A indústria farmacêutica, por sua vez, precisa se apoiar nas melhores práticas para adquirir mais flexibilidade no trato com questões relativas à validade de medicamentos: muitos passam da validade, devendo ser devidamente descartados ou, quando possível, reaproveitados em outras etapas de fabricação. 

Outro indicativo de crescimento da logística reversa pode ser encontrado na construção civil. Boa parte dos materiais de descarte (tais como: pregos, madeira e areia) podem ser reciclados e recolocados para utilização no mercado. 

Logo, a logística reversa traz excelentes oportunidades e vantagens para empresas dos mais diferentes segmentos. Confira, a seguir, alguns elementos que fazem com que ela seja uma grande aliada dos negócios. 

Redução de custos 

otimização de processos propiciada pela logística reversa viabiliza reduções substanciais nos custos operacionais, estimulando, ao mesmo tempo, a economia, por meio do reaproveitamento das matérias-primas coletadas. 

Ademais, uma logística reversa estruturada e de alta qualidade conta com etapas que envolvem a automação de transportes, a partir do planejamento de rotas para a realização de coletas e entregas, minimizando os gastos com fretes. 

Inovação 

Organizações que lideram o mercado estão, cada vez mais, aderindo aos princípios e práticas da logística reversa e, dessa forma, repensando suas formas de produção, distribuição de produtos, atração de clientes e promoção de suas marcas. 

Nesse cenário, existem diversos exemplos de modos criativos de reaproveitamento de materiais e revisão de embalagens, entre outras medidas. Portanto, a incorporação da logística reversa em sua empresa representa, também, divulgar para a base de clientes sua capacidade de inovar e se conectar com o futuro. 

Aperfeiçoamento dos processos de produção 

Caso um determinado produto apresente taxas de descarte ou devoluções excessivamente altas (o que, também, é um claro indicador de insatisfação dos clientes), isso significa que há melhorias que podem ser realizadas no processo de fabricação, para que ele obtenha maior qualidade e prolongamento de sua vida útil. 

Fortalecimento da marca 

A experiência do consumidor é, sem dúvidas, a grande protagonista da logística reversa, dada a sua capacidade de contribuir para o fortalecimento da marca. Não é de se estranhar que em ambientes competitivos cada vez mais acirrados e voláteis, é essencial que os seus clientes sejam impactados positivamente por operações consistentes e alinhadas às suas elevadas expectativas. 

O que é Economia Circular e como ela se relaciona a logística reversa? 

O modelo econômico baseado em extração, transformação e descarte está chegando aos seus limites físicos. Nesse contexto, a economia circular surge como uma alternativa bastante atraente para redefinir o conceito de crescimento, concentrando benefícios para a sociedade como um todo. 

Isso requer, entre outros fatores, dissociar as atividades econômicas do consumo dos recursos finais, eliminando, por princípio, resíduos do sistema. Fundamentada em uma, mais do que bem-vinda, transição para fontes renováveis de energia, a Economia Circular edifica capital social, natural e econômico. Ela se baseia em 3 princípios: 

  • eliminação de resíduos e da poluição desde o início dos processos produtivos; 
  • manutenção de materiais e produtos em uso; 
  • regeneração de sistemas naturais. 

Na Economia Circular, as atividades econômicas contribuem para o funcionamento saudável do sistema. Seu conceito reconhece a grande importância de um bom desempenho em qualquer escala da economia: tanto para pequenos e grandes negócios quanto para indivíduos e organizações. 

Não obstante, a transição para a Economia Circular não deve se limitar à realização de ajustes que visam diminuir os impactos deletérios da Economia Linear (ou Tradicional). Ela retrata, antes de mais nada, mudanças sistêmicas que consolidam a resiliência a longo prazo, gerando oportunidades de negócios e propiciando benefícios sociais e ambientais. 

Em muitas ocasiões, as políticas empresariais começam pelas reciclagens e manejo de lixo, seja ele dos consumidores finais ou de origem industrial. A Ambev e a Coca-Cola são dois cases de sucesso dessas práticas. 

Com efeito, elas engendraram a “Reciclar Pelo Brasil”, iniciativa exitosa que conta, atualmente, com mais de 10 parceiros, como Nestlé e Vigor. Entre suas medidas principais, destaca-se o apoio a cerca de 200 cooperativas de catadores de materiais recicláveis no país. 

Cumpre ressaltar que de um ponto de vista global, efetuar os procedimentos logísticos com a maioria dos materiais produzidos, ou seja, coletá-los no fim de suas vidas uteis e redirecioná-los às destinações adequadas, faz com que o impacto das atividades humanas seja, certamente, reduzido no meio ambiente. 

Nesse sentido, a importância da logística reversa pode ser encontrada, entre outros elementos, no fato de ser uma solução disponível para que as empresas “imitem”, de certo modo, o que é naturalmente feito pelo meio ambiente. Ou seja, ao morrer um animal ou cair as folhas de uma árvore, a natureza rapidamente incorpora as matérias orgânicas e as transforma em outros materiais de grande utilidade. 

Gostou do artigo? Então, deixe um comentário logo abaixo. Sua opinião é muito importante para a nossa empresa.

Este post tem um comentário

  1. hebert

    adorei todo conteudo , e ja aplico no meu dia a dia muitos dos conceitos da logistica reversa ,porque em casa tambem é possivel e muito satisfatorio o uso dos conceitos da logistica reversa

Deixe um comentário