wms-tpc

Entenda como o sistema WMS pode transformar a logística do seu negócio

Você sabe o que é o WMS? Esse termo refere-se a uma ferramenta capaz de aprimorar os procedimentos logísticos, além de reduzir o tempo existente entre a venda e a chegada do produto até o estabelecimento. Assim, o WMS surgiu para apoiar as atividades dentro dos armazéns e centro de distribuições. Com ele, é possível coletar e cruzar dados em tempo real, além de emitir relatórios.

Neste artigo, falaremos com detalhes sobre o WMS, suas principais funções na logística, sua importância para esse seguimento e os sistemas utilizados na TPC. Acompanhe!

O que é o WMS?

WMS é uma sigla utilizada para designar um termo em inglês chamado de Warehouse Management System, o qual traduzindo para o português, significa Sistema de Gerenciamento de Armazéns.

Em resumo, o WMS utiliza a tecnologia para facilitar a gestão de estoques de um negócio. Utilizando sistemas tecnológicos altamente modernos e eficientes, todos os processos logísticos podem ser mais organizados, bem como sua cadeia de produção e suprimentos.

Quais são as suas principais funções?

Recebimento

O processo de recebimento é dividido em duas etapas: recebimento documental e físico. O recebimento documental consiste no registro da nota fiscal do fornecedor, enquanto o recebimento físico consiste na contagem cega das mercadorias, a fim de garantir o correto recebimento e dessa forma, disponibilizar os itens para serem armazenados. Caso haja qualquer inconsistência, essa informação ficará registrada no sistema

Armazenagem

Na armazenagem, o sistema WMS é capaz de orientar toda a operação, indicando os espaços disponíveis para que determinados itens possam ser alocados e evitando o desperdício de tempo de seus colaboradores

Separação (Picking)

Para realizar a separação, o sistema é capaz de demonstrar em qual local um item deve ser removido. Uma vez no local, o operador realiza a leitura do código de barras do endereço e dos itens antes de levá-los para a área de conferência e expedição. Isso garante não só a performance, mas a acuracidade do processo.

Expedição

Na expedição, os itens separados são segregados de acordo com critérios, tais como: faixa de cep, transportadoras ou data de corte, conferidos uma última vez e embarcados nos seus respectivos caminhões para entrega no destino.

Cria e controla a execução de processos logísticos

Além das principais funções, o WMS permite gerenciar melhor a equipe de trabalho, criando processos logísticos mais inteligentes e, principalmente, eficientes.

Algumas dessas ferramentas são capazes de agendar recebimentos, demonstrar em quais locais e horários uma determinada operação deve ser executada, bem como, o montante de recursos que serão necessários para que ela seja realizada.

Quais são os principais WMS utilizados na TPC Logística Inteligente?

Agora que você entendeu melhor o que é um WMS, mostraremos alguns sistemas que podem ser encontrados na TPC.  Um deles é o WMS TPC, criado pela própria TPC Logística Inteligente.

Além desse sistema mencionado acima, a empresa criou outro, chamado SADIC. A intensão da TPC é no futuro, unificar os sistemas WMS, deixando apenas o WMS TPC.

Outro exemplo é o WMS SARA. O SARA é uma interface que serve para a fazer a gestão de recursos alocados a terceiros, tais como sublocações a clientes. Dessa forma, o sistema utiliza esses dados para manter todos os registros atualizados, tudo isso, de forma integrada e automatizada. Também é possível citar o MANHATAN, utilizado em operações do setor de calçados e vestuário.

Como esse sistema impacta na gestão logística da sua empresa?

Agora que você entendeu o que é o WMS, suas principais funcionalidades e metodologias de funcionamento, como também, alguns dos sistemas que existem hoje na TPC, vamos mostrar a importância dele para o setor logístico.

Esse tipo de sistema tem impacto positivo e direto no setor logístico, especialmente, na parte de organização e gestão de armazéns. Consequentemente, isso acaba afetando positivamente outras áreas da empresa. Explicaremos melhor esses reflexos positivos nos próximos itens. Continue lendo!

Mais confiabilidade nos processos

Neste contexto, podemos ter a plena certeza de que um dos maiores impactos que um sistema como esse proporciona para o setor logístico de uma empresa está relacionado à confiabilidade e agilidade nos processos. Afinal, ele trabalha com procedimentos integrados, evitando prejuízos e diminuindo a necessidade de retrabalhos desnecessários.

Agilidade nas movimentações no armazém

Um bom sistema WMS também é capaz de reduzir muito o tempo de movimentação dos produtos dentro do armazém. Nesse sentido, ele ordena as tarefas e auxilia na tomada de decisões para evitar que materiais sejam perdidos. Como consequência, a tecnologia contribui para a redução dos custos operacionais.

Aumento da produtividade

Por fim, também existe o impacto na melhoria da produtividade, bem como, no aumento da velocidade das entregas e trocas de serviços, reduzindo ou eliminando possíveis reclamações de clientes por conta de atrasos na entrega, ou, até mesmo, diminuindo problemas internos causados por demoras decorrentes de fatos alheios a sua vontade e controle.

O que a TPC vem desenvolvendo em WMS?

Para entender como todas essas vantagens são capazes de impactar positivamente o dia a dia de uma organização, confira o depoimento de um dos especialistas do sistema WMS da TPC Logística Inteligente:

“Estamos investindo muito na transformação digital da TPC. Nossos sistemas de gestão de armazenagem e transportes são seguros, ágeis e flexíveis. Eles estão hospedados em uma plataforma única para todo ecossistema digital TPC e permitem fácil integração com os sistemas de nossos clientes. Lançamos agora a Plataforma E-Commerce TPC para B2B e para o B2C e criamos a LIS, a Inteligência Artificial TPC. Ela apoia na gestão dos negócios e garante sempre um nível de serviço de classe mundial”, comentou o diretor de tecnologia e inovação da TPC, Luiz Gilberto Zanetti.

Por fim, os WMS vêm se tornando uma ferramenta indispensável na gestão de empresas que atuam ou que necessitam desse setor para desenvolverem sua atividade. Portanto, é fundamental que você comece a pensar na possibilidade de implementar um sistema desse tipo em seu empreendimento.

Se você gostou dessas informações e quer ser avisado quando postarmos um novo conteúdo, siga nossos perfis nas mídias sociais. Facebook, Instagram, Linkedin.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Este post tem um comentário

  1. Renan

    A tecnologia sempre chegando para melhorar nosso dia a dia

Deixe um comentário