wms e tms

WMS e TMS: descubra agora quais são as diferenças

Você já deve ter ouvido falar nas siglas WMS e TMS. Os profissionais do setor logístico entendem como essa operação pode ser otimizada com a adição de tecnologia, e a sua aplicação tem se tornado cada vez mais comum.

Apesar da sua disseminação, as duas ferramentas ainda geram dúvidas. Por isso, decidimos preparar um conteúdo completo para explicar como funcionam na prática e listar as diferenças entre elas. Assim, prossiga com a leitura para conhecer todos os detalhes!

O que é WMS?

Para apresentar uma visão simplificada sobre o WMS, é importante ressaltar que a sua aplicação é restrita aos armazéns. O Warehouse Management System, ou Sistema de Gerenciamento de Armazéns, fornece diversas funcionalidades no que diz respeito às rotinas de trabalho desse departamento.

O WMS é uma boa alternativa para gestão de armazéns, centros de distribuição e depósitos dos mais diversos portes. A sua atuação foca em duas áreas:

  • fluxo de informações – trata das rotinas administrativas relacionadas à emissão de documentos fiscais, ao registro dos custos e à organização do espaço;
  • fluxo de materiais – são as atividades operacionais, como movimentação dos materiais, alocação dos lotes, expedição e embarque e desembarque dos pedidos.

A aquisição desse tipo de sistema melhora a operação como um todo, pois garante a precisão das informações estratégicas e proporciona uma melhoria no nível de atendimento dos clientes. Além disso, é responsável pelo aumento da velocidade do compartilhamento de dados, pela atualização do inventário e pela circulação de materiais.

Qual é o conceito de TMS?

O TMS (Transport Management System), ou Sistema de Gestão de Transportes, é o resultado da integração entre TI e logística. Esse software é uma fonte essencial de informações sobre as atividades, de controle de todas as etapas da operação e de apoio para o processo de tomada de decisão.

O uso dessa ferramenta é positivo em todos os níveis da organização. Assim temos:

  • estratégico – abrange todos os processos, permitindo uma análise sistêmica sobre os aspectos mais importantes da cadeia de suprimentos;
  • tático – fornece dados para a apuração dos resultados e recursos que afetam a execução da atividade logística;
  • operacional – lida com as rotinas do dia a dia, como a gestão de contratos, o planejamento das entregas e o relacionamento com os clientes.

Uma das vantagens dessas ferramentas é que o TMS é a otimização da operação logística como um todo. Além disso, proporciona aos gestores um ganho de agilidade na execução das atividades. Como resultado, é possível tomar decisões complexas, como o dimensionamento da frota, a roteirização do trajeto das viagens e do fluxo de armazenagem.

Quais são as diferenças entre WMS e TMS?

Embora os dois sistemas sejam considerados estratégicos na operação logística, eles servem a propósitos bem diferentes. Além de escolher o sistema que será um diferencial para a empresa, é necessário garantir que seja compatível com outros programas que a empresa já usa.

Aproveitamos para listar as principais diferenças entre as duas ferramentas para deixar claro como funcionam na prática e de que forma beneficiam a empresa.

WMS

  • Atua na automação dos processos de recebimento, alocação armazenagem e expedição dos produtos e insumos em estoque;
  • possibilita a gestão de materiais por meio do acompanhamento de SKUs;
  • permite o controle do estoque de segurança e planejamento do reabastecimento;
  • pode ser usado com ferramenta de gestão nos serviços de VMI ou estoque gerenciado pelo fornecedor;
  • facilita a troca de dados entre o VMS e o ERP adotado pela empresa.

TMS

  • Foca no processo de transportes, desde a coleta da mercadoria até a fase de pagamento pelo serviço de frete;
  • pode ser usado para compartilhar informações sobre o andamento da entrega com os clientes;
  • atua para programar as entregas de acordo com a localização do destinatário;
  • registra dados sobre as dimensões da carga (quantidade, peso, volume, cubagem);
  • favorece a escolha de modais de transporte mais adequados e com melhor custo-benefício.

WMS e TMS: como escolher o sistema ideal?

As ferramentas de WMS e TMS contribuem de forma significativa para a execução das atividades logísticas. Agilidade e produtividade são apenas alguns exemplos de otimizações que podem ser conquistadas pelas empresas que fazem esse investimento.

Devido à sua importância, vamos descrever quais cuidados o gestor deve tomar para implantar a ferramenta ideal na empresa.

Avalie a sua real necessidade

Sabemos que os sistemas mais robustos e, frequentemente, mais caros são atrativos para as empresas que buscam renovar o seu aparato tecnológico. Contudo, é importante valorizar a personalização e compatibilidade com a operação.

Lembre-se: o papel desse sistema é simplificar as rotinas de trabalho. Portanto, busca alternativas que, de fato, atendam às necessidades da equipe e cumpram com as expectativas.

Procure solucionar problemas

Os gestores começam a considerar a aquisição de sistemas integrais quando enfrentam problemas na operação, que assumem grandes proporções. Por exemplo, se as mercadorias perecíveis vencem antes de serem vendidas, há um problema na organização do estoque.

Além de usar o método de avaliação FEFO (First to Expire, First Out), que considera a data de expiração da mercadoria, é possível incluir, também, o apoio de um sistema de gestão. Com maior controle, é possível planejar a reposição de estoque e sinalizar quando o prazo está se aproximando.

Defina o seu orçamento

Sabemos que o aspecto financeiro pode ser uma limitação no momento de investir em tecnologia. Contudo, não podemos deixar esse passo de lado. A primeira etapa é consultar o orçamento da empresa, pois é possível usar os fundos reservados para melhorias.

Se a empresa não dispõe de recursos, há a necessidade de contar com capital externo. Geralmente, esses recursos são obtidos por meio de empréstimos. Porém, devemos ressaltar que é fundamental realizar uma análise da relação custo-benefício para estimar se o retorno previsto compensa os custos.

Por fim, você já sabe como as ferramentas de WMS e TMS podem interagir com a operação. Os benefícios certamente são atrativos e motivam investimentos em tecnologia. Portanto, recomendamos analisar cuidadosamente para formular a melhor estratégia para o negócio.

Você achou esse conteúdo interessante? Então temos uma novidade para você: basta assinar a nossa newsletter para receber artigos inéditos diretamente no seu e-mail.

Deixe um comentário