blockchain

Blockchain na logística: entenda os benefícios e aplicações

Você já ouviu falar no termo “blockchain na logística”? Refere-se ao uso da ferramenta de segurança capaz de criar registros inalteráveis de banco de dados. Embora, à primeira vista, pareça algo benéfico apenas em termos tecnológicos, as vantagens são bem abrangentes.

O fato é que, mesmo sem entender bem o conceito, provavelmente você já ouviu falar sobre o blockchain. A tecnologia ficou famosa quando foi aplicada como principal suporte do bitcoin, moeda virtual. Com o sucesso no mercado financeiro, a ferramenta começou a migrar para outros segmentos.

Mas como funciona o blockchain na logística? Quais são os benefícios reais para o segmento? Visando ajudar você a entender cada detalhe desse assunto, a seguir, abordaremos os principais pontos sobre esse conceito. Continue com a gente e confira!

Como o blockchain é usado na logística

Conforme explicado, o blockchain surgiu como a principal ferramenta de segurança de uma criptomoeda. O objetivo era garantir que todas as transações fossem realizadas com a máxima transparência e sem risco de fraude — e, de fato, essas metas foram alcançadas com o blockchain.

A tecnologia funciona da seguinte forma: dois ou mais computadores compartilham alguns dados, o blockchain criptografa essas informações e impede que os dados já inseridos sejam apagados. A cada nova interação, são criados novos bancos de dados e novas criptografias, transformando a estrutura dentro do sistema em um “bloco de correntes”.

O grande segredo do blockchain é que as transações são validadas sem a participação de intermediários, sendo necessário só a concordância das partes envolvidas.

Esse alto nível de segurança, por sua vez, é também a principal razão para que o blockchain funcione na logística. Como a cadeia de suprimentos envolve diferentes etapas, uma tecnologia capaz de certificar informações importantes se torna um fator fundamental.

Com o blockchain na logística, a sua empresa consegue registrar dados que não podem ser alterados, apenas atualizados, por exemplo:

  • contratos;
  • preços;
  • datas.

Assim, além de oferecer mais segurança em relação às informações, esse diferencial traz maior respaldo para a formalização de novos acordos.

Os benefícios de usar blockchain na logística

Agora que você já conhece o conceito e o funcionamento do blockchain, confira alguns benefícios que a tecnologia traz para a logística.

Operações mais confiáveis

Pode até parecer repetitivo, mas, de fato, o aumento de confiabilidade é a principal característica do blockchain. E na logística não é diferente.

A tecnologia permite acesso direto a todos os envolvidos em determinada transação ou processo, sem nenhum risco de alteração do que já foi realizado. O resultado só pode ser um — operações mais confiáveis!

Tomada de decisão com base em dados e melhoria na negociação entre as companhias

Há algumas décadas, por incrível que pareça, muitas decisões eram tomadas com base em “achismos” ou intuição dos profissionais mais experientes. Logicamente, muitas dessas decisões resultam em prejuízos para as empresas.

Hoje não há mais razão para isso tipo de situação. Uma ferramenta como o blockchain oferece um histórico completo de dados, mostrando tudo o que foi decidido e registrado até aquele momento. Com isso, a decisão a partir da análise de dados se torna natural.

Transparência

Dependendo do tamanho da sua empresa, muitos processos podem ser realizados de forma isolada, sem a participação de outros setores ou gestores. Algumas vezes, isso acontece porque não há um ambiente central que concentra as informações.

O blockchain é capaz de oferecer essa vantagem. Como não há possibilidade de alteração de dados, o compartilhamento se torna de total transparência, impedindo que haja ruídos de comunicação entre os diferentes setores corporativos.

Automatização e desburocratização

Com o blockchain na logística, a informação é clara e direta, excluindo-se a necessidade de confirmação de dados com qualquer outra pessoa. Desse modo, basta que a equipe acesse as informações registradas no blockchain e inicie a análise a partir dali. Ganha-se tempo, diminui-se a burocracia.

Garantia de segurança da informação

Sim. Você já sabe que a segurança é o grande diferencial do blockchain. Mas, em tempos de espionagem industrial e invasões de hackers, ter a garantia de segurança da informação é uma vantagem muito relevante!

Aplicações do blockchain na logística

O blockchain na logística é, de fato, vantajoso. Mas, você deve estar se perguntando como isso se aplica na prática. Confira abaixo alguns exemplos.

Informações nos processos de entrega e rastreamento do fluxo

O setor logístico lida com mercadorias de diferentes características, de alimentos perecíveis a produtos altamente químicos. Todas essas mercadorias, por sua vez, trazem informações que devem ser consideradas por todos os participantes da cadeia logística.

Ao implementar o blockchain como uma tecnologia essencial, você garante que todos terão acesso sem nenhum tipo de alteração. Assim, aumentam-se as chances de o produto chegar ao consumidor final de forma mais segura e conservando suas características originais.

Transações financeiras

Quando falamos de logística, há uma associação comum ao transporte e entrega de mercadorias. Porém, no setor também acontecem diversas transações financeiras, por exemplo:

  • compra e venda de veículos
  • fechamento de contratos
  • contratação de frete

Sendo de cifras altas ou baixas, todo acordo financeiro requer o máximo de cuidado e transparência. Com a utilização do blockchain, as duas partes passam a contar com esses fatores. Mesmo os dados anteriores ao início da negociação continuam registrados e podem ser utilizados para confirmar informações atuais.

Cases com exemplos de aplicações do blockchain

Para acabar com qualquer dúvida sobre a aplicação do blockchain na logística, conheça alguns cases de sucesso de diferentes empresas.

Walmart

A Walmart é a maior rede de supermercados do mundo, e talvez o maior exemplo de sucesso do blockchain na logística. Como grande compradora de matéria-prima e produtos finalizados, ela precisa garantir que todos os seus itens tenham boa procedência. Para isso, ela utiliza o blockchain.

A sua carne de porco, por exemplo, é comprada da China e todo o trajeto é feito através de rastreamento. Cada pedaço tem o seu registro próprio e tudo é acompanhado e validado por meio do blockchain.

BHP Billiton

Fugindo completamente do setor de atuação da Walmart, a BHP Billiton trabalha com mineração em diferentes partes do mundo. E para manter o controle de seus produtos, inclusive diamantes, ela utiliza o blockchain para registrar a movimentação das cargas.

Provenge

Não é só nos processos internos que o blockchain na logística se mostra eficiente. O projeto Provenge, por exemplo, abre as informações registradas no seu blockchain para acesso do seu público.

Assim, qualquer pessoa pode entrar e saber o que a empresa está fazendo em termos de administração ambiental e fabricação sustentável.

Com isso, esses cases só mostram o quanto o blockchain na logística é real e pode ser utilizado para melhorar os processos da sua empresa. Desse modo, tenha em mente que a utilização de dados será algo cada vez mais frequente no mercado, e quanto mais você se preparar, melhor aproveitará esse diferencial tecnológico. Portanto, analise as informações apresentadas e garanta competitividade para a sua marca!

Gostou do artigo? Então assine a nossa newsletter para ficar sempre atualizado com as nossas postagens.

Deixe um comentário