logística de vacinas

Logística de vacinas: como armazenar e transportar corretamente?

Em tempos de corrida contra uma pandemia global, um dos assuntos mais comentados do momento é sobre as especificidades e características de cada um dos imunizantes e, principalmente, um dos desafios para disponibilizar tais medicamentos ao mundo inteiro: a logística de vacinas.

Afinal, cada vez mais imunizantes são aprovados pelos órgãos de saúde do mundo, e laboratórios já se comprometeram a aumentar suas capacidades de produção. Porém, a questão, agora, é como distribuir bilhões de doses ao redor do mundo, obedecendo às exigências e aos cuidados tão específicos durante essa operação.

Para você entender um pouco melhor como funciona a logística de vacinas e os principais diferenciais desse tipo de operação, preparamos um post com dicas e informações úteis sobre esse tema. Sendo assim, sem mais delongas, vamos direto aos pontos. Boa leitura!

Quais são os principais tipos de vacinas e como é a logística de cada um deles?

As vacinas não são uma novidade no setor de saúde e, sem dúvidas, já salvaram vidas e evitaram novas contaminações de inúmeras doenças no mundo inteiro. No entanto, a pandemia da Covid-19 tem apresentado um desafio jamais visto na história da humanidade. Afinal, estamos vivenciando a primeira pandemia global, no qual temos capacidade tecnológica e investimento conjunto para a produção de vacinas em tempo recorde.

Logicamente, isso acarretou uma corrida inédita não apenas para a produção dos imunizantes, como para a definição e distribuição da vacinação ao redor do mundo. Por esse motivo, a logística de vacinas tornou-se o grande desafio dos tempos modernos, pois jamais havíamos vivenciado uma operação tão gigantesca e dinâmica como a atual.

Além disso, deve-se somar o fato de que, pela primeira vez, novos métodos de produção de vacina estão sendo realizados e, consequentemente, requerem outros tipos de cuidados em relação, por exemplo, ao controle térmico do líquido, ao prazo de validade, ao tipo de armazenamento etc.

Antes de vermos todos esses pontos com mais detalhes, a seguir, separamos algumas informações básicas para entender melhor os diferentes tipos de vacinas e suas características. Confira!

Vacinas de microrganismos atenuados

Nesse tipo de vacina, o vírus é enfraquecido em laboratório, não sendo mais capaz de causar a doença em seu estágio grave no organismo humano. Porém, ao ser injetada no corpo, nosso sistema de defesa reconhece o “invasor” e gera uma proteção para contê-lo.

Assim, cria-se uma imunidade natural produzida pelo próprio sistema imunológico, que pode ter variados prazos de eficiência. A vantagem logística dessa vacina é a sua alta capacidade de produção em laboratório e armazenagem em frigoríficos comuns.

Vacinas de vírus inativo

Como o próprio nome sugere, essa vacina é produzida com a presença de microrganismos inativos ou mortos, que não têm mais a capacidade de gerar a doença no organismo, mas que são perceptíveis pelo sistema imunológico humano, gerando uma proteção natural ao serem injetados. São consideradas extremamente seguras e com anos de estudo científico. A vantagem logística também está na produção em massa e na armazenagem em frigoríficos comuns.

Vacinas de RNA

Considerada a principal aposta na imunização contra a Covid-19, a vacina de RNA tem base em uma nova metodologia de criação. Nesse caso, ela não se utiliza do vírus em si, mas da ativação de um neutralizante que gera reações no corpo, provocando, assim, a imunidade do organismo.

Com uma eficiência de alto nível, as vacinas NRA já estão sendo aplicadas em muitos países e prometem revolucionar os planos de imunização daqui para frente. O grande desafio está justamente na complexa operação logística, já que os imunizantes necessitam de uma armazenagem a baixíssimas temperaturas — mais exatamente, abaixo dos 70 ºC.

Quais são e como devem ser transportadas/armazenadas as vacinas contra a Covid-19?

Como bem destacamos no início do texto, as vacinas podem ser elaboradas de diferentes formas e procedimentos, o que, consequentemente, influenciará as composições finais, suas especificidades e os cuidados necessários. Entre eles, vale destacar, por exemplo, o uso de caixas térmicas durante as movimentações, contêineres refrigerados e devidamente monitorados no transporte, a higienização e a desinfecção corretas dos ambientes, os controles de temperaturas, entre outros.

Para conseguirmos exemplificar melhor todas essas necessidades imprescindíveis da logística de vacinas, separamos uma listagem, destacando as principais candidatas para a imunização da atual pandemia. Dessa forma, você consegue visualizar melhor as características dos principais tipos de vacinas e de uma forma mais atualizada e útil às necessidades de hoje. Confira!

Oxford AstraZeneca

É uma das fortes candidatas a controlar a pandemia, utilizada no plano de imunização no Brasil também.

  • tipo de vacina: vetor viral (vírus enfraquecido em laboratório);
  • eficiência: 62 a 95%;
  • logística da vacina: pode ser transportada em caixas térmicas e armazenadas em frigoríficos normais;

Moderna

É uma das apostas inovadoras contra a Covid-19 e que se baseia no sistema RNA de fabricação da vacina.

  • Tipo de vacina: RNA;
  • eficiência: 95%;
  • logística da vacina: precisa ser transportada e armazenada em -20 ºC e em prazos menores do que 6 meses.

Pfizer BioNtec

Este é outro tipo de imunizante de alta eficiência, desenvolvido em parceria entre laboratórios americanos e alemães, mas que requer uma logística de vacinas extremamente complexa.

  • Tipo de vacina: RNA;
  • eficiência: 95%;
  • logística da vacina: precisa ser transportada e armazenada em -70 ºC.

Sputinik V

Considerada uma das primeiras a serem aprovadas, a vacina russa se destaca pela alta eficiência e facilidade logística.

  • Tipo de vacina: vetor viral;
  • eficiência: 92%;
  • logística da vacina: pode ser transportada e armazenada em frigoríficos comuns.

Coronavac

A principal aposta do Brasil até o momento, a vacina chinesa foi aprovada dentro dos limites de segurança aceitos pela ANVISA e tem grandes vantagens quanto ao transporte e à armazenagem.

  • Tipo de vacina: vírus inativado;
  • eficiência: 50 a 100%;
  • logística da vacina: tem alta capacidade produtiva e pode ser transportada e armazenada em frigoríficos comuns.

Quais são as consequências de transporte e armazenagem inadequados de vacinas?

Para finalizar, mesmo que sua empresa tenha capacidade operacional para distribuir essas vacinas, os cuidados devem ser redobrados, visto a complexidade das operações. Portanto, definir um planejamento prévio, deter-se de expertise e tecnologias adequadas são fatores essenciais para se trabalhar a logística de vacinas de forma eficiente e sem riscos.

Afinal, qualquer falha ou descumprimento dessas detalhadas exigências pode colocar em risco a eficiência dos imunizantes e gerar prejuízos incalculáveis, tanto para a empresa, como para a saúde pública. Sendo assim, opte por operadores logísticos devidamente capacitados e com infraestrutura adequada para realizar o transporte de vacinas.

Enfim, essas são algumas dicas e informações úteis sobre a logística de vacinas e como essa operação se tornou um desafio global, fazendo com que empresas e operadores revissem seus processos, investissem em equipamentos e tecnologias e planejassem o futuro do transporte e da armazenagem de mercadorias especiais daqui para frente.

Curtiu? Quer ficar por dentro de outras dicas sobre operações logísticas complexas? Então, siga nossa página do Facebook e acompanhe as próximas publicações. Até lá!

Deixe um comentário