setor automotivo

Entenda como é a logística do setor automotivo

O setor automotivo é um dos principais a movimentar a economia brasileira e gerar empregos. Além disso, o produto comercializado é de alto valor agregado e possui uma série de fornecedores na cadeia produtiva. Nesse sentido, a logística é fundamental para um processo eficiente que possibilita a distribuição correta dos veículos.

Contudo, uma logística falha pode gerar uma série de problemas para o setor. Pensando nisso, neste conteúdo, vamos conferir o impacto da logística no setor automotivo, como ela funciona, os benefícios de investir na logística automotiva e as ferramentas para gestores logísticos do segmento.

Continue com a gente para conferir e tenha uma ótima leitura.

Qual é o impacto da logística no setor automotivo

Todo o fluxo produtivo de um veículo é cercado pelos processos logísticos, seja na entrega das partes e peças para montagem, seja no armazenamento e na movimentação durante o processo produtivo e após. Por isso, contar com uma logística especializada é indispensável, visto que ela é capaz de promover a redução de custos logísticos e otimizar processos.

Tendo em mente o dinamismo exigido na construção dos veículos, manter a excelência é uma obrigatoriedade para todos os envolvidos, considerando que qualquer mudança em algum ponto da cadeia logística pode gerar impactos consideráveis.

Como funciona a logística no setor automotivo?

Na logística automotiva, é possível observar uma grande divisão do trabalho, aliando a mão de obra qualificada com robustos recursos tecnológicos que trabalham de modo a agilizar o fluxo de produção, pois a importância da logística no setor automotivo vai muito além de escoar o produto acabado para o mercado. Ela também é indispensável no processo produtivo, o que possibilita manter um estoque enxuto o cumprimento do plano de produção.

Para o bom funcionamento da logística no segmento, é necessário conhecer muito bem a cadeia de suprimentos e particularidades do setor. Além disso, é preciso lidar com prazos apertados, trabalho sob demanda e risco de paralisação na produção, caso os insumos não cheguem no prazo adequado. Isso causaria sérias consequências financeiras não somente para o departamento, mas para toda a empresa.

Quais são os benefícios de investir em logística no setor automotivo?

Uma boa logística é capaz de gerar uma série de benefícios ao setor automotivo e à boa parte deles diretamente relacionada à logística colaborativa. Se você gostaria de conferir quais são as reais vantagens da logística, então continue com a gente. A seguir, falaremos sobre vantagens que podem gerar impactos positivos para todos os envolvidos na cadeia de suprimentos. Confira!

Redução de custos

A redução de custos é um dos principais objetivos dos gestores que têm como necessidade promover uma otimização de recursos financeiros nas empresas. Este benefício pode ser aproveitado pelas empresas quando passam a observar alguns fatores relevantes para o negócio, como:

●      ter boa localização;

●      fazer o uso de rotas estratégicas;

●      fechar contratos com prestadores de serviços logísticos;

●      reduzir o estoque de peças por ser estoque de algo valor agregado (Estoque Just in time)

●      contar com o auxílio de um software de gestão que contribua para a otimização de processos e maior produtividade.

Assim, é possível que, ainda no curto prazo, melhorias sejam observadas por meio do aumento do volume de materiais liberados em menor tempo, além da dedução do custo por hora de trabalho.

Melhor utilização dos recursos

Aqui vai um benefício valioso para os negócios. Quando falamos da melhor utilização de recursos, é preciso compreender que esse conceito é mais amplo do que se imagina, visto que ele se estende a recursos financeiros, tecnológicos, humanos e materiais. Logo, a melhor utilização de recursos contribui para potencializar ainda mais o benefício da redução de custos. Ótimo, não?

Boa comunicação entre os fornecedores

Uma boa comunicação com fornecedores é fundamental, pois ela pode evitar falhas que geram custos e prejuízos. Não à toa, esse item aparece em nossa relação de benefícios da logística no setor automotivo. Mas esse benefício é fruto da união da logística com uma boa gestão, o que exige a adoção de boas práticas para o planejamento logístico.

Cumprimento dos prazos

Quando existe a possibilidade de um prazo não ser atendido no setor automobilístico, surge uma das maiores preocupações dos envolvidos no fluxo de montagem: a paralisação da produção. Por isso, de forma bem orquestrada, é certo que os prazos do setor automobilístico sejam perfeitamente atendidos para evitar problemas seríssimos na cadeia de suprimentos.

Quando a produção para, a mão de obra humana fica ociosa, o maquinário consome energia de manutenção que não é aproveitada na linha de montagem. Então, aqui percebemos que o cumprimento de prazos alcançado graças à logística evita prejuízos.

Segurança na distribuição do produto final

Aqui, neste benefício, tratar do termo “segurança” é atribuir a ele o significado da certeza. Essa certeza garante que os envolvidos nos processos logísticos possam sempre ter a atenção voltada para onde interessa, que nada mais é que a etapa onde cada um está inserido.

Nesse sentido, é garantido que o escoamento de produtos ocorrerá de maneira consistente e eficaz, o que é necessário, visto que distribuir veículos em um país de dimensões continentais como o Brasil é uma missão para especialistas.

Aumento da lucratividade

Agora, para concluir nossa relação de benefícios, chegamos ao aumento da lucratividade. É claro que percebemos que a redução de custos, primeira vantagem que mostramos aqui, é um grande responsável por possibilitar isso. Porém, é importante ressaltar que todos os benefícios que tratamos aqui possuem, de certa forma, relevante responsabilidade sobre o aumento da lucratividade.

Quais são as ferramentas logísticas para o setor automotivo?

Quando pensamos em tecnologia no setor automotivo, é preciso ir além dos grandes maquinários presentes nas linhas de produção. Aqui, é fundamental entendermos que a utilização de softwares para uma eficiência logística também é indispensável no setor automotivo.

Por meio do seu controle, é possível que, com o uso de diferentes módulos, a ferramenta realize o monitoramento dos produtos, execute o planejamento de automação, promova atendimento 24 horas, consiga gerir a terceirização logística, aplique Business Intelligence (BI), entre outros.

A logística é necessária para a movimentação de qualquer setor da economia e, por isso, não pode ser deixada de lado no mercado automobilístico.

Como vimos aqui, a logística é capaz de promover uma série de benefícios para o segmento. Além disso, percebemos a importância da logística e, em adição, conferimos seus impactos e como funciona no setor automotivo.

Gostou do nosso conteúdo? Então aproveite e compartilhe-o em suas redes sociais.

Deixe um comentário